Já conhece a cor de 2021? Veja qual o tom escolhido para o ano que vem e a paleta para o próximo verão e inspire-se para renovar a casa!

Quem é ligado em decoração, design e moda sabe que a cor do ano não é uma escolha aleatória. De uma certa forma ela reflete os principais acontecimentos do ano anterior nas mais diversas áreas: artes, cinema, arquitetura, até mesmo política e saúde. Pela Worth Global Style Network (WGSN), uma das maiores empresas mundiais de análise de tendências de consumo, a cor de 2021 é o A.I. Acqua.

Assim como a Pantone, todos os anos a WGSN escolhe uma cor símbolo para o ano seguinte e uma paleta básica. Em associação à Coloro, uma consultoria especializada em cores, foram eleitas cinco cores primárias e de transição para o verão 20/21.

Por isso, para quem está pensando em dar um up no visual da casa, da área de lazer ou de qualquer espaço da área externa, fica muito mais fácil escolher os móveis de fibra sintética estando alinhado com as principais tendências em cores para o próximo ano.

Veja como foi feita essa escolha, como ela deve influenciar na decoração e no lifestyle, e inspire-se para renovar o visual da casa para o próximo ano.

Conheça o A.I. Aqua, a cor de 2021

A ideia da paleta com a A.I. Aqua como a cor de 2021 pretende produzir uma sensação de bem-estar físico e mental.

De acordo com as empresas WGSN e Coloro, as tonalidades foram escolhidas com base nas principais tendências tecnológicas, com especial destaque para a maior difusão da cultura digital e a chegada da tecnologia 5G.

O sistema de cores criado prevê um nome para cada cor e um código com sete dígitos, que, por sua vez, sinalizam a matiz, o brilho e a luminosidade dos tons.

Além da A.I.Aqua (098-59-30), a paleta para o verão 20/21 inclui ainda as tonalidades Lemon Sherbet (046-85-28), Quiet Wave (072-69-24), Good Grey (122-66-02) e Oxy Fire (015-50-36).

Saiba mais sobre as cores

Você não precisa encontrar itens exatamente nas cores escolhidas pela parceria WGSN-Coloro, mas elas podem servir de guia para deixar sua casa atualizada com as mais novas tendências em decoração e design.

Por isso, é interessante entender o que cada cor procura passar, a mensagem por trás do conceito e o astral que que cada uma leva ao ambiente.

  • A. I. Aqua – A cor eleita como a do ano 2021 encabeça a paleta escolhida para o verão. Ela é um tipo de azul emocional e imersivo, inspirada nos elementos da tecnologia e na concentração de atividades intensas.

     

  • Quiet Wave – O verde busca unir a tecnologia e a natureza, criando um ar de otimismo futurista para iniciar a nova década que começa em 2021.

 

  • Oxy Fire – Esse vermelho reativo, mistura do vermelho vivo com o laranja, foi inspirado na reação e na extroversão.  A ideia é levar vida para a decoração através de um tom que pode puxar mais para o vermelho ou para o laranja, dependendo da luminosidade.

 

  • Lemon Sherbet – Já há alguns anos o amarelo tem ganhado destaque entre as cores para o verão. A paleta de 2021 não foge à regra, mas dessa vez apresenta uma tonalidade mais suave, que gera estímulos reconfortantes e calmos, de relaxamento.

 

  • Good Grey – O tom escuro surpreende como cor de verão, mas a ideia é justamente dar equilíbrio às outras cores mais vivas da paleta. O cinza pesado, neutro, remete à ancestralidade, ao minimalismo, à centralidade e à calma, mas também à sustentabilidade e ao equilíbrio.

 

Use e abuse das tendências na decoração

Agora que você já conhece o mote do verão de acordo com as principais tendências em cores, já pode usar para dar nova vida à casa com os móveis de fibra sintética.

Antes de mais nada, vale lembrar que um dos focos da decoração para 2021 é o bem-estar, por isso a preferência deve recair sobre os tons que remetem à calma e à tranquilidade.

Não é à toa, portanto, que o azul é a cor do ano que vem. Tomando como base o A. I. Aqua, é possível fazer várias composições om o restante da paleta para incentivar o despertar de diferentes respostas, entre elas o aconchego, a alegria, o vigor e o conforto.

Lembre-se que especialmente os ambientes externos, como varandas, sacadas, rooftops e áreas de lazer, devem transmitir tranquilidade – mas sem apatia.

 

  • Inspiração A. I. Aqua e Quiet Wave

Por isso, o ideal é apostar em tons neutros para as paredes e móveis entre os tons de azul e verde, entre poltronas tradicionais e suspensas, por exemplo.

Dessa forma, além de um jogo de cores harmônico, há um movimento no ambiente com um ar divertido.

 

  • Inspiração Good Grey e Oxy Fire

Para quem faz questão de um estilo mais sofisticado sem abrir mão das cores, a combinação cinza e vermelho é perfeita. A inspiração nos tons Good Grey e Oxy Fire é elegante, com um toque de seriedade, mas sem ser monótona.

Uma opção é compor sofá Roma em corda náutica no encosto e estrutura em alumínio com pintura eletrostática cinza, poltronas Califórnia no mesmo tom e seat garden vermelho para quebrar a seriedade do ambiente.

 

  • Inspiração Lemon Sherbet, Quiet Wave e Good Grey

Aqui os dois tons remetem diretamente à natureza, dando ares tropicais à decoração de uma forma suave e relaxante.

A ideia é usar o cinza escuro como base – no rústico e elegante piso de cimento queimado ou em tapete, mantas e almofadas – com móveis em tons amarelados e esverdeados.

Você encontra exemplos perfeitos na mesa lateral Pequim, com base de alumínio com pintura eletrostática verde e tampo de madeira peroba rosa de demolição; mesa de jantar Moçambique, também com estrutura de alumínio verde e tampo de peroba rosa de demolição, cadeiras Juréia com trama na cor avelã; e poltronas Oregon em tricô náutico nas cores verde ou mostarda.

Essas são apenas algumas sugestões, mas as combinações possíveis com as cores da fibra sintética oferecidas são inúmeras. Aproveite a paleta tendência para 2021 e inspire-se para criar sua decoração personalizada!

Venha conhecer esses e muitos outros móveis de fibra sintética na loja online da Villa Rattan. Aproveite para se inspirar em vários ambientes decorados no Instagram e continue acompanhando as novidades do nosso Blog!