Deixe a monotonia de lado e descubra como ousar nas cores dando mais personalidade à decoração da área de lazer!

Cores quentes, frias, meios tons, mandala de cores, combinações praticamente infinitas – mas nem sempre felizes. Será que é possível ousar e acertar ao mesmo tempo na hora de escolher as cores para seu projeto?

A decoração depende do estilo e do bom senso de cada um, mas também da escolha dos móveis. Os de fibra sintética, por exemplo, oferecem uma variedade tão grande de combinação de cores da fibra, acabamentos e tecidos que pode ser fácil errar mesmo mirando no acerto.

Mas com alguns truques é possível transmitir a mensagem que você quer causando as sensações que você deseja, mesmo sem ser profissional ou estando no início da profissão.

Para isso a Villa Rattan reuniu algumas dicas para deixar as combinações mais fáceis de serem feitas, aproveitando todas as oportunidades que os móveis de fibra sintética oferecem para fugir do comum.

Veja como acertar nas cores e criar um projeto ousado e totalmente personalizado tendo seus móveis de luxo como protagonistas!

Cores na decoração: qual a sensação que você quer despertar?

A decoração é uma forma de passar uma mensagem, sobre a sua forma de ver o mundo, sobre o que espera da vida, sobre o que sente – e o que quer que as pessoas sintam na sua casa.

Por isso, para usar as cores com ousadia e bom gosto é preciso pensar também na sensação (ou sensações) que você quer despertar em quem visita a sua área externa ou área de lazer.

Os espaços coloridos e modernos são a grande tendência da decoração atual, ampliando o potencial de causar efeitos e reforçar ideias.

No entanto, é preciso ter cuidado para não sobrecarregar os ambientes e acabar tendo o efeito oposto: locais cansativos, tensos e pesados.

Cores quentes – Amarelo, laranja, vermelho… Provocam a sensação de energia, mas a paleta também cria a impressão de amplitude nos móveis, porque parecem expandir os elementos.

Podem deixar os ambientes mais estressantes também, então na área de lazer devem ser usadas com parcimônia, pontualmente, em itens pequenos, como seat garden.

Cores frias – Azul, verde, violeta… estes já provocam a sensação de calma e bem-estar, geralmente o que se espera de uma área de lazer. Também remetem ao mar e ao céu azul, por isso são muito usados na área externa com piscina.

Como também dão a sensação de espaço, são ideais para espaços pequenos. No entanto o excesso pode deixar o ambiente monótono e um pouco depressivo, então nada de exagero. Ficam ótimos em poltronas suspensas, poltronas como a Michigan e puffs, como o Bali.

Como fazer combinações inusitadas e acertar

Para quem ama decorar, a possibilidade de poder realmente sair do lugar comum é um verdadeiro prazer.

Combinações inusitadas, como amarelo e turquesa, enchem os olhos nas revistas especializadas, mas fazer no dia a dia pode ser outra história. Como não errar?

  • Atenção à base da decoração

Um elemento importante é a criação da base da decoração, seja na área de lazer, área externa ou nos ambientes internos.

Branco, preto, cinza e bege são boas ideias para usar nas paredes e nos móveis grandes, como mesas de jantar e sofás.

Mais sóbrias e discretas, essas cores também combinam com praticamente qualquer outra cor, por mais vibrante que seja.

  • Coloque cores vibrantes nos detalhes

Imagine essa base neutra como uma tela em branco, na qual você pode pintar o que quiser. Ao unir cores sóbrias com outras mais intensas, o efeito é um ambiente alegre e contemporâneo, nada monótono.

Para quem ainda não está seguro, é a hora de colorir os detalhes: peças menores, como quadros, almofadas, abajures, tapetes e obras de arte.

Nos móveis de fibra sintética, a dica é optar por peças pequenas em tons vibrantes, como os seat garden, ou ousar um pouco mais apostando na pintura eletrostática mais colorida, mantendo a fibra sintética em um tom mais sóbrio.

Quem já está seguro para marcar mais sua personalidade, pode apostar nas fibras coloridas em tons mais ousados, como um ferrugem no tricô náutico da poltrona Oregon ou mostarda na banqueta Santorini, por exemplo.

  • Harmonizar não é combinar

Cores harmonizadas sim, “combinadinhas” não. Uma dica para não errar ao usar cores fortes na decoração é optar por tons análogas em uma mesma paleta, ou contrastantes, aquelas que são complementares, que estão de lados opostos no círculo cromático.

É o caso do azul com laranja, do vermelho com verde e do amarelo com roxo. Mas se optar por colocar tudo combinando muito, o visual fica aborrecido e cansativo. Opte por suas cores análogas ou complementares sobre uma base neutra e pare por aí e peças que conversam entre si, sem exagero.

  • Estampas são bem-vindas na base neutra

Prefere usar e abusar das cores sólidas e vibrantes nas estampas? Não tem problema, elas ficam ótimas sobre a base neutra. Mas evite jogá-las sobre uma base igualmente vibrante, porque o resultado também fica cansativo e over.

Nesse caso opte pelo contrário, almofadas, mantas e tapetes mais discretos. Afinal, se tudo na decoração tiver destaque, na verdade nada será destacado, certo?

Por isso se optar pelas fibras coloridas, mantenha os acessórios neutros. Isso vale, inclusive, tanto para os móveis para piscina, como espreguiçadeiras e cadeiras, como Grossi e a Juréia, respectivamente, como para os móveis para varandas e ambientes internos, como o sofá Oregon ou a poltrona Ilhéus, por exemplo.

As cores e as fibras sintéticas: uma relação de amor e bom gosto

Gosta de ter total domínio sobre as cores? Então os móveis de fibra sintética foram feitos para você. Essa é uma verdadeira relação de amor, onde você pode liberar toda a sua criatividade para ter ambientes diferentes de quaisquer outros.

Bonitos, resistentes às intempéries e com design diferenciados, os móveis de fibra sintética oferecem oportunidades que você não encontra em nenhum outro. Por isso, aproveitar toda essa versatilidade é abrir as portas de um novo mundo, onde o limite é você quem determina.

Venha descobrir muitos outros modelos para criar espaços incríveis, seja dentro de casa, na área externa ou na área de lazer. No Instagram da Villa Rattan você vai encontrar ambientes inspiradores e cheios de personalidade!