Descubra os segredos de ter árvore dentro de casa e como o vaso vietnamita agrega valor à decoração de alto padrão!

Uma das maiores tendências em decoração e paisagismo é também a paixão de muita gente: ter árvores dentro de casa. Mas é preciso ter cuidado com a escolha dos recipientes e, em qualquer caso, o vaso vietnamita é a melhor escolha. Veja por que!

Espaço de casa é repensado em relação à natureza

Com a pandemia todo o espaço residencial está repensado e revalorizado o tempo todo, principalmente quando o assunto é trazer a natureza para mais perto.

O contato com o verde melhora a qualidade do ar, mas também traz uma sensação de calma e relaxamento que nos remete, quase que literalmente, às raízes da vida.

Não é à toa que a Urban Jungle nunca esteve tão forte. A tendência, que nasceu nos grandes centros europeus como uma alternativa à selva de concreto, já está ampliando seus horizontes.

O que antes remetia principalmente ao interior de apartamentos, hoje já ocupam varandas e sacadas de apartamento – e até mesmo os ambientes internos de quem mora em casa.

Por que ter árvores em casa?

A beleza de árvores dentro de casa pode até ser o maior motivo para muita gente, mas é sempre bom saber que fazer bem ao visual não é o único benefício.

De acordo com os cientistas, uma árvore, de qualquer tamanho, pode transpirar pelas folhas até 60 litros de água por dia.

Ou seja, ela ajuda a manter a umidificação do ar adequada, colaborando para evitar diversos problemas, como alergias respiratórias, por exemplo.

Mas tem mais: essa água extra jogada no ar pelas árvores também se mistura às partículas de poluição.

Quando essa umidade se transforma em nuvens, acaba caindo de volta ao solo em forma de chuva, diluindo e reduzindo a quantidade de poluentes em suspensão.

Mas ter árvores dentro de casa e arrasar na decoração também tem seus segredos.

Quais as espécies que podem ser plantadas em vasos?

São muitas as espécies que podem fazer o sonho de ter árvores dentro de casa virar realidade. O principal é conhecer as características do local em que ela vai ficar e descobrir quais as que melhor se adequam a elas.

As frutíferas, por exemplo, são as preferidas de muita gente. Além da decoração com frutas no pé, é um charme colher e comer sua própria fruta super saudável, sem agrotóxicos.

Algumas das preferidas por paisagistas e decoradores são a jabuticabeira, romãzeira, goiabeira, laranjeira, limoeiro e até mesmo a mangueira.

Para quem ter árvores dentro de casa mas não faz questão de frutas, algumas das espécies mais utilizadas na decoração são o fícus argentino, dracena, árvore branca de ave-do-paraíso e a árvore da felicidade – mas há muitas outras belíssimas.

Segredos para manter árvores dentro de casa sempre bonita

Claro que ter árvores dentro de casa não tem o mesmo cultivo do que ter a mesma espécie no solo. É preciso alguns cuidados e segredinhos para mantê-la bonita e saudável o tempo todo.

 

  • Na hora da compra e do plantio

 

Evite plantas que já esteja florescendo ou que já estejam floradas. Retire a árvore da embalagem com muito cuidado para não desmanchar o torrão (aquela terra que protege a raiz).

Prepare o vaso com manta de bidin no fundo para que a terra não escape com a rega. Coloque uma camada de argila e outra de manta, e, então, a muda na vertical dentro do vaso, preenchendo o restante com terra.

 

  • Escolha do vaso

 

A escolha do vaso é um dos segredos mais importantes para ter árvores dentro de casa. Afinal, como parte da decoração, ela não deverá ser replantada novamente em outro local. E nem deve precisar, então escolher um vaso de alto padrão para a planta passar a vida é fundamental. Por isso fique atento.

O tamanho do vaso deve ser proporcional ao que você quer que a árvore tenha quando adulta, até para evitar ter que ficar transplantando a árvore conforme for crescendo. O vaso delimita o crescimento da árvore, mas não pode tolher demais a raiz para não matá-la.

No entanto, algumas árvores têm raízes mais fortes que podem levar a rachaduras ou mesmo a quebra do vaso, estragando todo o trabalho, prejudicando a planta e a sua decoração.

Por que escolher um vaso vietnamita?

O vaso vietnamita é um vaso de alto padrão que não corre este problema, porque é considerado o vaso mais resistente do mundo.

Produzido através de uma técnica milenar passada de geração em geração para artesãos do Vietnã, o vaso vietnamita é feito em moldes, e não em tornos como os demais.

Com isso, ele acaba levando várias camadas, o que faz com que termine com praticamente o dobro de espessura de um vaso comum.

Por outro lado, a técnica de tingimento do vaso também é diferente. Em vez de uma pintura, o vaso vietnamita tem um mix de tingimento agregado à argila, fazendo com que a cor se funda à cerâmica nas altas temperaturas do forno.

Com isso, são formadas cores incríveis, de altíssimo brilho ou foscas, sólidas e alegres ou neutras, o que faz com que o vaso vietnamita seja também um diferencial de valor na sua decoração.

Gostou da ideia de ter árvores dentro de casa em um vaso vietnamita? Há modelos de todos os tamanhos e formatos, coleções inteiras de alto padrão que são verdadeiras preciosidades estéticas e funcionais.

Venha conhecer os modelos de vasos vietnamitas na loja online da Villa Rattan e continue acompanhando as nossas novidades pelo Blog