Seja sozinho ou juntando escovas de dentes, a primeira casa a gente nunca esquece. Tem aquele gostinho de liberdade e de sonho realizado. Mas seja por inexperiência ou por ansiedade, decorar a primeira casa nem sempre é fácil.

Claro que tem aquela vontade imensa de ter um pedacinho da gente em cada canto. E às vezes é justamente isso que não funciona: a pressa em ver tudo pronto e de juntar um monte de coisas que nos representam, mas não conversam entre si. E aí o resultado pode acabar ficando cansativo e decepcionante, além de pouco funcional.

Muita gente também não sabe, por exemplo, que hoje os móveis de fibra sintética decoram a casa inteira, não só as áreas externas. E que além da resistência às intempéries, ainda podem ser personalizados – exatamente do seu jeitinho, com muitas combinações de cores à sua escolha.

Então veja algumas dicas de decoração para deixar todo esse processo muito mais gostoso e com o resultado que você espera!

 

1 – Colocar ou não cor nas paredes ao decorar a primeira casa?

Colocar cores nas paredes é um recurso bem bacana para quem quer decorar a primeira casa cheia de personalidade. Para quem gosta da decoração minimalista, os tons neutros são ideais.

Off white, gelo, palha e café com leite são os tons mais usados. São perfeitos também para quem gosta de móveis coloridos, como uma poltrona Califórnia verde ou um seat garden vermelho, por exemplo.

Mas experimentar cores em pelo menos uma parede também é uma ótima ideia, ainda mais com móveis neutros, como um sofá Canadá camurça. É uma forma fácil de eliminar a sensação de lar vazio – e se não gostar, é só pintar de novo.

 

2 – Defina prioridades na decoração

Você não precisa e não deve fazer tudo de uma vez, então defina prioridades. O que você mais precisa de imediato para decorar a primeira casa? Móveis para o quarto, claro, e a sala para receber seus amigos.

Mas dependendo do tamanho, uma chaise redonda e uma poltrona suspensa com seat garden ou puffs espalhados podem ser uma ótima escolha.

Você não precisa ter muitas coisas, mas móveis que ofereçam o conforto que você precisa e a beleza que você quer.

Não esqueça, decorar aos poucos só traz vantagens: enquanto você pesquisa com calma, vai amadurecendo suas ideias e conhecendo novas possibilidades.

 

3 – Compre uma peça que goste muito em primeiro lugar

Se apaixonou por um móvel? O sofá Sevilha, por exemplo, é puro conforto e estilo. Não consegue imaginar mais sua sala sem a poltrona Athenas? Não tem problema.

Não compre por impulso, mas uma boa dica de decoração é adquirir uma peça que goste muito em primeiro lugar e depois ir fazendo as demais aquisições ao redor dela.

 

4 – Escolha móveis de qualidade

Beleza é importante, assim como o conforto, mas cuidado para não comprar gato por lebre. Geralmente é melhor gastar um pouco mais em uma peça durável do que em itens mal duram dois anos.

Confira o material com que são produzidos, a opinião de quem já comprou, a nota no Reclame Aqui e o tempo de garantia de fábrica, por exemplo. Faça valer o seu investimento com peças bonitas e resistentes.

Só para ter uma ideia, os móveis de fibra sintética da Villa Rattan têm 10 anos de garantia. Quem confia no que fabrica não tem medo de garantir o que produz.

 

5 – Pense na funcionalidade do mobiliário

Móveis que duram evitam o desperdício e valorizam o seu investimento. Mas outra grande tendência da decoração moderna é a funcionalidade. Então imagine móveis que podem estar em qualquer cômodo, a qualquer hora, dependendo apenas da situação.

Os móveis de fibra sintética são assim. Como resistem ao sol e à chuva, podem ficar tanto em áreas molhadas como secas. Podem estar na sala, mas também na varanda, na área de lazer, na cozinha ou mesmo no quarto.

Então não vai ter problema se sair e esquecer aquela janela aberta e chover, porque ele vai continuar novo. Além disso, são fáceis de limpar. Basta sabão neutro e água corrente e rapidamente você elimina todos os traços daquele amigo desastrado.

 

6 – Varie texturas e tramas

Poucas variações de texturas e tramas deixam os ambientes monótonos e cansativos. O mix de materiais está em alta, assim como a variação de tons e cores.

Tampos de madeira de demolição em móveis de alumínio e/ou fibra sintética enobrecem a decoração e criam pontos de interesse. É o caso da mesa lateral Estaiada ou da Dallas, com pátina ferrugem.

 

7 – Personalize a decoração sempre que puder

Muito do que você comprar ao decorar a primeira casa pode acompanhar você para o resto da vida. Quando você escolhe móveis personalizados, de qualidade, as peças se tornam parte de uma decoração afetiva, que você tem prazer em manter por todos os seus lares dali em diante.

Na Villa Rattan você decide a cor da fibra, da pintura eletrostática e do tecido náutico, e cada móvel só é produzido após o fechamento da compra. Ou seja, você já começa a decorar sua casa com móveis exclusivos, feitos para você e do jeito que você decidir.

Quer mais inspiração para seu primeiro lar? Descubra o que é must have, as peças de decoração que não podem faltar na sua casa!