O que não pode faltar na sacada de apartamento

Nada como relaxar ao ar livre, concorda? Veja como decorar sua sacada de apartamento e ter um ambiente gostoso e funcional o tempo inteiro!

Para muita gente, as sacadas de apartamento são a única área livre privativa disponível. E não é à toa que foram a salvação de várias famílias nos tempos de isolamento social.

Ficar ao ar livre é o melhor remédio para reduzir o estresse e a ansiedade – além de, de quebra, ainda permitir a interação com a vizinhança. Por isso, manter o espaço bonito e funcional se tornou um imperativo para ter mais qualidade de vida.

Claro que os tamanhos variam bastante, mas ter um ambiente organizado é fundamental para ter a merecida sensação de relaxamento. O ideal é criar um local que possa ser utilizado dia e noite – e que permaneça pronto para ser usado a qualquer momento.

Assim, alguns elementos não devem faltar na sacada de apartamento para aumentar ao máximo seu conforto e funcionalidade. A escolha dos móveis, por exemplo, é um dos pontos mais importantes. Para evitar o leva-e-traz das peças e o desgaste por ficar ao tempo, devem ser resistentes às intempéries sem abrir mão da beleza e do conforto.

Então se você pensou nos móveis de fibra sintética, acertou em cheio. Veja como eles podem ajudar a montar a sacada de apartamento perfeita e o que mais colocar no local.

 

 

Planejamento: essencial para aproveitar mais a sacada de apartamento

Planejar o espaço é essencial para aproveitar ao máximo a sacada de apartamento. Afinal, é dependendo da função pretendida que você vai guiar a escolha dos móveis.

Então imagine o que você quer: um espaço gourmet, um estar para receber os amigos ou só um cantinho para descanso? A partir daí pense na montagem básica, que deve ser ampliada conforme a área disponível.

 

 

Área gourmetMesa de refeições com cadeiras ou bistrô com banquetas. Quando o espaço é muito pequeno, uma boa ideia é criar uma pequena bancada em uma das paredes e colocar seat garden ou banquetas mesmo. Cervejeira e cooktop ou churrasqueirinha elétrica. Estes acessórios são encontrados e diversos tamanhos e modelos, e são bastante versáteis e funcionais.

 

 

EstarSofá com poltronas e mesinhas de centro e laterais. É importante ter apoios para copos e pratos de petiscos. Um jardim vertical sempre deixa o espaço ainda mais agradável e fresquinho. Para barrar o excesso de sol, nada como um bonito ombrelone.

 

 

Descanso – Nada como uma chaise redonda ou poltrona suspensa para relaxar o corpo e deixar o tempo passar. Combine ambas se tiver espaço, assim como poltronas bem fartas e confortáveis, como a Coimbra. Uma boa dica é forrar o piso com deck modular de madeira, deixando o ambiente mais aconchegante.

 

 

Móveis compatíveis com o tamanho

Depois de definir o objetivo, é importante escolher móveis compatíveis com o tamanho da sacada de apartamento. O local precisa ser funcional, mas também confortável. Isso significa que é preciso deixar espaço para a circulação das pessoas. Assim, mesmo o básico precisa ser adequado às metragens.

Os móveis de fibra sintética oferecem uma quantidade imensa de opções para todos os tamanhos. Nas sacadas de apartamento pequenas, por exemplo, puffs e seat garden são ótimas soluções. Mas também há poltronas menos robustas, que se adequam melhor a espaços reduzidos, como os modelos Riviera e Michigan em corda náutica.

Nas sacadas médias, as chaises ficam perfeitas. O modelo Istambul, por exemplo, já vem com mesa lateral integrada e banco destacável, dando mais versatilidade à peça.

Já se o espaço for generoso, não há limites para os ambientes que você pode criar. Lembre-se apenas de manter uma harmonia com a decoração interna do apartamento, aumentando a sensação de unidade.

A dica é ter móveis de fibra sintética em ambientes internos e externos, assim você pode intercambiar para renovar o visual de tempos em tempos.

 

 

Personalidade na decoração

Seja qual for a função da sua sacada de apartamento o importante é que reflita o estilo de vida dos moradores. É sempre bom pesquisar tendências, mas evite simplesmente copiar o que vê por aí. Use os ambientes prontos de forma inspiradora para dar sua própria personalidade à decoração.

As cores são muito importantes nesse processo. Dos ambientes neutros ou monocromáticos aos coloridos, pense no astral que você quer para o ambiente, a mensagem que deve ser transmitida. Sempre em harmonia com o restante do décor, claro.

Os móveis de fibra sintética oferecem uma ótima variedade de cores, por isso é mais fácil criar ambientes personalizados com eles. E você não precisa ter medo de errar para apostar em tons mais fortes, como o turquesa, laranja ou azul, por exemplo.

Veja algumas dicas:

  • Escolha uma cor entre as utilizadas na decoração dos cômodos internos e use na sacada de apartamento sobre uma base neutra. Pode ser nas banquetas, nas cadeiras ou nos seat garden. Ou mesmo em uma única peça, como o sofá ou chaise;
  • Use uma ou duas cores principais da decoração interna em tecidos, como mantas, almofadas e tapete. Outra opção é em objetos decorativos ou louças. O importante é que haja pelo menos um tom de ligação;
  • Opte por cores complementares, ou seja, aquelas que apresentam maior contraste entre si e são opostas no círculo cromático. São usadas quando a ideia é criar um ambiente cheio de energia e personalidade;
  • Use cores análogas, aquelas que estão dispostas bem próximas umas das outras no círculo cromático porque compartilham uma mesma cor básica. São usadas para dar sensação de jovialidade e sofisticação.

E não esqueça: é muito importante que os móveis possam ficar ao ar livre, expostos ao sol e à chuva. Os móveis de fibra sintética são 100% resistentes às intempéries, já os de corda náutica ou tricô náutico precisam apenas ficar a maior parte do tempo à sombra.

Venha conhecer os móveis de fibra sintética da Villa Rattan e se encantar com as possibilidades de decoração!

Agora que você já sabe o que não pode faltar na sacada de apartamento, que tal descobrir como a decoração influencia no nosso comportamento?