Conhece a poltrona Egg? Veja como usar peças inspiradas nesse ícone do design e criar uma decoração diferenciada!

Ela é estilo puro, e desde que surgiu, em 1958, pelas mãos do decorador e arquiteto Arne Jacobsen, é sucesso absoluto em qualquer ambiente. A princípio a poltrona Egg foi criada para decorar a recepção do Hotel Royal, em Copenhague (Dinamarca), mas hoje é um verdadeiro diferencial entre os móveis de luxo, ganhando releituras muito especiais ao redor do mundo.

Saiba mais sobre ela e descubra como usar essa peça muito especial do mobiliário em todas as suas versões, dando um diferencial de extremo bom gosto a qualquer ambiente da casa.

Poltrona Egg, um ícone inspirador

Considerada um verdadeiro ícone da escolha de Bahaus, a poltrona Egg é elegante e atemporal, combinando com ambientes em diversos tipos de decoração.

O nome não é à toa: as linhas orgânicas e fluidas lembram os traços característico do ovo, um verdadeiro convite ao conforto com muito estilo.

Na verdade, Jacobsen foi convidado para desenhar todo o hotel e seu mobiliário, uma oportunidade de ouro para integrar arquitetura e design, o que para ele era uma verdadeira paixão – e desafio.

Assim surgiu o modelo original da poltrona, a Egg Lounge, com o intuito de contrastar esculturalmente as superfícies verticais e horizontais do prédio com as linhas orgânicas do móvel.

Com ela, Jaconsen foi também o primeiro a utilizar a até então inédita técnica de utilizar de uma espuma firme em formato de concha sob o estofamento.

Para isso o arquiteto trabalhou com argila na garagem de casa até encontrar o modelo de concha perfeito para servir de base para sua poltrona.

O efeito, além de belíssimo esteticamente, parece abraçar o corpo de forma aconchegante e proporciona privacidade a quem se acomoda poltrona Egg, mesmo quando se encontra em um ambiente público.

O design inconfundível inspira criações ao logo do tempo, com diversas releituras do modelo, entre elas a poltrona Athenas e a poltrona suspensa Millennium da Villa Rattan.

Veja como usar na decoração da sua casa

A poltrona Egg e suas releituras são um móvel elegante, que pode ser usado em qualquer cômodo da casa e também na área externa, como em varandas, pergolados, áreas gourmet e áreas de lazer em geral. Veja como usar e aproveitar todo o charme que o modelo empresta à decoração de forma diferenciada.

  • Sala

A sala é um dos ambientes em que a poltrona Egg mais se destaca. O móvel combina com a maior parte dos estilos decorativos.

Quem quiser realçar ainda o elemento no ambiente a dica é optar por cores vivas e combinações ousadas sob um fundo de decoração neutro, por exemplo.

Já quem optar por um visual discreto, os tons neutros, como argila, bronze e castanho, por exemplo, garantem um visual elegante e sofisticado. Já as opções em preto e branco também resultam em uma decoração requintada e cheia de personalidade.

Na Villa Rattan, cada móvel é único, produzido especialmente para cada pessoa. Assim, a poltrona Athena é produzida em fibra sintética de 25 mm em trama balaiada com sete cores à sua escolha, além de outras cinco cores para a pintura eletrostática da estrutura em alumínio. A tapeçaria náutica reveste o enchimento em espuma de poliuretano e flow.

Lembre-se que não é preciso que todas as cores e texturas combinem. O ideal, entretanto, é que haja alguma ligação entre móveis e acessórios, como uma cor em comum com uma almofada, tapete, cortina ou manta, por exemplo.

Dica: Use as poltronas Egg para criar um ambiente diferenciado, como uma pequena sala íntima, um espaço para assistir TV, um cantinho de leitura ou para separar ambientes integrados.

  • Quarto

A poltrona Egg fica perfeita também os quartos. No do casal, ela é perfeita para formar um cantinho de relaxamento, por exemplo, ou para auxiliar na escolha dos calçados.

Já no quarto do bebê ela pode ser usada como uma confortável e estilosa poltrona de amamentação. Agregue um banco Detroit ou Belém como suporte para os pés, aumentando ainda mais o conforto.

  • Home office e espaços corporativos

A poltrona Egg fica ótima para recepcionar clientes no home office da casa empresa ou em espaços corporativos mais formais.

Confortável e com design imponente, a peça fica bem formando um espaço mais informal do escritório, como um canto de leitura ou mesmo como cadeira principal.

Nesse caso a dica é escolher uma cor da fibra sintética mais fechada, como preto, preto com dourado ou bronze, já que naturalmente o ambiente já carrega um certo ar de seriedade.

  • Na área de lazer

Em varandas e áreas de lazer em geral a poltrona Egg é sucesso certo. O modelo suspenso, como a Millennium, por exemplo, é uma das grandes tendências da decoração atual. A peça pode ser usada com ou sem suporte, fixada diretamente no teto.

A opção torna o ambiente ainda mais descontraído, com uma pegada divertida e relaxante ao mesmo tempo, podendo ser usado também para criar um diferencial de luxo nas salas e sacadas e apartamentos.

  • Área gourmet e cozinha de estar

Forme um espaço diferenciado com duas ou quatro poltronas Athenas e a mesa Brava, uma combinação perfeita e cheia de charme para a área gourmet ou cozinha de estar.

Lembre-se que quantos mais móveis de linhas retas houver no entorno, mais o design orgânico da poltrona ganhará destaque, como o sofá Roma, banquetas Villy, a mesa lateral Dallas e a mesa de centro Aveira.

Quer conhecer mais opções de ambientes com as poltronas Athenas e Millenium? Venha conhecer esses e outros modelos de móveis de fibra sintética na Villa Rattan e aproveite para descobrir ideias incríveis para usar puffs e surpreender na decoração