Quer um material resistente ao clima para a decoração outdoor? Saiba mais sobre o tecido náutico e descubra esse diferencial da Villa Rattan!

Todo mundo gosta de móveis de qualidade comprovada, que tragam diferenciais de beleza e conforto aos ambientes, mas também que sejam duráveis. No entanto, quando se trata de móveis para a área externa esse cuidado é ainda maior, porque eles devem ter também maior resistência às intempéries. É aí que aparece um nome que já está se tornando comum: o tecido náutico.

Saiba mais sobre ele, porque são tão associados aos móveis de fibra sintética e conheça seus principais diferenciais!

O que é tecido náutico?

O tecido náutico foi desenvolvido para manter suas características estruturais e cromáticas inalteradas mesmo em contato com a maresia e a salitre.

Por não reter água e ser mais resistentes ao desbotamento ao sol, o tecido náutico é muito utilizado nos móveis para piscina, varandas, projetos rooftop e áreas de lazer em geral.

No entanto, apesar de inicialmente terem sido produzidos para atender às demandas das embarcações, com o tempo os tecidos náuticos incorporaram várias inovações tecnológicas.

Assim, hoje este tipo de tecido atende também à demanda por texturas mais suaves e aconchegantes, como as de chenille, veludo, seda, linho e algodão, inclusive com aspecto bastante parecido com o das fibras naturais.

Por outro lado, hoje a tecnologia permite também que o tecido náutico receba estampas variadas – inclusive algumas assinadas por designers famosos.

Beleza e durabilidade encantam na decoração outdoor

Não é à toa, portanto, que o tecido náutico é tão comumente associado aos móveis de fibra sintética.

A fibra sintética por sua vez, é a responsável por alguns dos mais belos modelos de móveis de luxo para a decoração outdoor.

Além de ser altamente resistente aos fatores climáticos, a fibra sintética pode ser produzida em diversas tonalidades e tramas, emprestando beleza, conforto e sofisticação aos mais variados ambientes da área externa.

Aliada à estrutura de alumínio com pintura eletrostática ou pátina ferrugem, a fibra sintética oferece soluções duráveis, elegantes e versáteis em decoração.

No entanto, apesar de tradicionalmente os móveis de fibra sintética com tecido náutico remeterem aos projetos outdoor, na prática é cada vez mais comum observar um movimento estético mais amplo.

O design diferenciado dos móveis da Villa Rattan, sempre alinhado com as tendências dos principais mercados internacionais dos móveis artesanais, como Milão, Espanha e Indonésia, faz com que esteja frequentemente presente também nos projetos de ambientes internos.

Você tem pet? O tecido náutico é super resistente

Quem tem um amigão de quatro patas em casa sabe: sofás, poltronas e qualquer outro móvel com cara de conforto são os preferidos dos pets. Imagine então quando se deparar com a sua chaise longue!

Seja na área externa ou dentro de casa, o que eles querem é subir, se espreguiçar, dar aquelas voltas infalíveis para fazer o “ninho” e se entregar a boas horas de sono e preguiça.

Isso feito algumas vezes do dia e da noite, difícil ter um material que resista muito tempo às unhas afiadas – a não ser que seja um tecido náutico.

De um modo geral, quanto mais apertadas as tramas, mais resistentes, por isso, também, o tecido náutico se destaca na sobrevivência aos pets.

Mas há um outro motivo também muito importante: a facilidade de limpeza. As patinhas que andam por todos os lugares, inclusive frequentemente na rua quando se trata dos felinos, levam todo tipo de sujeira para cima dos móveis.

Sem falar nos fluidos naturais do organismo, como as próprias lambidas, que acabam passando para o estofado e criando manchas.

Facilidade de limpeza

Assim como a fibra sintética, o tecido náutico é muito fácil de limpar. Na limpeza diária, basta um espanador ou pano limpo para remoção do pó. Já para lavagem, use apenas um jato de água corrente, sabão neutro ou flotador e uma escova de cerdas macias.

Mas não separe o enchimento da tapeçaria do tecido. Durante a lavagem basta colocar o tecido náutico em posição que a corrente de água não entre em contato com o ilhós ou zíper da parte inferior da peça.

Depois é só retirar o excesso de água com pano seco limpo e deixar o tecido náutico secar à sombra. Mas não coloque a almofada ou estofado no móvel de fibra sintética enquanto ainda estiver úmido, apenas depois da secagem completa.

Mas é preciso cuidado para não usar produtos errados que, aí sim, podem estragar o tecido náutico. Nunca utilize água sanitária, diluentes, solventes, removedores, abrasivos ou outros produtos alcalinos.

Tecido náutico mais um é diferencial da Villa Rattan

Assim como a corda náutica e o tricô náutico, os tecidos náuticos utilizados nos móveis da Villa Rattan também são mais um diferencial da empresa.

Provenientes da maior marca brasileira, nacionalmente consagrada pela alta qualidade e durabilidade do tecido náutico produzido, eles são oferecidos em uma dezena de cores, com textura diferenciada.

Todos os móveis da Villa Rattan têm 3 anos de garantia, certeza absoluta da qualidade dos nossos móveis!

Venha conhecer mais dos móveis de fibra sintética com tecido náutico da Villa Rattan e conheça os mais recentes ambientes decorados no nosso Instagram!