Descubra agora como decorar a área externa com os móveis certos para valorizar seu investimento e cada cantinho da área de lazer!

Seja na hora de construir ou reformar, o momento de definir a decoração da área externa é sempre um prazer à parte. Decidir seu estilo, escolher as cores, a disposição dos ambientes e os móveis, e ver tudo tomando forma conforme seus sonhos é maravilhoso.

É claro que harmonizar a área de lazer e os ambientes internos é fundamental para criar uma unidade estética, mas há certas características que são praticamente obrigatórias para os móveis para área externa.

Unir funcionalidade, praticidade, facilidade de limpeza, qualidade, design, beleza, leveza e conforto não é lá uma tarefa muito fácil – a não ser que você opte por móveis de luxo em fibra sintética.

Por isso a Villa Rattan decidiu hoje separar 8 dicas para você escolher seus móveis em ambientes externos, entre área gourmet, sala de TV, cantinho da churrasqueira, piscina ou qualquer outro ambiente para decorar com requinte e bom gosto.

1 – Escolha do material do móvel para área externa é fundamental

Os móveis para área externa precisam ser de material resistente às intempéries. Isso significa que ele não deve deformar ou desbotar com a exposição ao sol, chuva, umidade, ventos fortes ou água com cloro da piscina, por exemplo.

Móveis de madeira, por exemplo, precisam passar por um tratamento de proteção, que terá um grau maior ou menor de eficiência dependendo da qualidade da madeira e do tipo de tratamento.

Também precisam de manutenção regular, a cada seis meses ou um ano, dependendo do uso e do nível de exposição.

Isso acontece porque toda e qualquer madeira acaba apodrecendo com a umidade constante, o que não fazem do material o mais indicado para áreas descobertas.

Os móveis de estrutura de alumínio com fibra sintética são os mais indicados, porque são muito duráveis e resistentes, próprios para áreas de lazer e a vida ao ar livre.

A Villa Rattan também oferece móveis de alumínio com madeira e de madeira com fibra sintética, mas não indica sua exposição às intempéries. Nesse caso, a melhor indicação é para espaços cobertos, com varandas, áreas gourmets e pergolados de estar, entre outros.

Alguns exemplos são as banquetas para balcões, mesas de refeições ou de apoio com tampos de peroba rosa de demolição.

2 – Tecidos devem ser resistentes à água

É muito importante que os tecidos dos estofamentos sejam resistentes à água, como o tecido náutico. O material impermeável reveste almofadas e assentos, as chamadas tapeçarias dos móveis para áreas externas.

Além disso, são oferecidos em diversas cores e padrões, combinando perfeitamente com as fibras sintéticas. É o caso, por exemplo, da cadeira Ilha Bela com fibra sintética em cordão torcido, estrutura de alumínio e tapeçaria em tecido náutico com dez cores à sua escolha.

3 – Opte por móveis fáceis de limpar

Limpeza fácil significa praticidade, por isso não adianta escolher um móvel para área externa que logo fique com jeito de velho porque a sujeira não sai.

Por isso, na hora da escolha esse é um critério importante. Na limpeza diária, use apenas um espanador ou pano limpo para remover o excesso de pó.

Para uma limpeza mais profunda, basta uma mangueira de jardim, sabão neutro e uma escova de cerdas macias para limpar a fibra sintética e o tecido náutico, por exemplo.

Evite apenas usar materiais abrasivos ou alcalinos, como água sanitária, cloro, removedores, solventes ou diluentes.

4 – Móveis devem ser funcionais e traduzir seu estilo

A área externa deve ser bonita, mas principalmente funcional – assim como o seu mobiliário.

Invista na variedade de móveis que podem oferecer conforto e serem úteis, como mesas laterais para apoiar bolsas e bebidas, mesas redondas protegidas por ombrelone para um bate-papo com petiscos, mesas retangulares para refeições mais fartas na área gourmet, e os coringas seat garden que funcionam como assentos extras e também como apoio.

Em meio à diversão, sempre há tempo para um descanso mais prolongado, então não esqueça de colocar espreguiçadeiras e uma chaise redonda, por exemplo, diversificando as opções, seja na piscina, seja no estar.

Mas nada de abrir mão do seu estilo: procure móveis para a área de lazer que traduzam sua forma de viver e ver o mundo, harmonizando com o restante da casa.

5 – Fique atento às tendências

Para ter uma casa moderna, contemporânea e dentro do seu estilo, basta ficar atento às tendências. Uma das mais fortes hoje são os móveis artesanais e os materiais entrelaçados, cuja textura passam a sensação de movimento e volume.

As fibras sintéticas, por exemplo, oferecem uma grande variedade de tramas, entre as balaiadas finas ou grossas, trama vazada, corda ou tricô náutico, DNA, losango, etc.

Por outro lado, as tramas das fibras sintéticas oferecem um ar descolado e informal mas ao mesmo tempo elegante que é a grande tendência para a área externa.

6 – Saiba combinar as cores

As cores são muito importantes na área externa, já que influenciam o humor das pessoas. Procure sempre seguir os tons da decoração do restante da casa, mas cuidado para não cair na monotonia com excesso de neutros.

Procure equilibrar uma base neutra com peças coloridas, aproveitando toda a versatilidade oferecida pelas fibras sintéticas.

Para quem não tem medo de errar, a dica é criar uma área de lazer seguindo a tendência da cor de 2021 em tons de azul e branco, reforçando um certo ar praiano ou náutico na área externa.

7 – Cuidado para não errar no tamanho dos móveis

Para deixar o ambiente bonito e harmonioso é preciso escolher móveis proporcionais ao espaço disponível na área externa.

Móveis grandes demais vão fazer com que o local pareça ainda menor, por isso se a área de lazer ou varanda é pequena, opte por peças menores, que aproveitem melhor o espaço de forma estratégica.

8 – Pense sempre na função do espaço

Geralmente uma área externa é formada por dois ou mais espaços funcionais: piscina com cantinho da churrasqueira, pergolado de madeira com área gourmet e sala de TV, hidro-spa com home bar, varanda da fachada com estar, por exemplo.

Escolha os móveis de acordo com cada ambiente, de forma a proporcionar experiências diferentes em cada espaço, valorizando a área de lazer como um todo.

Quer conhecer mais ambientes decorados para inspirar a decoração da área externa? Acompanhe as últimas novidades da Villa Rattan pelo Instagram e continue recebendo novidades toda semana pelo nosso Blog!

Deixe uma resposta