Veja como ter a iluminação da área externa perfeita para aproveitar mais as noites quentes de verão ao ar livre!
Com a chegada do verão as noites ficam mais curtas, mas também mais gostosas de passar ao ar livre. Esse é o momento de incrementar os espaços com os móveis de fibra sintética, deixando a área externa sempre pronta para ser usada. Mas é a hora, também, de dar um up! na iluminação.
Há várias formas de deixar a área externa com jeitinho de Pinterest mesmo não sendo um especialista em projeto luminotécnico. Mas antes é importante compreender como a iluminação certa é capaz de valorizar a decoração, criando um verdadeiro cenário de revista depois que o sol se põe.
Com as dicas certas você vai ver que até as tramas dos móveis de fibra sintética realçam, ganham volume e sofisticação, aumentando a sensação de conforto e a beleza do local.
Mais do que acender lâmpadas, a iluminação correta produz boas sensações, promovendo bem-estar e relaxamento.
Iluminação da área externa: planeje o posicionamento das luzes
Os pontos de luz devem ser distribuídos de forma estratégica. Para isso, considere três fatores: segurança ao caminhar, conforto visual e estética.
Isso significa que os pontos mais perigosos da área externa, como degraus, rampas, meios-fios e desníveis em geral devem receber iluminação. Ela pode ser suave, mas deve ser o suficiente para tornar qualquer obstáculo visível.
Por outro lado, não deve ofuscar a vista, portanto é preciso cuidado com a altura da iluminação ou com o tipo de luminária escolhida. Ela não deve incomodar quem estiver em pé ou sentado, assim como não deve cansar os olhos ou deixar a mente muito desperta, como as luzes frias.
Na parte da estética, a iluminação deve realçar pontos fortes da decoração, como um móvel de luxo ou de design, uma obra de arte, plantas e cantinhos. Para fazer este planejamento, analise sua área externa à noite e anote tudo.
Cuidado com os tipos e temperatura das lâmpadas
Não é qualquer lâmpada que deve ser usada na sua área externa. Basicamente há dois tipos. Um deles são as fluorescentes, conhecidas como luz fria. Geralmente são brancas ou levemente azuladas, disponíveis em vários formatos.
As LEDs consomem ainda menos energia, são produzidas em diversas cores e formatos. São bem mais versáteis e as mais usadas atualmente, também por serem mais amigas do meio ambiente.
Mas um ponto importante é a tonalidade. A luz branca fria é bastante comum, mas não deve ser utilizada em locais de relaxamento, como as áreas de lazer. Ela mantém o cérebro mais desperto e deixa a decoração mais “achatada”.
A dica, então, é usar o tom branco morno, ou amarelado. Além de promover maior sensação de acolhimento, relaxa o cérebro e dá também mais volume e profundidade aos móveis, realçando as tramas das fibras sintéticas.
O tom amarelado também realça mais as cores da fibra sintética e dão um efeito mais próximo do real.
Use a vegetação para realçar a decoração
Um recurso bastante utilizado é a iluminação da vegetação. As plantas são sempre excelentes aliadas na decoração, inclusive à noite. Use a criatividade para destacar árvores, arbustos e vasos, criando efeitos luminotécnicos em composição com os móveis de fibra sintética.
Você pode criar uma iluminação de baixo para a copa das árvores, através de varal de lâmpadas entre galhos, no centro de moitas e arbustos, em meio a vasos ao lado de sofás e poltronas, etc.
A dica é variar o tipo e a altura da iluminação por toda a área externa, demarcando ambientes e destacando espaços especiais, como a piscina ou hidro-spa, o pergolado ou o cantinho bistrô, por exemplo.
Cuidado com o excesso de cores
A iluminação da área externa pode contar com várias cores diferentes, mas os tons amarelados são os mais usados por serem neutros e relaxantes. Mas há quem prefira criar destaques com lâmpadas azuladas ou esverdeadas, por exemplo.
Na dúvida, evite colocar mais do que duas dores na área de lazer ou externa. Uma boa dica é priorizar a cor nos móveis de fibra sintética e manter a iluminação mais neutra, apenas com branco morno.
Dê uma volta e peça opiniões
Uma boa ideia é fazer um esboço dos locais que quer iluminar, projetando o foco de luz sobre objetos, móveis e plantas. Depois dê uma volta à noite pelo local e imagine como deve ficar.
Na dúvida, faça e refaça até chegar ao ponto que queria.
Contrate sempre um profissional especializado para fazer as instalações, com luminárias, soquetes e fiação próprias para o ar livre.
Com a iluminação certa para área externa você vai aproveitar muito mais a beleza e o conforto dos seus móveis de fibra sintética também à noite.
Aproveite e veja essas 4 ideias incríveis para a decoração do jardim!