Tudo pronto para o verão? Quase, afinal essa é a hora de dar aquela renovada na casa de praia. Veja como dar mais beleza e praticidade aos ambientes!

Feche os olhos e deixe-se levar para a casa de praia dos seus sonhos. Aquela em que o tempo passa devagar, com a tranquilidade gostosa de quem se estira na espreguiçadeira.

Na varanda, a poltrona suspensa embala o corpo com suavidade enquanto o sol acaricia a pele e o cheirinho de mar dá um toque especial aos dias.

Mudar de ares é a receita para arejar a mente e recarregar as energias e a casa de praia é o reduto perfeito para se isolar do mundo e esquecer os problemas do trabalho.

E não vai ser lá que você vai querer complicação. Afinal, a casa de veraneio é feita para ser curtida, não para dar trabalho. Veja essas dicas para deixá-la mais convidativa e prática para apreciar ainda mais seus dias de folga no verão!

1 – Use móveis artesanais na casa de praia

Os móveis artesanais são uma grande tendência graças à sua associação entre o rústico e o sofisticado. Atualmente a decoração vive o auge das misturas e da valorização do trabalho manual que torna cada peça única em tramas e texturas.

Este tipo de móvel leva mais personalização à casa de praia ao mesmo tempo em que dá aos ambientes uma descontração elegante, que favorece o clima de relaxamento.

2 – Integre as áreas sociais

A casa de conceito aberto é outra forte tendência para as residências no litoral. A integração das áreas sociais internas e externas deve seguir uma harmonia na decoração com móveis que transitem bem tanto na área externa quanto nos ambientes internos.

Procure dar uma identidade visual ao projeto como um todo, destacando cores pontuais de acordo com o ambiente.

Os móveis de fibra sintética, por exemplo, ficam perfeito dentro ou fora de casa, em varandas, pergolados e decks, tanto quanto em salas, quartos e home theaters.

É o caso, por exemplo, das poltronas BelémAthenas, Veneza e Califórnia: apesar de serem modelos diferentes, as quatro são artesanais, têm design de luxo e são produzidas em alumínio com pintura eletrostática, trama de fibra sintética e tecido náutico.

Dessa forma, são perfeitas para a casa de praia, podendo ficar tanto ao ar livre quanto na sala de estar.

3 – Crie pontos estratégicos para evitar bagunça

Já reparou na quantidade cada vez maior de objetos que carregamos conosco? São celulares, carregadores, óculos escuros, chaves do carro, casacos, bolsas – sem falar, é claro, na máscara e no álcool gel.

Como ninguém quer se preocupar com nada na casa de praia, é fácil ir chegando de deixando cada coisa em um lugar diferente, aleatório – e formando a bagunça.

Espalhe móveis criando pontos estratégicos especialmente para isso, como aparadores, mesas laterais, puffs, e pequenos e charmosos bancos.

Assim você estará incentivando o hábito de deixar os pertences pessoais em locais específicos, evitando a desordem.

4 – Detalhes dão leveza aos ambientes

Preste atenção aos detalhes na hora de escolher os móveis da casa de praia. São eles que podem fazer toda diferença entre uma decoração leve e alto astral, e uma pesada e carregada.

  • Saiba escolher o tipo de trama – Uma das vantagens da fibra sintética e a grande variedade de tramas e texturas, então jogue com elas de acordo com os ambientes. As tramas mais largas e abertas tendem a ter um perfil mais descontraído, já as mais fechadas dão mais sensação de formalidade;
  • Cuidado com os acabamentos. A pátina ferrugem reproduz o efeito do aço corten, dando sofisticação ao alumínio. Já a pintura eletrostática é considerada a ideal para ambientes externos, por sua alta durabilidade e versatilidade de cores;
  • Atenção ao material dos móveis. Eles devem ser resistentes às intempéries e fáceis de limpar, como a fibra sintética. Assim você ganha muito mais vida útil e menos trabalho, valorizando seu investimento;
  • Pés conificados não são um ícone do design à toa. O design dos móveis é mais suave, dando mais leveza às peças e criando um diferencial estético nos móveis de fibra sintética.

5 – Dê mais alegria à casa de praia através das cores

As cores influenciam no humor das pessoas, por isso use-as para garantir um clima sempre alegre na sua casa de praia.

Então, se na cidade a parcimônia nas cores é a palavra-chave para não enjoar da decoração, na casa de veraneio é a hora de ousar.

Use as cores para criar ambientes alegres e extrovertidos, e as cores sólidas são ótimas para isso. Aproveite a facilidade de personalização da fibra sintética e da pintura eletrostática e faça suas próprias criações.

A poltrona Ilhéus, por exemplo, pode ser produzida em bordô, verde musgo e vermelho pimenta, por exemplo, além dos tons neutros camurça, chumbo, ferrugem e preto.

Para não errar, a dica é espalhar pontos de cor pela área de lazer através de seat garden, chaises, banquetas da área gourmet e cadeiras, como a Juréia.

6 – Use peças versáteis e multifuncionais

 A decoração da casa de praia deve atender a todas as necessidades, mas sem entulhar os espaços. Para isso, além de móveis que podem transitar entre ambientes internos e externos, use também peças que podem ter várias funções.

Essa versatilidade ajuda você a ter uma área externa mais criativa e cômodos em geral com mais possibilidades de decoração.

Por exemplo, se você tiver piscina com prainha, escolha banquetas e cadeiras para a área gourmet ou cozinha que possam entrar na água.

Assim você poder criar um charmoso bistrozinho molhado sempre que quiser. Um bom exemplo para isso são a cadeira Jureia e a banqueta Mali com as mesas Guatemala.

Outra ideia é decorar com seat garden. Além de ser uma ótima forma de espalhar pontos de cor pela casa, eles servem tanto de assentos como de apoio, até mesmo para os pés.

Não esqueça também dos ombrelones. Além de protegerem contra o sol, também podem ser uma ótima opção para a noite ao ar livre, barrando um pouco do sereno.

O mesmo vale a espreguiçadeira. Além de propiciar ótimas horas sob o sol da manhã, também são uma delícia para relaxar lendo à tardinha ou ainda degustar um vinho sob as estrelas.

Viu como pode ser fácil deixar sua casa de praia mais bonita e prática? Se quiser mais ideias, inspiração é o que não falta.

Confira muitas outras no Instagram da Villa Rattan e continue acompanhando os conteúdos do Blog para receber sempre novidades incríveis!