Conheça 5 truques infalíveis para fazer sua área externa parecer maior e inspire-se para começar o seu projeto de decoração!

Você sabia que é possível fazer uma área externa pequena parecer maior do que é com alguns truques de decoração?

Antes de mais nada, é preciso pensar na função que você quer dar ao espaço: área gourmet, cantinho zen, apoio da piscina, área de lazer ou apenas um estar, por exemplo.

As possibilidades são muitas, mas é fundamental pensar no conforto, beleza e usabilidade do local. Esses três fatores precisam andar juntos, principalmente em relação ao mobiliário.

Os móveis de fibra sintética são perfeitos para qualquer ambiente que você deseje montar. Além do design diferenciado com muitas opções de cores, são resistentes às intempéries, garantindo longa vida para sua área de lazer.

Veja agora 5 dicas e truques para fazer sua área externa parecer maior e aumentar ainda mais seu conforto em casa!

1 – Crie níveis na área externa pequena

A maior parte dos quintais são nivelados – e quando são pequenos isso os faz parecerem ainda menores. No entanto, se você criar níveis com ambientes ainda que apenas ligeiramente diferentes você estará dando movimento ao espaço.

Fazer isso é simples. Basta fazer um pátio mais baixo do que o restante do jardim ou elevar o piso na área de cocção, por exemplo.

Outra boa ideia é fazer degraus ao longo do terreno livre, sendo o mais alto próximo ao muro dos fundos e o mais baixo próximo à casa.

Duas formas bem fáceis de produzir esses níveis são pequenas lajes ou com deck de madeira.

A parte mais alta pode ser composta por um pergolado gourmet, com balcão com banquetas, uma mesa com tampo de madeira e cadeiras de fibra sintética.

Já na parte mais baixa pode ser um estar com poltronas, sofá e espreguiçadeira de fibra sintética, cercado por vasos com plantas e um fogo de chão para os dias frios.

2 – Planeje caminhos longos

É importante traçar caminhos para pontos de destino. Eles podem ser de pedras, cimento, deck de madeira, tijolos ou até mesmo dormentes, para quem gosta de um visual mais rústico.

No entanto, um truque para deixar a área externa pequena esteticamente maior é criar uma ilusão de ótica com caminhos longos.

Ao fazer com que um mesmo caminho dê a volta por vários pontos do espaço, o percurso alongado cria uma sensação de profundidade.

3 – Forme espaços bem definidos

Mesmo que você não faça níveis diferentes no quintal, a área externa pequena vai parecer maior se você criar espaços diferenciados – e bem definidos.

Nesse truque de decoração, a dica é montar nichos: uma área de jantar ao ar livre com mesa e cadeiras de fibra sintética bem demarcada por um varal de lâmpadas, por exemplo.

Outra ideia charmosa é criar um cantinho do churrasco com mesas e cadeiras em estilo ou cor diferente do espaço de estar.

Assim você demarca sutilmente cada ambiente com bom gosto e estilo, e cria a sensação de vários espaços em um só.

4 – Use plantas em tamanhos diferentes

As plantas são sempre bem-vindas, seja qual for o tamanho da sua área de lazer. Elas dão sensação de aconchego, embelezam o ambiente, valorizam qualquer estilo de decoração e ainda trazem a natureza para perto, o que é sempre benéfico.

Na área externa pequena o truque é usar plantas de tamanhos diferentes, aumentando a sensação de profundidade. Os muros de alvenaria, por exemplo, tornam o espaço esteticamente duro, frio e chapado.

Por isso, eles são um bom lugar para receber plantas, sempre as mais altas por trás e as menores e mais volumosas na frente. Procure usar espécies com diferentes texturas e tonalidades de verde.

Aproveite para levar cor aos móveis, deixando o ambiente mais alegre. Dê preferência aos tons claros, que sempre ampliam visualmente o espaço. A dica, então, é apostar em tons neutros com toques coloridos, como sofá e poltronas bege e um seat garden colorido, por exemplo.

5 – Saiba investir nos móveis certos

Também é muito importante saber investir nos móveis certos. Há vários pontos que devem ser considerados nesse sentido:

 

  • Tamanho

O tamanho dos móveis deve ser proporcional ao espaço. Assim, se você colocar móveis muito grandes na área externa pequena ela vai parecer menor ainda.

Não esqueça que a mobília precisa ser bonita, confortável e adequada ao local, mantendo uma área livre para a circulação das pessoas. Uma boa opção pode ser deixar sofás e mesas de jantar de lado e usar apenas poltronas, cadeiras, seat garden e mesas laterais e de centro para apoio.

  • Estrutura

Espaços reduzidos também parecem menores com móveis pesados, como os de madeira. O ideal é que tenham estrutura leve, como o alumínio.

Além de altamente resistente às intempéries, o alumínio ainda tem a vantagem de poder receber pintura eletrostática de qualquer cor. Com isso, você ganha muito mais flexibilidade na decoração.

A leveza também deve estar presente nos demais elementos da mobília. Tramas leves, porém resistentes e confortáveis, são ideais para espaços pequenos porque dão uma sensação mais arejada ao ambiente.

É o caso da fibra sintética, que pode ser encontrada em diversas tramas e cores. A tendência de corda náutica e tricô náutico, por exemplo, fica ainda mais bonita com pé conificado, um ícone do design que também empresta mais leveza ao ambiente.

 

  • Durabilidade

Ninguém decora uma área externa pequena ou grande já pensando em quando vai ter que substituir tudo de novo. Por isso, pensar na durabilidade dos móveis para a área de lazer é fundamental.

Os móveis de fibra sintética são os mais indicados, porque resistem bem ao sol e à chuva. Assim, eles podem ficar ao ar livre sem problema, já que recebem tratamento especial garantindo a sua durabilidade.

A certeza é tão grande da sua durabilidade que na Villa Rattan os móveis de fibra sintética têm garantia de 3 anos.

Quer conferir e se inspirar para fazer o projeto da sua área externa pequena?

Visite a loja online da Villa Rattan, confira o nosso Instagram e continue recebendo dicas semanais pelo nosso Blog!