Aproveite esse guia e descubra como construir ou reformar sua área de lazer e ter um espaço bonito, prático e funcional em qualquer época do ano!

Estamos em pleno verão, temperaturas altas e, para muita gente, o ritmo ainda é de férias. Mas a verdade é que nem só dias quentes e secos vive uma área de lazer. O espaço, aliás, deve ser composto para abrigar a diversão e o relaxamento o ano inteiro, faça chuva ou sol, faça calor ou frio.

Por isso, decorar a área externa pode não ser uma tarefa muito fácil para quem está mais acostumado a pensar apenas no sol e nos meses de verão.

Na verdade, é preciso ficar atento aos pequenos detalhes, porque são eles que tornam o ambiente perfeito para qualquer estação – e fazem render seu investimento.

Pensando nisso, nós decidimos preparar esse guia completo para fazer da sua área de lazer o espaço mais gostoso e querido da casa, em todos os aspectos.

Confira nossas dicas e mãos à obra!

Saiba aproveitar o espaço para a área de lazer

Não adianta ter uma área externa imensa e não saber o que colocar ou querer colocar tudo o que vê pela frente em uma área de lazer pequena. É preciso planejar sua área de lazer de acordo com o tamanho do espaço disponível.

Nos ambientes maiores é mais fácil investir em diversões variadas, para todas as idades. Mas se a família é pequena e o espaço grande, não gaste à toa com o que não vai usar.

Use móveis para área externa mais generosos: sofás grandes, como o Fernando de Noronha e mesas amplas, como a Moçambique de oito lugares que são sempre úteis. Crie pequenos ambientes variados e preencha os espaços vazios com plantas, em vasos resistentes, como os vasos vietnamitas, e em canteiros.

A dica é pensar nos hábitos reais da família e investir no que vale a pena, como móveis de fibra sintética de qualidade comprovada.

O mesmo vale para espaços reduzidos: não abra mão da qualidade dos móveis para área externa, mas coloque apenas o que faz parte do seu dia a dia. Se a família não gosta de cozinhar, não faz sentido ter um espaço gourmet todo equipado, por exemplo.

Tenha uma área molhada para os dias quentes

Uma área molhada é essencial em qualquer área de lazer brasileira, já que o calor aqui não dá perdão. Ela também vai depender do espaço disponível, do seu planejamento orçamentário e da sua disponibilidade diária.

Pode ser uma piscina ou uma biopiscinas, a grande tendência do momento. Mas se a ideia não é ter um tratador profissional nem curte tratar a água, o hidro-spa pode ser uma boa opção, cujo tamanho é reduzido e o tratamento mais fácil.

Ou ainda um charmoso chuveirão de jardim, entre plantas e decks para deixar o ambiente mais bonito.

Seja como for, não esqueça de ter móveis confortáveis e resistentes por perto, como cadeiras Mali de fibra sintética, mesa Brava e espreguiçadeiras, como o modelo Grossi.

Eles criam um ambiente perfeito para um papo gostoso acompanhado de uma boa cerveja enquanto o pessoal se refresca.

Beleza e funcionalidade devem ser aliadas

Essa é uma questão fundamental: não adianta a área de lazer ser linda e não ser funcional nem prática. Há várias medidas que você pode tomar unir ambas as qualidades no seu espaço.

  • Plantas

Telhados e paredes verdes ou jardins verticais, por exemplo, são bonitos, charmosos, deixam o local mais acolhedor e ainda ajudam a refrescar o ambiente.

Só não esqueça de escolher as espécies certas para as características do lugar, como incidência de sol e vento, e também sua disposição para rega. Não se preocupe, há plantas para todos os tipos de lugares e estilos.

  • Piso

Atenção também ao piso. Como a área de lazer geralmente é uma área externa, geralmente fica exposta ao sol e à chuva em grande parte. Além disso, há ainda a área molhada, que merece especial atenção.

A dica, então, é escolher um piso que agregue valor estético, mas que também seja antiderrapante e atérmico. afinal, segurança e conforto são indispensáveis na área de lazer.

Algumas boas opções são as pedras (como a São Thomé), que são muito duráveis; o deck de madeira, onde o material nobre tem textura super agradável e é belíssimo desde que bem elaborado; o versátil granito, que nesse caso não pode ser polido para não perder a característica antiderrapante; e as cerâmicas, que tem ótimo custo-benefício e são muito bonitas.

  • Móveis

Não dá para falar de área de lazer ou área externa sem falar da importância da escolha dos móveis. Afinal, são eles que dão o tom da decoração e também os maiores responsáveis pelo conforto no ambiente.

Antes de mais nada, é preciso considerar que ficarão sob sol e chuva, ainda que alguns fiquem em ambientes cobertos, como varandas e pergolados.

Nesse caso, os móveis de corda náutica e tricô náutico são perfeitos, porque, apesar de poderem pegar chuva livremente, devem ficar expostos a duas ou três horas de sol por dia.

Algumas ótimas ideias são as poltronas Ilhéus (tricô náutico) e Michigan (corda náutica), a cadeira em corda náutica Amazônia e o sofá em tricô náutico Oregon.

Já os móveis  de fibra sintética podem ficar totalmente expostos à intempéries sem qualquer problema, assim como os de alumínio puro. Alguns exemplos bem bacanas são a chaise longue Ilhéus, as poltronas Almada e Bahamas, e a espreguiçadeira Moçambique.

Vale lembrar que tanto os móveis de fibra sintética quanto os de tricô náutico e corda náutica devem ter estrutura de alumínio, assim ficam 100% invulneráveis à água e à umidade.

Pense na limpeza e manutenção do local

Como o próprio nome já diz, a área é de lazer, não de aborrecimento. Por isso, opte sempre por materiais que não mancham e que sejam fáceis de limpar, além de resistentes.

A fibra sintética, por exemplo, além de ser encontrada em várias cores, não desbota nem deforma com o tempo – e ainda é super fácil de limpar. Basta água corrente e sabão neutro para ficar como nova em poucos instantes.

Seguindo esse guia, não tem como errar na produção da sua área de lazer e arrasar na decoração no seu estilo!

Quer mais dicas para sua área externa? Aproveite e veja como ter a área externa dos sonhos e venha conhecer nossos ambientes decorados no Instagram da Villa Rattan!

Deixe uma resposta