Veja como a decoração de verão pode deixar sua casa muito mais bonita e fresquinha para a estação do calor e da luz!

Oficialmente são três meses de muito calor, pancadas de chuva com o tempo abafado e uma vontade imensa de ficar ao ar livre. Mas, na prática, a estação geralmente acaba começando já na primavera e se estendendo pelo início do outono. Por isso, preparar a casa com uma decoração de verão é praticamente uma necessidade.

O importante é mudar alguns itens para deixar a casa mais fresquinha com a decoração de verão. Investir nos móveis certos também faz diferença, afinal ninguém consegue ficar sentado em tecidos muito grossos ou quentes, mesmo nos ambientes internos.

Veja como deixar sua casa com a cara da estação mais luminosa do ano e levantar o astral dos ambientes!

Comece a decoração de verão pelas flores

Não é só na primavera que as flores fazem diferença, elas também são fundamentais na decoração de verão. Mantenha vasos, crie pendentes, aproveite latas vintage para dar um colorido especial dentro e fora de casa.

Não esqueça que a convivência com a natureza melhora a qualidade de vida, então capriche nas folhagens fartas e bem verdinhas. Além de ajudar a purificar o ar, elas também colaboram para regular a temperatura na área externa.

Troque as cortinas

Um dos pontos básicos são as cortinas. No inverno os tecidos pesados ajudam a barrar o vento frio que vem de fora, mas agora eles não têm nada a ver com a decoração de verão.

Recolha tudo, lave e deixe bem guardado para o inverno de 2021. Deixe a sensação de frescor entrar com tecidos levinhos e macios, como voil, algodão e até um linho fininho.

E nada de cores escuras. Os tons claros, como branco, bege, areia, off white e os pastéis, ajudam a refletir a claridade, além de dar a sensação de amplitude que o verão pede.

Invista nas cores fortes nos detalhes

A decoração de verão é alegre e festiva, por isso as cores fortes não devem ficar de fora. Invista nos detalhes coloridos, como quadros, almofadas, molduras e luminárias.

Uma boa ideia é aproveitar as vantagens da fibra sintética para personalizar seus móveis. Estenda os pontos de cor para algumas peças básicas, como uma poltrona Michigan da cor do céu de verão, um seat garden vermelho balaiado ou uma mesa lateral estaiada em tricô náutico mostarda.

Invista na área externa

No verão não tem jeito, o clima empurra a gente para fora de casa, então a área externa merece atenção especial em todos os seus ambientes.

Essa é a hora de deixar a área de lazer tinindo, preparada para ser usada a qualquer momento. Afinal, com o verão vêm as férias, as comemorações de final de ano, depois o carnaval – e o calor ainda vai continuar um bom tempo.

A dica, então, é criar cantinhos variados, até fugindo do tradicional para aproveitar mais a vida ao ar livre. Veja algumas dicas para ampliar a decoração de verão na área externa:

Cuidado com o tecido dos móveis

No inverno tudo o que se quer é um sofá cheio de tecidos que praticamente engole e aquece quem nele senta. No verão, porém, o efeito é o oposto: por mais bonito que seja, se torna um verdadeiro elefante branco na sala.

A decoração de verão deve levar em conta o frescor que a estação pede e também o hábito dos moradores. São menos roupas e muito mais banhos – sem falar nos dias de folga em que muita gente anda molhado praticamente o dia inteiro.

A decoração da casa, então, precisa refletir esse comportamento e pressupor que os banhos de chuveirão, piscina e até mangueira vão ocorrer a qualquer momento.

Os móveis devem ser fáceis de limpar, resistentes ao sol e à chuva, mas também à água com cloro, e com estofados que possam molhar sem estragar, como o tecido náutico.

Por isso, espalhe os móveis de fibra sintética por toda a casa, garantindo o conforto da família e a beleza da casa sem preocupação com os móveis.

Se possível, troque até mesmo o sofá: o modelo Sevilha é um exemplo de convite ao relaxamento em qualquer ambiente interno ou externo.

Espalhe redes, chaises e poltronas suspensas

Relaxar ao ar livre é a cara da estação, por isso a decoração pede elementos que ofereçam conforto só de olhar. Entre os itens com mais perfil de decoração de verão estão as espreguiçadeiras, claro, que não podem faltar em qualquer área de lazer, mesmo sem piscina.

Além delas, a chaise redonda é um diferencial estético que será disputado dentro de casa. Para não dar em briga, invista em redes e em outras queridinhas do Instagram além das chaises: as poltronas suspensas.

Com esses móveis de luxo na decoração de verão você vai aproveitar muito mais a casa, inclusive nas outras estações!

E por falar em outras estações, aproveite e veja como aproveitar sua área de lazer também no frio e descubra os melhores móveis para decorar o ano todo!