Veja como transformar sua varanda ou rooftop de forma simples e prática, mas muito charmosa e sofisticada!

O ano de 2020 promoveu mudanças profundas e permanentes na relação com a casa, com todo um ressignificado de conforto e valorização dos espaços. Assim, a decoração também está se transformando, principalmente nas áreas externas, que se tornou o coração da casa.

Nesse cenário, cada vez mais vemos o desapego às coisas supérfluas, a valorização pela qualidade e os trabalhos artesanais. Nunca os materiais duradouros tiveram tanta importância, alinhados com uma sensação de longevidade, sustentabilidade e fim do desperdício e do consumo pelo consumo.

Nos centros urbanos, varandas e rooftops elevaram seus status. A pandemia mostrou a importância de um pedaço de céu aberto sobre nossas cabeças, ressaltou a sensação gostosa de respirar ar livre e de se sentir seguro e confortável dentro da própria casa.

Veja como pode ser fácil ressignificar esses espaços com ideias simples, mas sofisticadas, e transformar varandas e rooftops naquele cantinho especial da casa que você sempre quis ter.

1 – Aposte em uma decoração que valorize a conexão com a natureza

A conexão com a natureza é uma das principais bases da decoração hoje, principalmente para áreas de lazer e áreas externas em geral.

As plantas tornam o ambiente mais acolhedor, oferecem sombra fresquinha, ajudam a regular a temperatura ambiente, colaboram para a purificação do ar e algumas até ajudam a espantar insetos.

No entanto, a escolha do vaso certo é fundamental para tornar sua decoração mais bonita e sofisticada, além de também mais prática. Além de observar o modelo mais adequado a cada espécie, opte por itens belos e duráveis, como os vasos vietnamitas.

Recordistas em durabilidade, raramente racham e ainda podem ser utilizados como fontes e lareiras ecológicas. Isso, é claro, além de serem famosos no mundo inteiro por sua beleza inigualável.

2 – Use uma iluminação estratégica

Procure aproveitar ao máximo a luz natural do dia, mas é muito importante ter uma iluminação estratégica para aproveitar a varanda ou o rooftop também à noite.

Priorize a iluminação indireta e amarelada, que é mais confortável aos olhos, cria um clima cênico e induz ao relaxamento. Use os focos de luz para realçar elementos, como vasos de plantas, obras de arte e os móveis outdoor.

3 – Cores deixam o ambiente mais alegre e descontraído

Mesmo quem prefere uma decoração mais discreta, baseada em tons neutros, deve usar as cores para dar um toque de descontração e alegria na área externa.

Os móveis de fibra sintética, por exemplo, oferecem uma grande variedade de cores, tanto na fibra em si (ou corda ou tricô náutico), quanto no acabamento em pintura eletrostática.

Para não ficar cansativo, siga duas regras básicas:

4 – Tenha uma lareira ecológica para os dias frios

As lareiras são um charme em qualquer ambiente e em qualquer tipo de decoração. Os rooftops, até por causa da altura, tendem a ter um clima mais ameno no verão, mas também merecem ser muito utilizados no inverno.

Para não abrir mão do espaço e ainda criar um clima mais aconchegante, invista nas lareiras ecológicas ou nos chamados fogos de chão. Os vasos vietnamitas são uma opção elegante e sofisticada, mas há vários modelos que se adequam aos mais variados projetos de forma totalmente sustentável.

5 – Crie um ambiente de relaxamento para qualquer hora do dia

Independentemente do tamanho, é muito importante criar um cantinho para relaxar a qualquer hora. É aquele momento em que você chega cansado do trabalho, encerra o home office ou acaba de perceber que tudo o que precisa é de sossego.

Para varandas e sacadas pequenas, uma ótima opção são as redes de balanço, que cabem em qualquer cantinho e podem ser removidas e guardadas. Se o espaço for mais reduzido, as poltronas suspensas são a solução ideal.

Já para quem tem mais espaço, a ideia é apostar nas espreguiçadeiras. A Moçambique, por exemplo, oferece várias posições para você ler, pegar sol, ler um bom livro, observar as estrelas ou apenas dar um cochilo gostoso.

Outra ideia super charmosa e que já se tornou um must have da decoração é a chaise redonda

A queridinha dos designers é puro conforto e beleza e ainda pode ser usada na área externa ou mesmo na sala de estar, criando um diferencial de decoração.

6 – Cantinho gourmet

O cantinho gourmet não pode faltar para quem quer uma decoração simples, mas sofisticada, e que ofereça todo o conforto possível.

Banquetas sempre dão um ar diferenciado ao espaço, caracterizando o ambiente. Escolha modelos confortáveis e que valorizem a decoração.

As de estrutura em madeira, como a Villy, que tem pés conificados, devem ficar em áreas cobertas e com pouca ou nenhuma umidade, assim como a Bari, com estrutura em ferro e pegada industrial.

Já se a ideia for deixar totalmente ao ar livre, o ideal são os modelos totalmente produzidos em fibra sintética e alumínio, como a Mali.

7 – Invista em móveis artesanais próprios para a área externa

Por fim, independentemente do seu estilo de decoração, é muito importante investir nos móveis certos para a área externa. Os móveis artesanais estão em alta, refletindo o cuidado com que cada peça é produzida manualmente, o que a torna única.

Na Villa Rattan, por exemplo, cada móvel só é produzido após a encomenda do cliente, de acordo com as especificações que foram determinadas na hora da compra.

Por outro lado, não basta ser artesanal, é preciso ter qualidade comprovada e material resistente às intempéries. A fibra sintética e a estrutura de alumínio com pintura eletrostática são 100% resistentes ao sol e à chuva – e ainda têm garantia de 3 anos pela Villa Rattan.

Já as peças em tricô náutico e corda náutica são totalmente resistentes à chuva e à umidade, mas devem pegar no máximo 3 horas de sol por dia para manterem suas características intactas.

Então, gostou das nossas dicas de decoração de hoje? Aproveite para conhecer 6 tendências em decoração que devem ficar para trás em 2021 e confira muitas outras novidades no Instagram da Villa Rattan!