Descubra como transformar sua área de lazer no melhor lugar do mundo em todas as estações do ano! 

Entra ano, sai ano é sempre a mesma coisa: todo mundo encolhido em casa no inverno e a área de lazer vazia, cheia de ares tristes? Então está na hora de mudar e criar condições de aproveitar a área de lazer no frio também. 

Além disso, se tem uma coisa que a pandemia está mostrando é que não há lugar no mundo melhor do que a nossa casa. Por isso, é preciso cuidar e equipar muito bem essa bolha de tranquilidade e segurança, principalmente porque agora, mais do que nunca, é importante saber aproveitar todos os espaços, o ano inteiro. 

Por isso, nós separamos para você essas 8 dicas para aproveitar sua área de lazer no frio, sempre com muito estilo e sofisticação! 

1 – Escolha uma cartela de cor para a área de lazer no frio

A impressão visual tem influência direta na forma como nos sentimos. Por isso, se no verão usamos cores que lembram sol e céu claro, no inverno a ideia é trocar a cartela de cor da área de lazer

Os tons mais escuros e fechados têm tudo a ver com os dias frios, especialmente os tons terrosos, que remetem a aconchego. É claro que você não precisa trocar os móveis. A cartela pode ser facilmente modificada através dos acessórios, como almofadas. 

2 – Crie um ambiente fechado para a área externa 

Uma boa ideia é pensar em fechar parte da área externa para inverno. Se há uma varanda, uma boa ideia pode ser cercá-la por portas-camarão, que se abrem como uma sanfona deixando o vão bem aberto no verão. Dessa forma você cria um ambiente híbrido para todas as épocas do ano. 

Outra saída é construir um pergolado, que, por sua vez, também pode ser fechado com vidro e/ou painéis de madeira. A vantagem, nesse caso, é que o teto transparente da estrutura ainda deixa a luz natural passar, apesar de proteger da chuva e do frio. 

3 – Aposte nas tramas generosas

Para aproveitar sua área de lazer no frio, considere trocar os móveis. Opte por peças que agreguem valor estético em qualquer estação do ano. As tramas generosas, por exemplo, são perfeitas para os dias mais frios, mas elas também são bonitas e funcionais nos móveis de fibra sintética para o verão. 

A fibra sintética resiste bem à água da chuva e da piscina, ao sol e ao vento, é fácil de limpar e permanece com o aspecto de nova durante vários anos. Espalhe poltronas pelo jardim, incentivando o contato com a natureza e a vida saudável ao ar livre.  

4 – Troque os móveis de lugar 

O ideal é ter móveis que possam passear com desenvoltura por todos os ambientes da casa, como os de fibra sintética.  

Ícones de sofisticação, as peças artesanais são consideradas móveis de luxo, cuja qualidade na produção e no design são diferenciais estéticos em qualquer espaço. Assim, basta mudar os móveis de lugar para criar novas áreas de convivência.  

Os móveis para piscina, por exemplo, podem ser um espaço aconchegante para um jogo de cartas sob as estrelas; a espreguiçadeira um local para a leitura sob o sol de inverno, e as poltronas ajudam a criar um ambiente gostoso em torno de uma lareira de jardim. 

5 – Crie um espaço gourmet conectado ao estar

Não é segredo que os dias em casa tendem a despertar os chefs de cozinha que existem dentro de cada um de nós. Uma boa ideia para aproveitar a área de lazer no frio é criar um espaço gourmet conectado à sala de estar. 

Coloque tudo o que pode fazer falta: fogão, fogão a lenha, churrasqueira, geladeira, pia, armários. Assim, mesmo nos dias de inverno é possível usar o espaço ao ar livre para criar receitas saborosas, ao mesmo tempo em que está próximo ao abrigo da construção principal. 

Não esqueça de utilizar móveis que transitam bem entre todos os ambientes, oferecendo beleza, conforto e durabilidade aos moradores. 

6 – Considere o uso de tapetes e cortinas

Os tecidos em geral já dão a sensação de lugar mais quentinho só de olhar. Ao contrário do que muita gente pensa, não há nada demais em usar tapetes e cortinas na área externa, muito pelo contrário. É só evitar que fiquem ao ar livre. 

Você sabia que 10% do calor de uma residência é perdido através do piso? É o que diz a National Energy Foundation (NEF), uma fundação inglesa que incentiva o uso eficiente de energia. No inverno, os tapetes cumprem a função isolante, evitando essa perda de calor e mantendo os espaços mais aquecidos. 

Por isso, em pergolados, áreas gourmets, varandas e terraços cobertos os tapetes dão sensação de conforto estético e ainda conferem mais estilo ao conjunto, ajudando a valorizar os móveis.  

Use também mantas de texturas fartas espalhadas por cadeiras, bancos e poltronas, e cortinas, especialmente as de tramas mais fechadas. A dica é optar pelos modelos duplos, com a parte externa feita de tecido impermeável.  

7 – Iluminação certa tira a ‘frieza’ da área de lazer

A iluminação também tem função importante na utilização da área de lazer no inverno. As lâmpadas em tonalidade branco frio aumentam a atenção e o foco, por isso já não são indicadas para locais de relaxamento. 

Por outro lado, elas também dão a sensação de frieza ao ambiente, que se torna ainda mais evidente nos espaços abertos. A dica, então, é trocar as lâmpadas por tonalidades quentes, como as amareladas, que são mais propícias ao lazer e dão mais sensação de conforto. 

8 – Crie ambientes de estar em pleno jardim

Imagine se deixar ficar preguiçosamente ao sol de uma manhã de inverno em meio às plantas do jardim. Leve um livro, um vinho ou simplesmente uma boa companhia e deixe-se ficar. 

Crie ambientes completos de estar ao ar livre, que acomodam toda a família com conforto e incentive a convivência entre gerações. Escolha um cantinho gostoso e coloque um sofá e poltronas resistentes às intempéries, criando um estar diferenciado e fixo para qualquer estação do ano. 

Na Villa Rattan você encontra modelos belíssimos e diferenciados, que levarão muito mais vida e beleza para a sua área de lazer no inverno

Venha conhecer todas as categorias dos móveis artesanais de fibra sintética da Villa Rattan e transforme sua casa no melhor lugar do mundo, sempre! 

 

Deixe uma resposta