Descubra 6 truques para nunca mais errar na escolha das cadeiras para a sala de estar e imprimir mais personalidade à decoração!

Escolher as cadeiras para sala de jantar parece tarefa fácil, mas quando se vê a variedade oferecida pelo mercado, é comum ter dúvidas. Combinar ou não com a mesa? Deve levar em conta o restante do décor? Se pensar em ambientes integrados, então, aí mesmo é que o desafio fica maior ainda.

Por outro lado, muita gente vê o móvel apenas por sua funcionalidade, como se fosse só um complemento da decoração. E é aí que mora o pecado, porque as cadeiras para sala de jantar não precisam ser só meras coadjuvantes.

Muito pelo contrário, os modelos certos não só valorizam a decoração, como criam diferenciais estéticos capazes de mudar completamente a percepção do ambiente.

Essa, aliás, é uma grande tendência da decoração moderna: usar as cadeiras como foco de interesse no décor, unindo função, design, beleza, durabilidade e facilidade de limpeza.

Então fique atento a estas dicas e prepare-se para criar ambientes verdadeiramente encantadores e sofisticados!

6 truques para encontrar as melhores cadeiras para sala de jantar

1 – Pense no conforto do dia a dia

Mesmo que você tenha uma área de lazer com espaço gourmet e no final das contas pouco use as cadeiras para sala de jantar, pense que elas devem ser muito confortáveis.

Elas devem seguir os mesmos princípios das cadeiras da área gourmet, porque, da mesma forma, as pessoas estarão compartilhando refeições, conversando, interagindo ao redor das delícias que você oferecer.

E esses momentos praticamente sagrados com a família precisam ser sempre especiais e aconchegantes, por isso as cadeiras para sala de jantar devem ter textura agradável ao toque e formas ergonômicas para descansar o corpo durante as refeições.

2 – Facilidade de limpeza

Um item importante na escolha das cadeiras para a sala de jantar é em relação à facilidade de limpeza. Em um ambiente de cocção ou de refeições, a possibilidade de queda de alimentos e bebidas está sempre presente – em maior ou menor grau, de acordo com o uso do espaço, claro, mas ela existe.

Vinhos, molhos e gorduras, especialmente, costumam ser os mais problemáticos por mancharem com facilidade, mas há uma infinidade de substâncias que podem macular irremediavelmente a aparência dos móveis.

Por isso, o ideal é que as cadeiras para sala de jantar sejam resistentes à umidade e aos líquidos, e também fáceis de limpar.

As cadeiras de fibra sintética, por sua vez, são resistentes à água – mesmo a clorada – podendo ser totalmente lavadas em água corrente, facilitando o processo de limpeza.

3 – Apostar em modelos diferentes está em alta

Para quem quer um visual bem moderno e ainda mais personalizado, apostar em modelos diferentes em torno da mesma mesa é uma forte tendência.

O conjunto, no entanto, deve ser harmonioso. Para isso, a dica é buscar um elemento em comum a todas as cadeiras para sala de jantar: pode ser a cor, o modelo, o estilo ou o próprio material, como a fibra sintética.

Como as fibras sintéticas oferecem uma grande variedade de cores, é possível diversificar o mood da decoração criando uma paleta própria para o ambiente, sempre em consonância com o restante da casa.

Assim, você pode apostar em tons complementares ou opostas, criar uma paleta baseada em tons terrosos, ou ainda nuances de uma mesma cor.

4 – Intercale às cadeiras para sala de jantar com bancos

Outra forma bastante interessante de dar movimento e flexibilidade é intercalando bancos às cadeiras para sala de jantar.

Essa é uma estratégia ideal para quem gosta de ambientes mais descontraídos e informais, sempre, no entanto, tendo o cuidado de manter uma harmonia entre as peças.

Dessa forma, a dica é intercalar cadeiras de fibra sintética com seat gardens ou puffs, por exemplo.

Há vários modelos de seat garden, como os com tampo em peroba rosa de demolição, com base de alumínio em pátina ferrugem, e em trama balaiada fina ou normal.

Outro ponto a favor para esta composição é a possibilidade de manejar puffs e seat garden para outros pontos da casa quando a sala de jantar estiver ociosa, conforme a necessidade na área de lazer, por exemplo.

Então, quando for escolher as cadeiras para a sala de jantar, já pense nessa possibilidade para dar um toque especial ao ambiente.

5 – Beleza e harmonização com o restante da casa

Mesa e cadeiras para a sala de jantar devem combinar, mas não precisam ser iguaizinhas para não engessar a decoração.

Mesas de pés de alumínio e tampos de madeira de demolição, como a Moçambique ou a Canadá com prato giratório, por exemplo, ficam maravilhosas com as cadeiras de fibra sintética, em um mix de materiais que enriquece o décor.

Claro que a harmonização com a decoração do restante da casa é fundamental, mas há modelos de cadeiras de fibra sintética nos mais variados estilos.

E não se contente com “mais do mesmo”: busque sempre modelos com diferenciais estéticos, seja pelo design, seja pela trama da fibra sintética, seja pelo acabamento.

Lembre-se de que fugir dos móveis produzidos em grande escala é fundamental para imprimir originalidade à decoração.

6 – Invista em móveis de luxo artesanais

Difícil encontrar todas essas qualidades em uma mesma peça? Não quando estamos falando de móveis de luxo de fibra sintética. Estes artigos artesanais trazem um alto valor agregado pela qualidade de sua produção exclusiva para cada cliente, como é o caso dos modelos da Villa Rattan.

Aqui é o cliente que escolhe a cor da fibra sintética, a cor do acabamento da estrutura de alumínio em pintura eletrostática ou pátina ferrugem e do tecido náutico.

Cada peça só é produzida após a finalização do pedido, feita especialmente para cada cliente. Assim fica muito mais fácil personalizar cada projeto e receber exatamente as cadeiras para sala de jantar que você tinha em mente, sem surpresas.

Não é à toa que os móveis de fibra sintética têm uma das maiores garantias do mercado. São 3 anos de garantia de fábrica, mas vários clientes têm peças perfeitas mesmo após mais de 10 anos de uso.

E não deixe seu conforto de lado: aqui você encontra um guia definitivo para comprar móveis online com toda segurança!

Então, se você faz questão de móveis de fibra sintética de qualidade e design, aproveite para dar uma olhada no Instagram da Villa Rattan e se inspirar nos nossos ambientes decorados!

Deixe uma resposta