Começando a planejar sua área gourmet? Conheça essas dicas incríveis para cada tipo e descubra como valorizar seu investimento!

Com a casa ganhando cada vez mais destaque, todo mundo quer apostar no conforto e ter uma área gourmet para chamar de sua. É o local perfeito para distrair do cansaço da semana nas horas de lazer, para experimentar novos pratos e para jogar papo fora em um happy hour gostoso com as pessoas mais queridas.

É claro que não há fórmula, afinal a área de lazer deve ser produzida de acordo com o espaço disponível de cada um e também com seus hábitos do cotidiano.

Mesmo assim, algumas coisas não devem faltar. Por isso, no conteúdo de hoje vamos dar dicas para decorar áreas gourmet de 3 tipos: pequena, com churrasqueira e na piscina.

1 – Como decorar área gourmet pequena

Uma área gourmet não precisa ser grande, ela precisa ter o essencial para o conforto dos usuários. Nos apartamentos, por exemplo, ela costuma ser montada na varanda, que na maior parte das vezes é um espaço reduzido.

Lugares para sentar e de apoio são essenciais, mas com o espaço pequeno é preciso ser criativo. Por mais que se deseje uma mesa farta, se não for possível existem outras soluções.

A mesa redonda geralmente se ajusta melhor em locais reduzidos. Mas ela precisa ser proporcional ao espaço disponível. Se não couber uma Canadá, por exemplo, com 150 cm de largura, pode ser uma Brava (124 cm) ou Guatemala (90 cm).

Use mesas de centro ou laterais combinadas

Outra opção para ganhar espaço na área gourmet pequena é usar mesas laterais. Elas podem ser combinadas, como as Astúrias, que são oferecidas em dois tamanhos (56 cm ou 47 cm de altura) ou a Dallas, com tampo de peroba rosa de demolição e pés de alumínio.

As mesas de centro também são interessantes quando o assunto é economizar espaço. A Aveiro, por exemplo, também tem o design perfeito para a função, lembrando uma grande bandeja.

Já o formato redondo do modelo Orleans dá um certo dinamismo à área gourmet. Ambas são produzidas com tampo de peroba rosa de demolição e pés de alumínio, emprestando uma elegância moderna e funcional ao ambiente.

Atenção à escolha das cadeiras

Nesse caso, a escolha das cadeiras também pode fazer bastante diferença. Opte pelos modelos mais “magrinhos”, mas nem por isso menos elegantes e confortáveis. Os modelos Faro e Mali são duas excelentes opções.

Improvise balcão com banquetas

Se ainda assim o espaço para a área gourmet é muito pequeno, não desanime. Uma saída criativa e charmosa é improvisar um ou mais balcões acoplados às paredes disponíveis – ou ainda um clássico passa-pratos para o ambiente anexo, que geralmente é a sala de estar.

A ideia, então, é mudar o foco das cadeiras para as banquetas. Da mesma forma, opte por modelos charmosos e confortáveis, mas que sejam menos fartos, como a Bari, com pegada industrial, e a Roma paralela.

2 – Área gourmet com churrasqueira

Já tem um espaço com churrasqueira e quer ampliar para torná-lo também gourmet? Nesse caso você deve ficar atento a alguns fatores bem importantes para a conservação dos móveis.

Um deles é a gordura da carne que inevitavelmente sairá da churrasqueira juntamente com a fumaça. Com o tempo ela entranha aos poucos nos móveis, deixando as superfícies escurecidas.

Por isso é muito importante ter itens fáceis de limpar, para que a gordura possa ser facilmente removida após cada churrasco, como os móveis de fibra sintética.

A fibra sintética é um material 100% resistente às intempéries, ou seja, resiste bem ao sol e à chuva, assim como à água clorada, sem deformar ou perder a cor.

Mas também são muito fáceis de limpar: basta água corrente, sabão neutro e uma escova de cerdas macias. Em poucos instantes toda a sujeira acumulada com o churrasco é removida e os móveis ficam novos – de novo.

3 – Área gourmet com piscina

Nesse caso, a melhor aposta é fazer uma integração dos dois ambientes, ou seja, uma composição dos móveis da área gourmet com os móveis para piscina.

A questão é que não vai haver muita divisão, já que o comum é as pessoas transitarem entre os dois espaços integrados o tempo todo. Por isso é importante unificar a decoração, harmonizando ambos os ambientes.

A dica é apostar em uma mesma paleta de cores, que podem ser invertidas de um ambiente para o outro. Nos móveis de fibra sintética isso é muito fácil, porque há uma grande variedade de cores e tonalidades à disposição, seja para a cor da fibra sintética, do alumínio, do acabamento com pintura eletrostática ou do tecido náutico.

Por outro lado, também é muito importante que todo o mobiliário seja igualmente resistente. Das espreguiçadeiras às banquetas do balcão, das mesas da área gourmet ao bistrô da piscina, eles devem ter a proteção adequada a cada tipo de ambiente (coberto ou não) em relação ao sol, mas serem resistentes à água da piscina e serem fáceis de limpar.

Seja qual for o tipo da sua área gourmet, investir no mobiliário certo é fundamental. Por isso, nada de pressa na hora da escolha: pesquise bastante e veja como é fácil e seguro comprar móveis online.

Aproveite e descubra as vantagens de decorar aos poucos e inspire-se no Instagram da Villa Rattan!

Deixe uma resposta