Quer deixar a integração entre sala de estar e de jantar mais bonita? Então estes 6 truques de decoração são para você!

Por muito tempo a decoração de interiores manteve os ambientes sociais bem definidos, com cada sala dentro de suas próprias paredes. Hoje, no entanto, a casa integrada passou de tendência a realidade comum e muito charmosa.

A integração das salas de estar e de jantar agrega valor a ambos os ambientes, principalmente com a incorporação da cozinha através de balcões ou mesmo da chamada cozinha de estar.

Com isso, os espaços ganharam mais flexibilidade, mas ainda assim a decoração guarda seus segredinhos para manter a funcionalidade e agregar mais valor ao local

Veja como deve ser a decoração para que a integração entre as salas de estar e de jantar seja perfeita, otimizando a distribuição do espaço!

Cuidado com o tamanho dos móveis na decoração

Uma casa integrada pode esconder algumas armadilhas de decoração. Afinal, não basta juntar móveis de funcionalidades diferentes, é preciso cuidado principalmente em relação ao tamanho de cada peça.

A menos que o espaço seja realmente muito grande, o ideal é optar por peças menores, mantendo apenas uma maior como ponto central da decoração. Nesse caso pode ser um sofá, como o modelo Sevilha, em fibra sintética, ou uma chaise redonda farta, como a Ilheus, produzida em cordão torcido.

Ao redor dessa peça distribua outras menores, que possam facilmente ser deslocadas de lugar, como as poltronas Coimbra, Porto ou Bahamas. Esses modelos são fartos e confortáveis, mas ainda assim flexíveis o bastante para abrir mais espaço para a mesa.

Ao redor dessa mesa, dessa vez, opte por cadeiras mais sequinhas, mas cheias de estilo, como a Faro, a Mali ou ainda poltronas como a Odivelas.

Isso significa que, para aumentar a sensação de espaço, o truque é optar por uma única peça maior, inteiriça, e as demais em ordem decrescente, deixando as menores para a mesa de jantar.

Mesa retangular conecta sala e cozinha

Em casas integradas, muitas vezes o trabalho de conectar a cozinha à sala deve ficar à cargo da própria mesa de jantar. Nesse caso, o truque é fazer dela o ponto de olhar de ambos os ambientes, escolhendo uma mesa retangular cheia de personalidade.

Capriche na decoração a partir dessa mesa. Escolha um modelo robusto, como uma Moçambique, de 8 lugares, ou a Grécia, de 6. Em ambas o tampo de peroba rosa de demolição rouba a cena, então opte por cadeiras que realcem ainda mais essa característica.

Mesa redonda na sala próxima à janela

As mesas redondas permitem uma melhor organização do mobiliário nos ambientes pequenos. Nesse caso, priorize o espaço para a TV, com um sofá longo e poltronas bem confortáveis.

Aqui a dica é optar por releituras de ícones do design. O modelo Egg, é um deles, cuja poltrona Athenas é uma bela referência. Além de aconchegantes para assistir ao home theater, também criam diferenciais na decoração.

Outra dica é considerar a possibilidade de colocar a mesa redonda próxima à janela, principalmente para quem gosta de receber para um happy hour.

O modelo Saara, por exemplo, todo em alumínio com acabamento em pátina ferrugem, por si só já decora sozinha. Além disso, o material é perfeito para ficar ao ar livre, portanto não há o menor problema estar próximo à janelas ou sacadas. Dessa forma, para quem mora em apartamento a visão da paisagem agrega valor à confraternização.

Mesa nas áreas de passagem

Em vários imóveis há espaços mal aproveitados, que ficam meio que em uma “bolha” de decoração. As passagens são algumas delas, mas muitas vezes é possível criar ali um espaço de jantar criando a integração com a sala. Geralmente são áreas irregulares, aparentemente disfuncionais ou estranhas, que apenas servem de ligação para outro ambiente.

Um olhar mais atento, no entanto, pode ver ali uma ótima oportunidade de aproveitamento, criando uma decoração gostosa e aconchegante com uma mesa de jantar – ou um cantinho com mesa bistrô, por exemplo.

Modelos diferentes de cadeira dão um charme especial

Alguns diferenciais dão mais charme à decoração da sala de estar integrada à de jantar. Um truque é criar ambientes distintos, porém harmônicos.

Um segredo de sucesso é fazer ambos os espaços em tons neutros, com toques de cor apenas nas almofadas e pequenos acessórios do estar, mas surpreender na decoração com cadeiras diferentes na sala de jantar.

A dica aqui é aproveitar todas as possibilidades de personalização da fibra sintética, que pode ter texturas, tramas e cores diferentes tanto na fibra quanto no acabamento da pintura eletrostática.

Aí é usar o bom senso para criar um look que realce o ambiente com elegância e sofisticação, com modelos com cores diferentes dando movimento e alegria ao local.

Projeto luminotécnico faz toda diferença

É muito importante também não esquecer do projeto luminotécnico. Se de dia a luz natural deve entrar o mais fartamente possível, à noite a iluminação artificial faz toda a diferença.

Seja na área externa, na área de lazer ou dentro de casa, as lâmpadas quentes (branco morno ou “amarelas”) dão mais sensação de aconchego e relaxamento do que as brancas.

Priorize a iluminação indireta, destacando cantinhos, plantas, móveis e objetos, e crie um clima muito mais gostoso depois do sol se pôr.

Aposte na beleza e versatilidade da fibra sintética

Já tem um bom tempo que arquitetos e decoradores estão usando cada vez mais os móveis de fibra sintética também na decoração de interiores.

Quando produzidos de forma artesanal como os da Villa Rattan, esses móveis de luxo agregam valor também a qualquer ambiente interno.

Além da grande beleza e durabilidade, a fibra sintética cai bem com vários outros materiais, como madeira, alumínio, ferro e tecidos.

Outro motivo é que os móveis podem ser personalizados do jeito que você quiser: na Villa Rattan você escolhe tudo e só então a peça é produzida exclusivamente para você.

Adaptando esses segredos de decoração ao seu estilo pessoal você consegue criar ambientes personalizados com muito bom gosto e sofisticação!

Aproveite para conhecer mais ideias de ambientes decorados com os móveis da Villa Rattan pelo nosso Instagram e continue acompanhando nosso Blog para receber sempre novidades fresquinhas!