Veja como deixar sua área externa preparada para os dias frios e aproveite a vida ao ar livre com muito charme e conforto também no inverno!

Uma área externa bem planejada deve poder ser bem aproveitada também nos dias frios de inverno. Afinal, seja no mundo da moda ou da decoração, as temperaturas mais baixas sempre remetem à elegância e ao aconchego.

Criar ambientes ao ar livre que sejam agradáveis, quentinhos e convidativos é um exercício gostoso de criatividade.

Veja como pequenas intervenções podem transformar sua área de lazer, jardim, varanda ou terraço no local perfeito para estar nos dias e nas noites gostosas de inverno!

1 – Mude as cores da área externa

As cores são poderosas e podem transformar rapidamente o visual da área externa dando mais sensação de aconchego no inverno. A ideia é aquecer esteticamente a área externa, substituindo cores frias por cores quentes.

Os tons terrosos são sempre bem-vindos e podem servir como base para tons de vermelho, laranja e amarelo. Para incrementar a decoração, aposte também nas derivações, como mostarda, salmão e bordô.

Você pode trocar a cor de uma parede, substituir almofadas, tapetes, e até mesmo os móveis. Quem tem móveis de fibra sintética na área de lazer, por exemplo, sabe a infinidade de cores fantásticas em que podem ser produzidos.

Para quem não abre mão de ter esses móveis de luxo por toda a casa, basta fazer uma troca: leve os mais neutros para os ambientes internos, que naturalmente já são mais quentinhos, e traga os de tons mais fortes para o ar livre.

2 – Use e abuse de mantas e almofadas

Na moda, os looks de inverno usam e abusam do charme das peças sobrepostas, como cachecóis, pulôveres e ponchos. Na decoração não é diferente: mantas, almofadas e até cortinas criam ambientes deliciosos de estar.

Opte por peças com tecidos grossos e típicos de inverno para compor os ambientes, como chenille, veludos e lãs. Espalhe pelos bancos no jardim, por sofá e poltronas na varanda, até pela espreguiçadeira na piscina.

Os móveis ganham um visual convidativo e se tornam também bem funcionais para a conversa ao pé do fogo de chão com um bom vinho no inverno.

3 – Cortinas deixam os ambientes mais aquecidos

Mesmo ao ar livre, a área externa pode contar com elementos de inverno para renovar o visual e deixar os ambientes de estar mais aquecido. As cortinas são um belo exemplo disso.

Varandas e pergolados ganham mais charme com cortinas de voal com blackout ou modelos simples com tecidos mais encorpados.

Em ambos os casos, a ideia é usar varões com argolas, que podem ser facilmente removidos no verão.

Opte por tons neutros para que os tons quentes do restante da decoração possam sobressair sem conflito.

4 – Tapetes e passadeiras também ajudam a aquecer

A vida também merece ser vivida ao ar livre no inverno, afinal até o céu nublado tem seu charme. E ninguém precisa ficar gelando, muito pelo contrário. Alguns elementos tradicionais dos ambientes internos também podem – e devem – ser levados para o exterior.

Principalmente varandas e sacadas com piso frio, como porcelanatos e cerâmicas, merecem receber o conforto de passadeiras e tapetes.

Além de criar uma decoração completamente nova para sua casa, saindo da monotonia, esses elementos valorizam ainda mais os móveis de fibra sintética e deixam os ambientes mais aconchegantes.

5 – Incorpore acessórios de aquecimento

A área externa ganha toques diferenciados de luxo e sofisticação com os acessórios de aquecimento de ambiente. Há vários modelos deles, todos tão charmosos que é possível ter vários modelos deles espalhados pela casa.

Uma das mais belas opções para os ambientes externos são os aquecedores de chapéu a gás. Eles podem ser encontrados em aço inox ou metal, em vários modelos, as alturas e tamanhos. São especialmente desenvolvidos para locais amplos, como áreas de lazer, varandas e pergolados.

Os fogos de chão ou lareiras de jardim também são uma opção charmosa bastante usadas por designers e arquitetos. Podem ser feitas diretamente no piso ao ar livre ou utilizados ou chamados lenheiros de ferro.

Nos ambientes cobertos, as lareiras a gás ou elétricas são encontradas em diversos estilos, criando um ambiente intimista e acolhedor para os dias e noites de inverno.

6 – Reinvente os móveis de fibra sintética da piscina

Os móveis de fibra sintética são perfeitos para a área da piscina: resistentes às intempéries, lindos e confortáveis. A verdade, no entanto, é que oferecem muito mais oportunidades decorativas.

Esses móveis de luxo refletem qualidade, bom gosto, design e criatividade, levando um toque de moderna sofisticação mesmo aos ambientes mais despojados.

Por isso, podem ser facilmente reinventados nos dias frios de inverno. As espreguiçadeiras, por exemplo, tornam-se um local aconchegante para admirar as estrelas, enquanto velas flutuantes enchem de magia o ambiente da piscina.

Durante o dia, basta uma gostosa manta de lã artesanal em trama generosa para a espreguiçadeira se tornar o local perfeito para colocar a leitura em dia.

7 – Crie novos nichos de estar

Por outro lado, os móveis de fibra sintética da piscina que não estão sendo usados no inverno são uma ótima opção para criar novos nichos de estar.

Ao contrário do verão, onde os espaços amplos são mais valorizados para que o ar possa circular mais livremente, refrescando a casa, no inverno a tendência é o abrigo em lugares menores.

A ideia é aproveitar os dias frios para fazer uma repaginação na área externa, criando novos ambientes de convivência ao redor de um ponto principal, como a piscina.

Pode ser um cantinho de estar, de leitura, um pergolado para jogos ou home bar. Aproveite para agregar novos móveis de fibra sintética que reforcem o lado funcional e estético desse ambiente recém-criado, como um sofá ou poltrona bem confortável.

Agora que você já sabe como preparar sua área externa para o inverno, venha escolher seus novos móveis de fibra sintética na Villa Rattan. Aproveite e assine nosso Blog para receber novidades fresquinhas todas as semanas!