Veja como criar uma decoração mais dinâmica e interessante sabendo equilibrar móveis e elementos de linhas retas e curvas!

Por mais que as tendências em decoração se revezem, um fator é indispensável para a beleza dos ambientes: o equilíbrio estético. Seja qual for o estilo, é muito importante alternar formas para que o espaço não fique monótono e sem vida.

Parte do segredo para conseguir um local aconchegante e personalizado é saber equilibrar entre linhas retas e curvas. Os móveis de fibra sintética, por exemplo, são objetos de desejo com design diferenciados, oferecendo várias possibilidades para quem quer requinte e bom gosto aliados à durabilidade e praticidade.

O primeiro passo para chegar à combinação perfeita, no entanto, é compreender como linhas e curvas atuam no nosso emocional, despertando sensações diferentes.

Veja como conseguir este equilíbrio no décor e aproveitar ainda mais os móveis de fibra sintética!

Linhas retas ou curvas: como influenciam na decoração

Geralmente quando você se sente cansado de olhar para um mesmo cenário é porque está na hora de tirar a decoração da mesmice. Os ambientes precisam ter fluidez, e o que dá essa sensação de movimento é justamente o equilíbrio entre linhas retas e curvas.

Só que para fazer essa integração funcionar de verdade é preciso entender a sensação que elas transmitem. As linhas retas, por exemplo, são associadas à modernidade, ao minimalismo e até a uma certa frieza e seriedade na decoração.

Já as linhas curvas remetem à feminilidade, ao movimento e à natureza. Então, saber misturar estes conceitos em um só ambiente cria espaços únicos.

Para os olhos treinados de arquitetos e decoradores este é um exercício fácil para compor ambientes personalizados. Mas você pode treinar isso em casa a partir de algumas dicas.

Acessórios ajudam a surpreender na decoração com os móveis de fibra sintética

O primeiro passo é sair do óbvio. Móveis curvos com objetos arredondados ou toda a área de lazer com linhas retas, por exemplo, tende a deixar o visual cansativo.

A dica é usar acessórios que realcem a linha dos móveis de fibra sintética pelo contraste. As chaises longue são uma das grandes tendências para ambientes de estar em geral, internos e externos.

Suas formas arredondadas são um convite ao relaxamento, realçadas pelas tramas de cada modelo, seja a balaiada da Istambul, a espiral da Ilhéus DNA ou a paralela da Ilhéus.

O truque, então, é complementar com um tapete de linhas retas, quadrado ou retangular. O visual ganha personalidade e equilíbrio no décor, mas o inverso também vale.

Assim, um sofá de linhas retas como o Roma, por exemplo, ganha mais suavidade com elementos arredondados ao seu redor. Pode ser também um tapete redondo, mesas laterais ou uma mesa de centro, a Nova Orleans, por exemplo.

Mesa de jantar e cadeiras: faça a combinação perfeita

As mesas de jantar com tampo de madeira de demolição são outra grande tendência, tanto as redondas quanto as retangulares. Aqui, o truque também é investir nos opostos, garantindo um movimento ao visual.

No caso da mesa Moçambique, por exemplo, opte por cadeiras com linhas curvas, como os modelos Ilha Bela e Faro. Já se a escolha for a mesa Canadá, as cadeiras de linhas retas como a linha Monteserrat é uma ótima escolha.

Na área de lazer reta, priorize o equilíbrio no décor

De um modo geral, as áreas de lazer e as varandas tendem a priorizar as linhas retas. Além do formato do próprio espaço do terreno, na maior parte das vezes a piscina é retangular, assim como as áreas cobertas, como o pergolado.

A ideia, então, é suavizar o espaço através das linhas curvas. Os ombrelones, por exemplo, são perfeitos para equilibrar as linhas retas da espreguiçadeira. Por isso, aliás, são uma combinação tão perfeita na piscina.

Outra ideia bacana é espalhar seat garden pela área externa. Além de serem perfeitos para servir de apoio às próprias espreguiçadeiras ou mesmo de assento extra, eles dão vida ao espaço e ainda oferecem pontos de cor para alegrar a decoração.

Por outro lado, nas varandas de apartamento e rooftops o truque está nas poltronas. As suspensas, por exemplo, são sucesso consolidado, oferecendo movimento e beleza com as linhas arredondadas.

Mas também vale apostar nas linhas curvas das poltronas fixas, como a Athenas, Michigan, Porto Alegre e Rio de Janeiro, apenas quatro exemplos de poltronas em fibra sintética de estilos diferentes em linhas curvas.

Brinque com as tramas para evitar monotonia no décor

Outra forma de evitar a monotonia no décor é através das tramas dos móveis de fibra sintética. Assim como o formato da peça, as texturas também influenciam no equilíbrio no décor.

A poltrona Porto, por exemplo, tem trama paralela em um design arredondado. Já o padrão em losango do tricô náutico do modelo Riviera valoriza as linhas curvas. Já na poltrona Belém são os próprios braços em linhas orgânicas que dão movimento ao visual.

E então, viu como pode ser fácil e interessante criar uma decoração mais dinâmica com os móveis de fibra sintética?

Aproveite para descobrir o Lagom, o estilo sueco que está arrasando na decoração!