Já imaginou sua casa com móveis de fibra sintética com o charme do aço corten? Então você tem que conhecer mais esse diferencial Villa Rattan: a pátina ferrugem!

Cansada de entrar nas casas e ver sempre os mesmos móveis na área externa? Está em busca de móveis de luxo com design, fino acabamento, qualidade e conforto? Quer dar um toque especial à sua área de lazer ou mesmo em um ambiente interno? Então você precisa conhecer esse diferencial da Villa Rattan: os móveis em fibra sintética com acabamento em pátina ferrugem.

A pátina ferrugem é uma pintura especial utilizada pela Villa Rattan para dar um acabamento semelhante ao aço corten. Dessa forma, o móvel agrega o valor estético do aço corten – só que com muito mais vantagens.

Por isso, se você está procurando móveis resistentes às intempéries, bonitos e totalmente personalizados, com certeza vai adorar saber mais sobre essa novidade. Veja o que é, como é feita e porque a pátina ferrugem é um diferencial de design da Villa Rattan!

Pátina ferrugem: o acabamento que imita aço corten

Antes de mais nada é interessante saber o que é o aço corten e porque é tão valorizado no mundo do design.

O verdadeiro nome desse tipo de chapa metálica é aço patinável. No entanto, o nome pelo qual ficou conhecido é uma referência à United States Steel Corporation, empresa que o popularizou nos estados Unidos.

Assim, “corten”, é, na realidade, uma derivação das palavras “corrosion resistance” – ou “resistência à corrosão” em inglês.

Além de ser altamente resistente à corrosão, o aço corten é esteticamente marcante graças à sua tonalidade vermelho ferrugem.

Assim, apesar de ter sido descoberto da década de 30, quando começou a ser aplicado na construção de vagões, na década de 60 já era o queridinho de arquitetos e designers graças à sua aparência imponente, ao mesmo tempo rústica e sofisticada, agregando valor aos mais diferentes estilos.

Aqui, vale uma curiosidade. Essa tonalidade de ferrugem avermelhado que é tão valorizada é causada justamente pelo processo de oxidação do aço, também chamado de patina.

No entanto, essa oxidação permanece apenas na superfície do material sem progredir, de forma que essa camada de ferrugem acaba atuando como uma barreira protetora que impede o avanço da corrosão.

Pátina ferrugem reproduz os efeitos do aço corten

A equipe de designers e de desenvolvedores de produto da Villa Rattan levaram esses efeitos do aço corten para os móveis de fibra sintética, criando um verdadeiro diferencial decorativo.

Essa pintura especial cria o mesmo efeito do aço corten, podendo ser aplicada em qualquer superfície de alumínio ou ferro, só que ainda com mais vantagens.

Apesar de o efeito estético ser o mesmo, ao contrário do aço corten a pátina ferrugem não libera a resina característica do material. Dessa forma, torna-se muito mais funcional para os móveis de fibra sintética, já que não há partículas para sujar outros objetos ou pessoas ao toque.

Além disso, a pátina ferrugem não precisa da ação do tempo para chegar ao resultado desejado, como o aço corten, cujo grau de oxidação na superfície do aço corten está diretamente relacionado à umidade e à radiação solar aos quais o material fica exposto.

Dessa forma, a aplicação da pintura de pátina ferrugem é um processo rápido e único, dando também resistência à superfície contra as intempéries – e tornando o móvel de fibra sintética ainda mais bonito e perfeito para as áreas externas.

Como combinar a pátina ferrugem

Se você está em dúvida como combinar a pátina ferrugem na decoração, não se preocupe, o acabamento cria um visual ao mesmo tempo arrojado e sofisticado.

A pátina ferrugem ganha destaque principalmente quando combinada com elementos de cores neutras, como bege, branca, verde musgo ou preta, como objetos próximos ou a própria fibra sintética.

Dessa forma, o acabamento não só tem mais realce como oferece maior sensação de calor e aconchego ao ambiente.

No entanto, uma das vantagens da fibra sintética é usar a criatividade para criar móveis totalmente personalizados. Nesse caso, a sua imaginação é o limite.

Fácil limpeza e manutenção

Uma das grandes vantagens dos móveis de fibra sintética é a facilidade de limpeza diária, sua grande durabilidade mesmo nas áreas descobertas, e grande variedade de modelos e opções de cores.

A pátina ferrugem é uma alternativa ao acabamento em pintura eletrostática, mas que mantém todas as demais características.

Além da alta durabilidade na área de lazer e ambientes externos em geral, também é muito fácil de limpar: basta um pano úmido e água para manter a pintura nova por vários anos.

Vale lembrar que a Villa Rattan tem tanta segurança da qualidade e durabilidade de seus móveis que dá 3 anos de garantia de fábrica em toda as suas coleções.

No total, já são mais de 20 anos de experiência e de 6 mil ambientes decorados por equipes que estão sempre desenvolvendo novidades baseadas nas maiores tendências internacionais de design.

Já está imaginando os móveis de fibra sintética com pátina ferrugem na sua área externa? Então venha se inspirar no Instagram da Villa Rattan e comece a renovar a sua casa!