Veja como escolher a paleta de cores para renovar a decoração e como aproveitar mais os tons escuros dos móveis de fibra sintética!

Definir a paleta de cores da sua casa é o primeiro passo para uma decoração personalizada. Mas isso não precisa ser tarefa apenas de profissionais, com algumas dicas qualquer pessoa pode definir os tons para renovar o visual do lar.

Uma das principais dúvidas costuma ser sobre a luminosidade da paleta de cores. Afinal, muita gente evita colocar tons escuros com medo de deixar o décor pesado.

A verdade é que é uma pena não aproveitar todas as possibilidades estéticas proporcionadas pela grande variedade de cores oferecida pelas fibras sintéticas.

Por isso, hoje nós vamos mostrar as vantagens e desvantagens da paleta clara e da escura e como escolher de acordo com a sua personalidade sincronizando as cores.

Pronto para começar?

Vantagens e desvantagens da paleta de cores claras e escuras

Um dos pontos mais importantes da decoração é que ela seja personalizada, elaborada de acordo com o seu gosto pessoal. Ela deve refletir as preferências de quem mora na casa e não ser baseada apenas em tendências e modismos.

Lembre-se que é você que vai conviver todos os dias com as suas escolhas, não a visita que vai lá de vez em quando. Por isso, não há regras rígidas em decoração, mas truques que colaboram para a harmonização do ambiente.

A paleta de cores clara costuma ser mais usada, até por ser considerada mais fácil de combinar, além de mais leve e neutra. Mas isso não significa que ambas não tenham vantagens e desvantagens.

  • Paleta clara

É mais usada principalmente em ambientes compactos porque dão a sensação de amplitude. Como refletem mais a luz, clareando os espaços, as cores claras devem ser mais usadas em locais que não recebam muita luminosidade natural. Por outro lado, remetem à tranquilidade e ao relaxamento, sendo especialmente indicadas para quartos e locais de descanso.

Por outro lado, podem deixar a decoração monótona. Se não for bem elaborada fica comum e com pouca personalidade.

  • Paleta escura

A paleta de cores escura confere mais personalidade ao ambiente e dão mais sensação de acolhimento, principalmente aos espaços mais amplos.

Além disso, tons de chumbo, azul, bordô e, é claro, o clássico preto dão um toque de modernidade e ousadia à decoração.

Por outro lado, você pode usar os tons mais escuros para “aquecer” o ambiente, principalmente em locais de temperatura mais baixa ou com muitos elementos frios na decoração.

Assim, móveis de fibra sintética nas cores ferrugem e verde musgo, por exemplo, tornam os espaços mais acolhedores e diferenciados.

A desvantagens dos tons escuros é que podem deixar a decoração muito séria, por isso a dica é usar sempre cores complementares ou análogas no círculo cromático sobre uma base neutra clara.

Quais os ambientes que ficam melhor com tons escuros?

A paleta de cores claras pode ser usada em qualquer espaço, mas quando o assunto é a paleta escura, é preciso um pouco mais de cuidado.

O ideal é evitar usá-la em ambientes muito pequenos, para não dar uma sensação claustrofóbica. Nesse caso, a dica é usar uma fibra sintética mais escura em um móvel menor, como a banqueta Nápoles toda preta, um seat garden vinho dark ou uma mesa lateral Pequim verde.

Alguns espaços ficam melhores do que outros com decoração em tons escuros. Áreas de lazer amplas podem ser usadas sem medo, criando um contraste bonito com as plantas e a água da piscina, por exemplo.

No entanto, alguns cômodos precisam passar a sensação de acolhimento que só os tons mais fechados proporcionam. É o caso do home theater, um espaço onde o conforto e o aconchego são essenciais para entrar no clima do filme ou do show. É o caso oposto de um home office, que deve ser claro para manter o foco e a disposição para o trabalho.

Nos quartos, a dica é usar tons neutros não cansativos, como camurça, marrom e bordô. Mas nada impede usar tons mais ousados em alguns detalhes – ou na pintura dos pés.

Já nas áreas sociais, como um espaço gourmet, as cores quentes são bastante indicadas. Móveis em vermelho e ferrugem, por exemplo, são ótimas opções para as mesas com tampo de madeira, como a Canadá.

Crie um equilíbrio personalizado

As cores escuras demonstram elegância e sobriedade, sendo psicologicamente estimulantes e dinâmicas. Quando bem utilizadas, fazem com que os objetos pareçam maiores e mais densos, dão a sensação de movimento e excitação.

Mas é preciso cuidado para o ambiente não ficar sombrio. Em locais em que o piso ou as paredes já são muito escuros, por exemplo, a dica é alternar com tons mais suaves em móveis e tecidos.

O truque é evitar cores fortes juntas, apostando na composição de tons. Escolha uma e varie seus tons mais claros com os mais escuros, obtendo um ambiente mais sofisticado.

E essa é mais uma das vantagens dos móveis de fibra sintética: a grande variedade de cores, não só da fibra em si, mas também do acabamento em pintura eletrostática.

Na Villa Rattan é possível personalizar o móvel praticamente inteiro, escolhendo cada cor e fazendo a combinação que mais gostar.

Cada móvel é exclusivo, porque ele só será produzido depois do seu pedido fechado com todas as especificações que fizer na hora da compra.

Assim você tem a combinação que escolher, podendo criar ambientes totalmente personalizados.

E então, gostou das dicas de hoje? Aproveite então para descobrir como comprar online e adorar o resultado transformando o décor da sua casa!