Você sabia que a cozinha de estar é a mais nova queridinha da casa? Veja como escolher os móveis e criar um espaço muito especial!

Quem ama decoração e quer ver a casa sempre antenada com as principais tendências sabe que a cozinha de estar é a mais nova queridinha da área externa.

E, nesse mix de área gourmet e sala de estar, os móveis são os grandes responsáveis pela definição da personalidade do espaço.

A cozinha de estar deve transbordar charme e sofisticação, mas também precisa ser prática e funcional. Unir todas essas características, no entanto, tem lá seus truques.

Veja como escolher os móveis para a cozinha de estar e como usar os móveis de fibra sintética para personalizar esse ambiente tão especial.

Brinque com as formas na cozinha de estar

O conceito de cozinha de estar pede acabamentos sofisticados, com móveis de luxo que criem um clima mais intimista.

Nem por isso, no entanto, deve deixar de ser funcional, afinal, de lá devem sair delícias muito especiais para serem apreciadas durante um bom bate-papo.

Brincar com as formas é uma boa maneira de dar requinte e personalidade ao espaço. Se a sua cozinha de estar tem uma ilha, sempre vale ter pelo menos duas banquetas para aproximar o pessoal enquanto você cozinha.

As banquetas Bari, com fibra sintética e pés de ferro em pátina ferrugem, são uma excelente opção para um ambiente clean, mas aconchegante.

Bem pertinho das linhas retas da ilha, a mesa Brava, toda em alumínio com pintura eletrostática, cria um contraste diferenciado com seu formato circular.

Dica: Para uma decoração minimalista, que valoriza o contraste das formas, opte por tons neutros, armários sem puxadores e prateleiras com taças e vidros expostos. Plantas em vasos de cimento cru, como uma bela árvore de fícus, completam o estilo minimal, bem contemporâneo.

Sofás e poltronas também fazem parte do ambiente

O nome já entrega: a cozinha de estar deve ter elementos que mesclem ambos os ambientes, quebrando a divisão onde um começa e outro termina.

Assim, a presença elementos típicos do estar é fundamental, como sofá e poltronas. Como a ideia é justamente eliminar qualquer sentido de divisão, o sofá deve ficar bem pertinho da área de cocção.

O sofá Oregon, por exemplo, parece abraçar as visitas, dando um clima de aconchego à cozinha de estar. Espalhe pontos de apoio para pratos e copos, como as mesas laterais Asturias. Finalize o ambiente com poltronas Oregon e um tapete bem grande englobando o espaço.

Misture texturas para aumentar o clima de aconchego

A ideia da cozinha de estar é criar um ambiente personalizado, um verdadeiro convite para se deixar ficar na cozinha, sem pressa de ir a qualquer outro lugar.

No entanto, além de confortável, ela também precisa ser funcional e prática, por isso é muito importante que os materiais usados sejam fáceis de limpar e resistentes às intempéries, caso fiquem próximo da área externa.

Conciliar beleza, conforto e praticidade na cozinha de estar é fácil. Para aquecer o ambiente, a dica é apostar no mix de texturas, agregando a madeira aos materiais frios, como o alumínio.

Para as refeições, a mesa Canadá, por exemplo, é perfeita para isso. Com pés em alumínio e tampo ripado de peroba rosa de demolição, além de um tampo sobreposto giratório em vidro.

Outra ideia é dar continuidade à ilha de cocção ou ao próprio balcão com a mesa Moçambique, retangular, também com pés de alumínio e tampo de peroba rosa de demolição.

Ideal para ambientes amplos, a mesa acomoda facilmente oito pessoas. No balcão de cocção, nesse caso a dica são as banquetas Villy, também em fibra sintética com pés de madeira conificados.

O famoso pé palito dá leveza ao conjunto e ainda cria um diferencial estético na cozinha de estar.

Decoração deve representar os moradores

A cozinha de estar é charmosa, sofisticada e funcional, mas, acima de tudo, deve representar os próprios moradores. Por isso, tudo o que remete à essência dessas pessoas, às suas memórias e aos seus gostos deve ser incorporado no ambiente.

Por isso, se você está criando ou reformando sua cozinha de estar, procure inserir peças personalizadas, cores do seu gosto e que sejam harmoniosas com o restante da decoração.

Uma dica é apostar em móveis que são resistentes às intempéries, porque se resistem ao sol e à chuva, à água da piscina e são fáceis de limpar, são perfeitos para qualquer ambiente de cocção.

Por outro lado, o conforto é indispensável como em qualquer estar. Por isso, os móveis de fibra sintética unem todas as características necessárias para compor esse ambiente muito especial.

  • Acabamento de primeira linha – O acabamento em pintura eletrostática é altamente durável e aceita uma boa variedade de cores, que podem ser combinadas com a da fibra sintética. Por outro lado, a Villa Rattan oferece a pátina ferrugem, um diferencial de acabamento que remete ao aço corten;
  • Alta resistência às intempéries – A fibra sintética resiste ao sol, à chuva e à água clorificada, sem perder suas propriedades. Por isso são especialmente indicadas para áreas de lazer, espaços gourmet e áreas externas em geral;
  • Facilidade de limpeza – É muito fácil fazer a limpeza da fibra sintética, bastando água corrente e sabão neutro. Por isso os móveis ficam muito mais tempos na cozinha de estar mesmo que algum alimento ou bebida caia sobre eles;
  • Grande variedade de cores – A fibra sintética oferece uma variedade imensa de cores à sua escolha. Assim você pode personalizar seu projeto de cozinha de estar, criando combinações exclusivas;
  • Vários modelos de tramas – Há uma grande variedade também de tramas, cujo design diferenciado oferece sofisticação e conforto em qualquer ambiente, interno ou externo;
  • Estrutura em alumínio – A estrutura em alumínio garante muito mais leveza e resistência ao móvel de fibra sintética, e ainda permite acabamentos perfeitos;
  • Móveis em diversos estilos – Os móveis de fibra sintética são confeccionados artesanalmente nos mais diversos estilos, basta escolher o seu;
  • Opções em corda náutica ou tricô náutico – Materiais resistentes à água, aos pets e a certa quantidade de sol;
  • Estofamento em tecido náutico – Impermeável e fácil de limpar.

Agora que você já sabe o que é como escolher os móveis da cozinha de estar já pode criar esse cantinho muito especial na sua casa!

Aproveite para conhecer muitas outras ideias de ambientes decorados com os móveis de fibra sintética da Villa Rattan pelo nosso Instagram e inspire-se!