As mesas são importantes peças decorativas e funcionais na área externa, mas também podem ser um coringa. Veja 6 tipos delas e escolhas as suas!

As mesas são assunto muito sério, principalmente quando o assunto é a decoração da área externa.

Entre tendências, gostos pessoais e as novidades do setor, os tipos de mesas atendem aos mais variados usos – e, acredite ou não, praticamente todos eles são super importantes na área de lazer.

Afinal, longe serem apenas palco das refeições tradicionais, são elas que abrigam conversas animadas banhadas a uma bebida bem gelada, que servem de palco para encontros íntimos à luz de velas na beira piscina, que deixam à mão aqueles petiscos saborosos na reunião da turma ou que até apoiam bolsas, óculos e celulares.

Por isso, os mais diferentes tipos de mesa podem – e devem – conviver harmonicamente no mesmo espaço. Veja quais são e como usá-los na sua área externa!

1 – Mesas para a área externa: para refeições retangular

A mesa para refeições na área externa está cada vez mais valorizada e hoje é considerada indispensável, seja na área gourmet, seja no cantinho do churrasco. Afinal, a pandemia veio consolidar a vida ao ar livre como a opção mais saudável para os encontros em família.

Este tipo de mesa é especialmente interessante para famílias grandes ou quando há um número razoável de convidados seja para um brunch, almoço, jantar ou comemorações em geral, como aniversários.

O trunfo desse modelo é manter mais pessoas unidas na hora da refeição, mas também é versátil, podendo fazer a função de buffet no caso das refeições “à americana”, por exemplo”.

Por isso, é sempre interessante ter uma mesa retangular para seis ou oito lugares na sua área externa.

2 – Mesa redonda

Assim como a mesa de refeições retangular, a mesa redonda também é um coringa na área externa. Em uma área de lazer pequena, por exemplo, ela pode servir para as refeições no lugar da retangular, que ocupa mais espaço.

No entanto, ela pode ter muitas outras funções na área de lazer, como oferecer abrigo debaixo de um ombrelone à beira da piscina, por exemplo, ou reunir as pessoas para um drink durante a tarde.

Uma vantagem é que algumas podem ter um tampo extra giratório, que oferece mais conforto aos usuários para pegar petiscos, churrascos ou os queijos em uma noite de queijos e vinhos.

Outra vantagem da mesa redonda na área de lazer é a possibilidade de se transformar em uma mesa de carteado: basta colocar uma toalha de feltro verde folha para o pessoal não ver o tempo passar jogando buraco, por exemplo.

3 – Mesa bistrô

Ela pode ser quadrada ou redonda e é caracterizada ser mais alta do que as demais, sendo usada com charmosas banquetas altas. Suas dimensões também costumam ser reduzidas, já que, tradicionalmente, são feitas apenas para servir de apoio para copos e pequenos petiscos.

Inspiradas nos famosos bistrôs franceses, as mesas bistrôs são perfeitas para formar cantinhos destacados na área de lazer, seja no espaço da piscina ou na área gourmet, onde são mais comumente usadas como apoio ao balcão.

A mesa bistrô é ainda uma excelente opção para áreas de lazer, sacadas e varandas pequenas por causa do seu tamanho reduzido.

De um modo geral, o modelo tende a incentivar a interação das pessoas e conversas mais intimistas devido à proximidade que as pessoas ficam ao seu redor.

4 – Mesa de centro

Se a sua área externa tem um ambiente de estar, a mesa de centro é indispensável. O modelo completa a harmonia de sofás e poltronas, oferece um apoio charmoso para todos os que estão ao redor e também serve para apoiar enfeites, bebidas e petiscos.

Além de funcional, a mesa de centro é um suporte à decoração da área externa, ficando perfeita nos ambientes de estar de projetos rooftop, pergolados de madeira, salas de TV e varandas da fachada por exemplo.

5 – Mesas laterais

O ideal é que, assim como nos ambientes internos, na área externa haja pelo menos uma superfície de apoio para cada assento. Por isso, as mesas laterais são tão usadas na decoração, porque se encaixam em praticamente todas as situações.

Assim, elas podem ser usadas como apoios complementares não apenas às mesas de centro e ao sofá do estar, mas também às mesas de refeições, às espreguiçadeiras da piscina e aos conjuntos do deck, por exemplo.

Uma vantagem é que a mesa lateral também pode ser usada como suporte de objetos, como vasos de plantas, luminárias e abajures, obras de arte, lanternas marroquinas com velas, notebooks, etc.

Portanto, é bastante estratégico ter sempre uma ou mais mesas laterais espalhadas pelo ambiente, já que incrementam a decoração da área de lazer e podem mudar de função a qualquer momento.

6 – Seat garden

Não são exatamente mesas, mas são cada vez mais usados nas áreas externas como apoios, da mesma forma que as mesas laterais. Assim, o seat garden tanto serve como um assento extra como um suporte lateral na área de lazer.

Os de fibra sintética são especialmente interessantes porque, além da beleza do material, ampliam ainda mais seu perfil de coringa na decoração, levando cor e um toque de exotismo ao ambiente.

Como escolher suas mesas para a área de lazer

O princípio básico é seguir a linha decorativa do restante da casa, mas há outros pontos que devem ser considerados:

 

  • Escolha do material

 

Áreas externas pedem materiais resistentes às intempéries, mesmo se não ficarem diretamente sob o céu aberto.

Ainda que fiquem sob cobertura, há sempre uma boa quantidade de umidade trazida pelo solo, vento ou mesmo pela chuva de vento que pode prejudicar os móveis.

Nesse caso, os mais resistentes, sofisticados e flexíveis são os móveis de fibra sintética e alumínio.

 

  • Cuidado com a qualidade

Por outro lado, não basta ser de fibra sintética, é preciso que haja qualidade comprovada na sua produção. Há uma variedade muito grande de fornecedores no mercado, o que pode acabar guiando a sua escolha de forma errada.

Por isso, opte por comprar apenas de empresas especializadas, que não têm medo de dar garantia de seus produtos.

A Villa Rattan, por exemplo, tem mais de duas décadas de marca consolidada no mercado e oferece 3 anos de garantia em todos seus móveis artesanais de fibra sintética e alumínio.

 

  • Aprenda a ser funcional

 

Compre mesas para a área externa de acordo com a sua necessidade real de uso. Não adianta entulhar uma área de lazer de móveis se ela é pequena ou se poucas pessoas realmente utilizam o espaço.

A decoração deve sempre priorizar os hábitos dos moradores, suas preferências e gostos, refletindo a personalidade dos usuários.

Por isso, se poucas pessoas se reúnem para as refeições, mesmo nos finais de semana, utilize o espaço de uma mesa grande retangular de forma mais funcional.

A substituição por uma chaise longue para descanso ou por uma mesa redonda menor pode ser mais útil no dia a dia do espaço.

Quer mais ideias para comprar suas mesas? No Instagram da Villa Rattan você vai se inspirar com as muitas opções de áreas externas decoradas com as mesas que você encontra na nossa loja online!