Veja como melhorar o humor e o astral da casa com 6 truques de decoração que vão ajudar a deixar os dias mais felizes e os ambientes mais leves!

Fazer a composição dos ambientes de acordo com o seu estilo e seus hábitos diários é fundamental para tornar a casa um reduto de paz e tranquilidade, totalmente identificada com seu jeito de ser. Por isso é importante conhecer alguns truques de decoração que podem deixar a casa mais feliz e até melhorar o humor.

Nós já falamos aqui sobre como a decoração influencia no comportamento, mas, na prática, saber usar a escolha dos móveis para tornar os dias mais leves é uma verdadeira (e deliciosa) arte.

Sim, deixar o estresse e a ansiedade lá fora é possível. Veja como usar alguns segredos a seu favor e criar uma verdadeira ilha de sossego à sua volta melhorando o humor e a forma de encarar cada novo dia.

6 truques de decoração para nunca mais esquecer

1 – Use as cores como estímulo visual

Os estímulos visuais influenciam diretamente no nosso humor e as cores são alguns dos principais na decoração. Pense na sua cor favorita e naquelas que mais te fazem sentir bem.

Crie uma paleta mental das cores que você gostaria de ver todos os dias, principalmente ao acordar e ao voltar para casa após um dia de trabalho cansativo.

Busque peças que contenham esses tons, mas prefira versões suaves, como as cores pastel, ou em pequenos pontos, para não ficar cansativo. Evite sempre o exagero.

Crie pequenas ilhas com essas cores. Se a escolha é o verde, por exemplo, crie um cantinho com uma mesa bistrô e banquetas verdes, como a Villy, ou espalhe alguns seat garden com tampo de madeira e fibra sintética verde musgo, por exemplo.

2 – Invista em elementos com linhas orgânicas

Móveis e objetos com linhas orgânicas tendem a trazer mais sensação de aconchego e proximidade. Um dos truques de decoração para melhorar o humor é ter por perto linhas curvas e arredondadas. Móveis sinuosos, como as poltronas Athenas, Oregon e Michigan em fibra sintética, por exemplo, parecem convidar para um abraço.

Mas cuidado, como sempre é preciso evitar o exagero. Então isso não significa que todos os móveis devem ser curvos, muito pelo contrário. É preciso criar contrastes.

Apesar de as linhas retas serem consideradas mais frias e impessoais, elas são perfeitas justamente para realçar as linhas orgânicas de outras peças. O segredo, então, está na complementação que traz o equilíbrio.

3 – Estimule os sentidos

Um dos principais truques de decoração é criar ambientes que estimulem os sentidos de forma prazerosa. Cada espaço, seja interno ou na área externa, deve trazer um conjunto de sensações agradáveis.

Perfumes e fragrâncias em velas e incensos, por exemplo, são uma ótima estratégia. Mas é preciso que esses cheirinhos sejam sempre suaves, apenas como o despertar de uma lembrança boa.

Outra forma é estimular os sentidos através das texturas: elas devem funcionar tanto de forma tátil quanto visual. Brinque com as tramas diferenciadas das fibras sintéticas, por exemplo, criando desenhos que despertam a curiosidade mental e ao mesmo tempo são confortáveis ao toque.

Alguns exemplos de tramas variadas você encontra na poltrona Sarajevo em fibra sintética balaiada, a fibra retorcida da poltrona suspensa Ilhéus, ou na corda náutica estaiada cruzada da cadeira Amazonas.

São móveis que despertam os sentidos de forma positiva, pela cor, textura e design atraente aos olhos.

 4 – Use e abuse da luz natural

 

Usar a luz natural a seu favor é um dos melhores truques de decoração para qualquer ambiente. Ela torna os ambientes mais saudáveis, naturais e relaxantes, mesmo nos dias nublados e com chuva.

Por isso, privilegie sempre as entradas de luminosidade natural, com janelas fartas, panos de vidro, portas largas e clarabóias.

Cores claras nas paredes também ajudam a refletir a luz natural, então se quiser colorir, eleja apenas uma parede para colocar cor.

Deixe para dar toques coloridos à decoração através dos acessórios, como tapetes, mantas e almofadas, e de alguns móveis. Os de fibra sintética da Villa Rattan podem ser totalmente customizados.

Você escolhe a cor da fibra, da pintura eletrostática da estrutura de alumínio e do tecido náutico do estofado.

Assim você pode deixar as paredes bem clarinhas para refletir ainda mais a iluminação natural, melhorando o clima nos ambientes, e ainda contar com a alegria das cores na decoração.

5 – Deixe a natureza mais pertinho

Um dos melhores truques de decoração para melhorar o astral e o humor na casa é aproximar a natureza. Para isso, até o exagero está na moda – basta ver a super tendência Urban Jungle.

Faça arranjos de flores para mesas, móveis e prateleiras, crie um jardim interno, use muitos vasos com plantas – e até árvores – dentro de casa.

6 – Use produtos artesanais

Os trabalhos manuais estão em alta e não é à toa. Eles significam um retorno às raízes, a valorização da cultura de comunidades locais e o conhecimento passado de geração em geração.

É o retorno às coisas simples, duráveis, feitas uma a uma, com carinho e dedicação, tornando cada peça única. São trabalhos carregados de dedicação e energias positivas que influenciam no astral da casa ao mesmo tempo em que dão um toque de calor humano e acolhimento à decoração.

Os móveis artesanais de fibra sintética da Villa Rattan são produzidos um a um apenas após a encomenda do cliente, de acordo com as características especificadas na hora da compra.

Quer inspiração para usar estes truques de decoração para melhorar o humor em casa?

Vem descobrir alguns dos ambientes decorados no Instagram da Villa Rattan e aproveite para colocar em prática estes outros 9 segredos de decoração que você nem imagina!