Sabia que o nosso comportamento também é influenciado pela decoração? Veja os cuidados que você deve tomar para evitar estresse e ansiedade!

Nunca o foco na casa esteve tão grande quanto durante a pandemia. Mesmo quando esses tempos incertos tiverem virado história, seu legado deverá permanecer: o lar repensado, mais valorizado e multifuncional, um lugar para todas as horas do dia. Por isso, entender a forma como a decoração influencia nosso comportamento passou a ser tão importante.

Há tempos se sabe que as cores influenciam nossas emoções. Entretanto, além delas, o aspecto do ambiente também pode levar ao relaxamento ou à tensão, gerar energia e produtividade ou dor de cabeça.

Não é uma questão de estilo, nem de gosto. Não há regra para as preferências pessoais, mas criar um ambiente harmonioso é fundamental.

Assim como escolhemos roupas que nos deixam confortáveis, que nos agradam ao toque da pele e aos olhos no espelho, a decoração também deve refletir o conforto do corpo e da alma.

Por isso, os detalhes importam tanto: texturas, cores, disposição dos móveis, qualidade das peças e beleza das peças. Estas são algumas razões por que é tão importante decorar aos poucos, com calma, tendo segurança em cada decisão.

Além de escolher elementos que sejam condizentes à nossa forma de ver e sentir o mundo, com nossos gostos e hábitos, é interessante considerar alguns fatores que podem influenciar no nosso comportamento. Conheça algumas delas.

De olho nas cores da decoração e sua influência no comportamento

Os tons neutros são ideais para quem tem medo de errar, mas em demasia pode tornar o ambiente monótono e cansativo – assim como a decoração monocromática.

Por outro lado, uma decoração colorida lembra modernidade, vitalidade e alegria. Seu excesso, no entanto, torna o ambiente poluído e mentalmente desgastante, mesmo quando são móveis e itens bonitos e de qualidade.

O excesso de cores deixa o espaço sobrecarregado, fazendo com que a mente esteja sempre em estado de alerta, trabalhando mais do que o necessário para compreender tudo o que está vendo. Assim, a dica é equilibrar a decoração criando uma base neutra para pontos de cor.

De um modo geral, no entanto, use a decoração mais colorida em ambientes que precisam despertar a atenção, manter as mentes atentas e produtivas, como estúdios e escritórios de criação.

Já espaços em que a mente e o corpo devem ficar mais relaxados, como áreas de lazer e quartos, o melhor é optar por tons mais calmos e claros, apenas com pontos de cor para quebrar a monotonia, como puffs, poltronas e seat garden.

Se a ideia é levar ao relaxamento, opte por tons claros e relaxantes, mesmo se quiser fugir dos neutros clássicos, como branco, gelo e bege. Bons exemplos são o tom cinza azulado a corda náutica da poltrona Michigan, o marsala da fibra sintética do seat garden em trama balaiada e o prata na corda náutica da banqueta Roma.

Ambientes desorganizados ou muito cheios podem levar ao estresse

A decoração também é uma questão de inteligência emocional. Vemos o mundo através dos nossos 5 sentidos, por isso cheiros, sons, gostos, toques e imagens interferem diretamente no nosso humor.

A bagunça, o excesso de elementos e a desorganização dos móveis podem afetar a forma como desempenhamos as funções no dia a dia, comprometendo a qualidade de vida.

Esse excesso de coisas gera certa tensão e até irritação. Estes estímulos negativos podem ser evitados escolhendo móveis funcionais e com dimensões apropriadas ao tamanho do espaço.

Reduza também o excesso de informação nos ambientes e de obstáculos no campo visual e deixe os caminhos mais livres para ter uma circulação fácil e ágil.

Procure criar uma harmonia de elementos 

Muitas cores e muitos materiais diferentes despertam sentimentos negativos, como estresse e ansiedade. Procure criar uma harmonia entre os elementos, com móveis que levem conforto e segurança, como os de fibra sintética.

Além de extremamente confortáveis, os móveis de fibra sintética são muito duráveis e bonitos, e como são resistentes às intempéries, podem ser usados em ambientes internos ou na área externa.

Com isso a decoração ganha mais versatilidade, permitindo um intercâmbio de peças que permite que a casa esteja sempre sendo renovada sem desperdício.

Por estas características, o móvel de fibra sintética cria uma sensação de pertencimento, resistência, beleza e qualidade que interfere positivamente na inteligência emocional.

Saiba usar a tonalidade certa de iluminação para cada ambiente

 

A iluminação dos ambientes também influencia no comportamento e deve estar prevista no projeto de decoração. A luz natural é importante para criar um ambiente saudável e favorável ao descanso, principalmente investindo em uma paleta de cores mais delicada.

Já depois que o sol se põe, toda a decoração é influenciada diretamente pela iluminação artificial, assim como as nossas sensações. A escolha da tonalidade das lâmpadas pode melhorar ou arruinar um ambiente.

Luzes em tom quente, conhecidas como “amarelas”, promovem maior sensação de conforto e aconchego. É ideal para áreas de lazer, que prezam pela tranquilidade, e para locais em geral para conversar, assistir TV, degustar vinhos e petiscos, etc.

Já as luzes frias ou “brancas”, despertam a mente e deixam os sentidos mais ligados. Por isso geralmente são utilizadas em áreas de serviço e de cocção, ou mesmo no home office.

Neste caso, entretanto, é preciso considerar a temperatura. A luz de LED fria com 6500 K é a mais indicada para ambientes de trabalho, por estimular a concentração.

Mas atenção, porque se o seu home office ficar algum cantinho do quarto ou da sala, por exemplo, a luz fria pode atrapalhar a utilização do espaço em outros momentos, como receber visitas ou relaxar.

A escolha dos móveis também impacta o humor no dia a dia

A escolha dos móveis também influencia no nosso comportamento – e não apenas pela parte estética. A beleza e o conforto são essenciais, mas ter a certeza de que fez o investimento certo em relação à qualidade e durabilidade das peças também aumenta a sensação de tranquilidade.

Os móveis de fibra sintética da Villa Rattan, por exemplo, têm 3 anos de garantia, uma das maiores do mercado, porque a empresa acredita no que produz.

Além disso, cada peça só é produzida a partir do pedido fechado do cliente, ou seja, cada móvel é produzido especialmente para você e com as características que você escolher.

Assim você tem muito mais segurança na escolha e a certeza de estar fazendo um excelente investimento.

Venha conhecer todas as ofertas da loja online da Villa Rattan e inspire-se nos ambientes decorados maravilhosos no nosso Instagram!