Já conhece a beleza e a sofisticação dos projetos rooftop? Veja como fazer uma decoração personalizada e funcional para a área de lazer nas alturas!

Na hora de construir ou reformar, os projetos rooftop ganham cada vez mais espaço. Casas e apartamentos podem aproveitar a cobertura transformando a laje em uma área de lazer cheia de charme e estilo.

Os projetos rooftop são uma tendência internacional, que, literalmente, elevam o conforto às alturas. Em meio ao caos das cidades ou na tranquilidade fora dos grandes centros, a laje se transforma em uma ilha de sossego e paz com uma vista incrível.

Se você tem um espaço que permite apreciar o mundo do alto, descubra agora tudo o que você precisa para montar essa área de lazer privilegiada a céu aberto!

Desconstrua o ambiente para idealizar seu rooftop

O primeiro passo é remover tudo o que já existir no espaço: cadeiras, mesas, móveis ou objetos. Deixe a área totalmente livre para ter uma ideia exata do local.

Agora deixe-se ficar por alguns minutos apenas apreciando a paisagem. Descubra qual o ângulo que mais gosta: ali será o ponto central da sua decoração.

O próximo passo é pensar nas atividades que gostaria de fazer no local. Apenas uma área de estar? Um lugar para refeições gostosas com a família, com churrasqueira ou espaço gourmet? Um local de leitura ou um espaço para apreciar o por do sol e se deixar ficar sem planejamento? Quem sabe um home theaters ao ar livre?

Pense nos móveis que vão dar conforto ao espaço

Duas coisas são fundamentais em uma área de lazer: móveis confortáveis e uma área de sombra.

Assim, os móveis também são parte essencial de qualquer projeto rooftop. Apesar de os grandes protagonistas serem a paisagem ao redor e o céu aberto, é preciso ter conforto para aproveitar as horas de lazer.

No entanto, é preciso pensar também na durabilidade, especialmente porque ficarão ao ar livre.

Por isso, é preciso que os móveis do rooftop consigam reunir três características indispensáveis: conforto, beleza e resistência às intempéries.

Nesse caso, os móveis de fibra sintética são os mais indicados. Além de extremamente confortáveis, são fabricados com estrutura de alumínio e levam acabamento de pintura eletrostática, considerada perfeita para esse tipo de ambiente.

Por outro lado, além de resistirem ao sol e à chuva, também são encontrados em diversos modelos, atendendo a todas necessidades do projeto rooftop, seja qual for o estilo da decoração.

Comece a criar o projeto de decoração

Essa é a hora de imaginar cada coisa em seu lugar. É muito importante que o projeto rooftop inclua opções diversificadas para o seu bem estar e a área de lazer possa ser aproveitada o máximo possível.

  • Sofás e poltronas

Um projeto rooftop pressupõe a apreciação da vista, por isso o conforto é fundamental. Inclua no seu projeto pelo menos uma composição de sofá e poltrona, criando um recanto mais íntimo e aconchegante.

Uma dica é que essa composição fique de frente para o horizonte que tiver a vista mais bonita ou a que você mais gosta. Nos dias mais frios de inverno, espalhe mantas, almofadas e até cobertores para que o ambiente fique ainda mais gostoso e funcional.

Não esqueça que esses móveis também devem ser de fibra sintética, já que ficarão expostos ao tempo.

  • Áreas de sombra

O ideal é que o rooftop tenha pelo uma área de sombra, que deve ficar nesse ambiente mais íntimo, por exemplo. Uma boa opção são os ombrelones, que dão um charme especial ao ambiente. 

Uma vantagem do acessório é que ele pode ser movimentado conforme a direção do sol ao longo do dia. Há vários formatos e tamanhos, mas quanto mais generosa a sombra, mais agradável o estar. À noite o ombrelone também pode ser utilizado para proteger do excesso de sereno.

Também é interessante criar áreas de sombra funcionais no projeto rooftop, principalmente se ele incluir uma área de cocção, como um espaço gourmet ou uma churrasqueira.

Você pode espalhar outros ombrelones pelo local ou escolher um canto para fazer um pergolado que abrigue um ambiente inteiro, com pia, geladeira, fogão e/ou churrasqueira, por exemplo.

  • Área molha, por que não?

Um rooftop também pode ter uma área molhada, com piscina, spa ou ofurô. No entanto, é sempre bom consultar um engenheiro para ter certeza se a estrutura aguenta, se precisa ser reforçada ou mesmo se não há nenhum impedimento legal e relação a isso.

  • Opções variadas de estar

Um dos charmes de um projeto rooftop é criar ambientes variados de contemplação e convivência em um mesmo espaço. Por isso, o ideal é criar opções variadas de estar para receber os amigos e a família.

Uma boa ideia é colocar uma ou duas mesas com cadeiras em fibra sintética, também protegidas por ombrelone.

Ao lado, espreguiçadeiras oferecem uma forma diferente de relaxamento, tanto para aproveitar o sol da manhã, ler um livro à tardinha ou admirar as estrelas e as luzes da cidade à noite.

  • Home theater ao ar livre

Não abre mão de assistir a um bom filme? Ou quem sabe maratonar as melhores séries em streaming? Seu projeto rooftop também pode incluir um home theaters ao ar livre de forma fácil e sofisticada.

Basta uma tela para projeção em tripé e um projetor HD. Tudo leve e fácil de transportar a qualquer momento. Mas é claro que o conforto é fundamental.

Além das espreguiçadeiras, planeje locais para poltronas bem confortáveis e pelo menos um sofá generoso. A dica é criar vários pontos de apoio com seat garden.

  • Pontos de apoio e plantas

Bonitos, elegantes e altamente funcionais, os seat garden servem tanto como assento extra quanto como mesinhas de apoio para copos e petiscos, livros, acessórios, luminárias, iluminação com velas e equipamentos em geral.

Há vários modelos em fibra sintética que você ainda pode escolher a cor, criando pontos de luz pelo ambiente do rooftop e deixando seu projeto muito mais bonito.

Complete espalhando bastante vasos com plantas variadas, que sejam resistentes ao sol, criando uma atmosfera mais intimista e aproximando a natureza do seu dia a dia.

Com essas dicas você vai ter ganhar uma área de lazer sofisticada e funcional, com o que há de melhor em móveis para área externa. Tudo o que você precisa fazer é adaptar essas ideias ao tamanho da sua cobertura para ter um rooftop de tirar o fôlego!

Quer mais opções de móveis para seu projeto rooftop? Venha conhecer todas as opções da Villa Rattan e descubra como criar uma decoração totalmente personalizada!

 

Deixe uma resposta