Não sabe por onde começar a decoração de casa? Descubra a importância da tríade cor, iluminação e textura e inspire-se!

Eles são tão importantes que são conhecidos como a “santa tríade da decoração”. Cor, iluminação e textura são os três princípios básicos para uma produção bem elaborada. Mas há de se ter cuidado, porque da mesma forma que salvam, também estragam.

Por isso, conhecer seus segredos é fundamental para explorar todas as possibilidades. E elas são muitas, principalmente para quem não abre mão do luxo e do requinte dos móveis de fibra sintética.

Eles, aliás, reúnem pelo menos duas destas três características, por isso oferecem diversas oportunidades para serem trabalhados.

Cor, iluminação e textura: como usar o combo para fazer a decoração perfeita

Às vezes você faz a decoração com tanto carinho, mas parece que alguma coisa não deu certo. Ficou faltando aquele toque especial, aquele móvel que personaliza o ambiente e cria um diferencial inesperado. Mas mesmo quando há um elemento de destaque, se o conjunto não estiver em equilíbrio, a decoração não funciona.

Cor

O primeiro passo, então, é pensar na paleta de cores. É ela que vai criar uma unidade visual, dando harmonia à decoração do espaço. Essas cores devem ser pré-selecionadas de forma a passar sensações e sentimentos, influenciando a percepção da pessoa sobre o ambiente.

Então, para criar a paleta de cores você pode seguir essas cinco dicas:

1 – Defina o estilo – As tonalidades devem estar de acordo com o seu estilo. Se for minimalista, são bem-vindas as cores claras e sóbrias, como na poltrona Califórnia. Já se for o rústico, por exemplo, os tons terrosos e amadeirados são ideais (como na cadeira Napoli) – ou os tons quentes e vibrantes da decoração moderna, como no seat garden.

 

2 – Pense no significado das cores – As cores influenciam no humor e no comportamento. Por isso, pela psicologia das cores, algumas são mais indicadas para áreas de lazer, como o verde e o azul, que estimulam o relaxamento e o contato com a natureza, ou o laranja, que é amigável, evocando energia e alegria.

 

3 – Use o círculo cromático – Para não errar, use o círculo cromático. Pegue sua cor favorita e descubra quais se harmonizam com ela na ferramenta. Elas podem ser análogas (as cores que ficam mais próximas) ou contrastantes (as que estão em lados opostos e deixam o ambiente mais vivo e dinâmico).

 

4 – Considere suas preferências pessoais – Quais os tons que você gosta mais? Em decoração, não adianta ter uma paleta da moda se não falar ao coração. Lembre-se, é a sua casa, não uma vitrine ou casa de revista;

 

5 – Pesquise – Busque tendências, mas as que realmente têm a ver com seu jeito de ser. Aproveite para salvar as inspirações que encontrar, formando um mood board que vai guiar a sua decoração.

Iluminação

A iluminação vai destacar estas cores na decoração, mas também criar jogos de sombra e cantinhos mais íntimos dentro de um mesmo espaço.

Para deixar o ambiente mais aconchegante, a dica é ficar longe das lâmpadas brancas frias. Elas só devem ser utilizadas para espaços corporativos, comerciais e hospitalares. Em casa, no máximo, no home office,

Nos demais ambientes, inclusive na área de lazer e na área externa, as lâmpadas em branco morno (amarelas) são chamadas de quentes porque criam mais sensação de conforto.

Use em pendentes sobre mesas e balcões da área gourmet, onde facilitarão o manuseio da comida, mas também ajudarão a destacar a beleza das banquetas. Spots direcionáveis dão ênfase a plantas, quadros e obras de arte e arandelas criam um visual diferenciado nas paredes e colunas.

Texturas

As texturas instigam os sentidos, trazendo vida à decoração. Elas convidam ao toque, prendem o olhar e criam uma aura de mistério. Os móveis de fibra sintética oferecem tramas variadas, que valorizam a sensação de conforto.

É o caso da trama balaiada larga da poltrona Benfica, da trama estaiada cruzada em corda náutica da cadeira Amazônia, ou da trama DNA da chaise longue Ilhéus DNA em tricô náutico.

As tramas deixam a decoração mais rica e sofisticada, valorizando também o uso das cores em cada peça, como na banqueta Villy.

Crie seus próprios móveis personalizando acabamentos

Quanto mais personalizada a decoração, maior o conforto e a sensação de pertencimento que os moradores têm em sua própria casa. Para isso, no entanto, muitas vezes o ideal é personalizar os móveis. Isso não costuma ser possível com os móveis industrializados, porque são produzidos em larga escala.

Esta é mais uma razão pela qual os móveis artesanais são tão valorizados. Além de contarem com a expertise de profissionais que se dedicam à produção de um móvel de cada vez com as próprias mãos, na Villa Rattan eles também podem ser totalmente personalizados.

Imagine mudar a cor da fibra sintética, do acabamento em pintura eletrostática da estrutura de alumínio ou o tom certo do tecido náutico?

Na Villa Rattan você escolhe a combinação de cores que quiser. O móvel de fibra sintética só será produzido após o fechamento do pedido, especialmente para você.

Quer saber mais? Aproveite para saber como comprar móveis online com toda segurança e adorar o resultado!