Investir no seu home office é investir no seu futuro. Veja como ter um ambiente que incentive a sua produtividade com muito charme!

A quarentena do coronavírus acelerou uma tendência que já vinha cada vez mais forte: o home office. Para muitos, no entanto, o trabalho remoto é um desafio, assim como conseguir o espaço perfeito, que seja confortável, produtivo e inspirador.

Pesquisa realizada pelo setor de Marketing e Inteligência de Negócios Digitais da Fundação Getúlio Vargas (FVG) prevê um crescimento de 30% do home office no Brasil após a pandemia.

No entanto, ao contrário do que muitos pensam, não bastam mesa, cadeira e computador. O home office deve ser um espaço que incentive a produtividade.

Afinal, ao contrário dos espaços corporativos, em casa o profissional tem a chance de montar sua área de trabalho com tudo o que mais gosta e faz bem à mente e ao corpo.

Veja essas dicas de como montar o home office ideal: charmoso, saudável e produtivo!

Móveis têm papel fundamental para a produtividade no home office

 

No susto de passar do trabalho alocado para o home office, qualquer mesa e cadeira servem para abrigar o computador. No entanto, o ideal é ir ajustando o espaço às suas necessidades e gostos. Investir no seu bem-estar na hora do trabalho é fundamental para melhorar a qualidade da produção.

O estilo do home office deve estar em harmonia com o restante da casa. Mas nada impede que você monte seu cantinho da forma que mais gosta. Escolha móveis que passeiem bem por todos os estilos, como os artesanais.

O conforto é fundamental. Observe a altura certa da mesa: de acordo com os especialistas ele deve ser de 70 cm a 75 cm. Essa é a distância em que as cadeiras, sem regulagem, melhor se encaixam.

Opte por poltronas ou cadeiras confortáveis, mas que não incentivem o descanso em excesso. A ideia é o bem-estar sem sonolência. Deixe o relaxamento para os móveis para piscina e as horas de lazer na área externa.

Você passará muitas horas em seu home office, por isso, além de confortáveis, os móveis devem ser resistentes e fáceis de limpar. Uma boa dica são os móveis de fibra sintética.

A manutenção é bastante simples, são bastante resistentes e muito bonitos, sendo encontrados em diversos modelos, materiais, tramas e cores.

Plantas ajudam a tornar o ambiente mais aconchegante

 

Várias pesquisas apontam um aumento entre 7% e 15% na produtividade nos ambientes de trabalho com plantas. E não é achismo.

Pesquisa da Universidade de Exeter, (Reino Unido), encontrou provas científicas de que as plantas no escritório podem reduzir o estresse e aumentar a produtividade.

Outro estudo, dessa vez da Universidade do Texas (EUA), mostrou que as plantas têm grande efeito sobre a felicidade dos trabalhadores.

Até a NASA compartilha da ideia. Segundo pesquisa da agência espacial americana, as plantas podem remover até 87% das toxinas aéreas de locais fechados em apenas 24 horas, tornando o ambiente do home office mais saudável. Isso só para citar algumas fontes.

Além de tudo isso, o verde também deixa o home office muito mais bonito e agradável, ajudando a valorizar os móveis. O ideal são as plantas de meia sombra. Algumas das mais indicadas são cactos, suculentas, plantas aéreas, babosa, espada-de-são-jorge, bambu e fico.

Espalhe tapetes e acessórios que você gosta

 

Estar no seu ambiente é uma grande vantagem do home office. Tudo pode ser arrumado do seu jeito – e a proximidade com as coisas que você gosta só ajuda a melhorar a produtividade e a criatividade no trabalho.

Uma boa dica para aumentar a sensação de conforto é a colocação de tapetes, principalmente nas estações frias. Assim você pode até deixar o calçado longe e descansar os pés sem choque de temperatura.

Da mesma forma, os acessórios também são importantes. Cerque-se do que te faz bem: retratos de pessoas queridas, seus livros preferidos, lembranças de viagens, pequenos presentes de quem você gosta. Esses elementos ajudarão a afastar o estresse do trabalho.

Outra dica é personalizar seu ambiente com uma peça que deixe o home office especial, como os móveis de pés cônicos. O design icônico dá muito mais charme a qualquer ambiente.

Crie um ambiente de relaxamento

Nem todo mundo tem espaço para ter um escritório exclusivo dentro de casa. Entretanto, mesmo para quem está trabalhando no sofá por causa da quarentena, é preciso criar um ambiente exclusivo para relaxamento.

Isso significa que, lá naquele lugar, você não vai abrir o computador em nenhuma hora para trabalhar. Pode ser um cantinho da sala, a sacada do apartamento ou até mesmo a outra ponta do sofá. Será o cantinho do descanso.

Já que tem o privilégio de ter um home office exclusivo pode pensar em alternativas mais ousadas. A ideia é colocar uma poltrona bem confortável ou um sofá exclusivo para não fazer nada que tenha a ver com trabalho.

Nesses “cantinhos”, faça pequenos intervalos de 10 minutos a cada 40 minutos de concentração continua. Isso fará com que seu cérebro se regenere e não diminui em nada a qualidade da sua produção. Muito pelo contrário, o ajudará a manter o foco e aumentar sua produtividade.

Iluminação também interfere na produtividade

A iluminação também tem grande influência na produtividade e no conforto do home office. Ela deve ser uniforme, não ofuscante. Por outro lado, como ninguém faz apenas uma atividade o tempo todo, o ideal é criar alternativas.

Luminárias de LED sobre a mesa com foco direto e indireto (luz para baixo e para cima), com acionamentos separados oferece flexibilidade de uso.

O tom da lâmpada também é importante. De um modo geral, ela deve ficar em torno 4000K, que é o equivalente ao branco neutro. Essa tonalidade ajuda na concentração sem tornar o ambiente muito frio.

O branco morno deve ficar resguardado para as áreas sociais e de lazer, porque induzem ao relaxamento. Já o branco frio, a locais que precisam de muita atenção, como estabelecimentos comerciais. Em casa, deve ser usado apenas em áreas de serviço ou cozinha.

Lembre-se que mais do que uma solução para o trabalho durante a quarentena da Covid-19, o home office é uma tendência consolidada em todo o mundo. Investir no seu espaço de trabalho é investir no seu futuro.

Quer mais inspirações para decorar seu home office? Descubra as novidades da Villa Rattan pelo Instagram e acompanhe nosso Blog para receber dicas incríveis todas as semanas!

Deixe uma resposta