Saiba mais sobre essa tendência que está ganhando cada vez mais espaço nas casas mias descoladas da cidade: o cantinho do café!

A tendência ganhou força com a pandemia, o cantinho do café. Cada vez mais pessoas estão apostando na criação desse espaço charmoso e versátil, que pode ser na cozinha, na varanda ou em qualquer lugar da área externa.

Quem gosta de decoração está sempre em busca de uma novidade para incrementar os ambientes. Quando a ideia é criar um espaço novo, ela se torna praticamente irresistível.

E essa mania brasileira bem que merece um lugar só seu e de destaque na casa. Afinal, quem não gosta de um café bem fresquinho, passado na hora com os melhores grãos? E tudo fica ainda mais gostoso quando está acompanhado de móveis bonitos e cheios de charme.

Por que ter um cantinho do café em casa?

Há vários motivos para criar um cantinho do café em casa. Além de dar um upgrade na decoração, o novo espaço ajuda a quebrar a monotonia, tornando a área de lazer ainda mais flexível.

Isso sem falar que fica tudo muito mais organizado e que é uma ótima desculpa para aumentar o tempo ao ar livre. Mesmo para quem tem pouco espaço, não tem problema, o importante é montar um lugar bonito e aconchegante sem esquecer dos detalhes.

Veja o que não pode faltar no cantinho do café:

  • Xícaras com pires e colheres ou mexedores;
  • Cafeteira de qualquer tipo;
  • Pó de café ou cápsulas;
  • Açúcar e/ou adoçante;
  • Filtro ou coador.

Outra dica é deixar outros acessórios por perto emprestando mais charme e praticidade ao local. 

Use potes bonitos, ganchinhos para pendurar xícaras na parede ou em uma moldura, bandejas estilosas e ainda biscoitinhos e torradas. 

Uma boa ideia é manter chocolate em pó, leite, licor e creme chantilly por perto para quem quiser incrementar a receita.

Invista nos móveis certos

Claro que ter um cantinho do café pressupõe móveis bonitos e aconchegantes para apreciar as receitas com calma e conforto. O ideal é que sejam móveis práticos, fáceis de limpar e que possam ficar ao tempo, como os móveis de fibra sintética.

Assim, mesmo que o cantinho fique em uma área coberta, como varanda ou sacada, não é preciso se preocupar com a umidade nem com a incidência de sol em determinadas horas do dia.

Como montar seu cantinho do café

O cantinho do café pode ser adaptado a qualquer espaço. Pode ser na cozinha, no pergolado da piscina, no home office, na varanda ou em um pedacinho da sala.

O conforto é um ponto crucial do cantinho do café, então é muito importante que haja um apoio para os utensílios, como um carrinho de chá, aparador ou uma mesa lateral.

O modelo Dallas, por exemplo, é perfeito para emprestar um charme sofisticado ao seu novo ambiente ao reunir a beleza da peroba rosa de demolição com os pés de alumínio com pintura eletrostática.

Você pode escolher entre cinco cores, mas fica a dica: a pátina ferrugem torna a peça ainda mais especial para o seu cantinho do café.

Cadeiras ou poltronas? Qual a melhor escolha?

Um cantinho do café sempre puxa uma boa conversa, a leitura de um livro ou aquela paradinha estratégica para aliviar a mente assistindo mais um capítulo da série favorita.

Por isso o lugar merece lugares para sentar bastante confortáveis, afinal é também um momento de descanso.

Se o cantinho do café ficar na cozinha, na copa ou tiver espaço reduzido, as cadeiras são a melhor opção. O modelo Amazônia, por exemplo, traz um design contemporâneo em corda náutica com trama estaiada cruzada. É perfeita para ambientes internos, como o home office ou a sala de estar.

Já se a ideia for criar um cantinho na área externa, os modelos Faro e Ilha Bela são ideais. Produzidos em fibra sintética, são resistentes às intempéries, por isso podem ficar em contato com o sol e a umidade.

Se você dispõe de espaço, no entanto, a dica é apostar em colocar poltronas mais fartas no seu cantinho do café. Os modelos em tricô náutico Oregon e Porto podem pegar chuva, mas recomenda-se a exposição ao sol apenas por duas ou três horas diárias.

Já os modelos Veneza, todo em alumínio com tecido náutico, Califórnia e Sarajevo em fibra sintética podem ficar sem medo em varandas e pergolados da área de lazer.

Mesa de centro ou mesinhas laterais?

O cantinho do café merece uma configuração mais leve e despojada. Para acompanhar as poltronas ou cadeiras o ideal é apostar em mesas pequenas, que podem ser laterais ou de centro, já que a ideia é servir de apoio rápido para a xícara ou outros objetos pequenos.

Assim, você pode fazer o cantinho do café com duas poltronas e a mesa lateral Pequim ou usar a mesa de centro Aveiro para emprestar mais personalidade ao espaço.

Dê um ar de bistrô ao cantinho

Já pensou em dar um clima de bistrô ao cantinho do café? A decoração vai ficar um charme com a mesa Bistrô Guatemala, toda em alumínio com opção de cinco cores para o acabamento em pintura eletrostática.

Para acompanhar, as banquetas reforçam o toque especial da decoração. As de pé conificado, por exemplo, são verdadeiros ícones, como a Villy, com estrutura de madeira e corda náutica, ótima para ambientes internos.

Já para um cantinho do café parisiense na área externa, a dica são os modelos Mali ou Portugal, em tricô náutico.

Agora que você já sabe como montar um cantinho do café charmoso e cheio de personalidade, aproveite para conhecer outras opções de móveis em fibra sintética.

Na Villa Rattan você encontra o que há de melhor e mais bonito em móveis artesanais de fibra sintética e peças para a sua área de lazer. Venha conferir e assine a nossa newsletter para continuar recebendo as novidades do nosso Blog!