Planejando ou reformando a área gourmet? Veja como escolher a melhor bancada de acordo com o seu ritmo de vida!
Uma das decisões mais importantes na hora de definir o projeto da área gourmet é a escolha da bancada. Juntamente com as banquetas, é ela que dá personalidade ao espaço. No entanto, há vários fatores que devem ser levados em conta, já que há vários modelos no mercado.
O primeiro item que vem à mente é o estilo da decoração, mas, apesar de importante, ele não é o único. É preciso que ela se adeque não só às suas preferências estéticas, mas também ao seu estilo de vida.
A altura da bancada, assim como das banquetas, também é importante. As de fibra sintética, por exemplo, costumam ser as preferidas, já que unem beleza, variedade de cores, tramas e materiais, e praticidade no dia a dia.
Então veja o que considerar para fazer a melhor escolha e inspire-se para ter a área gourmet perfeita!
Por que conciliar bancada e estilo de vida?
Antes de mais nada, é preciso lembrar que a bancada da área gourmet ou da cozinha de estar não é apenas decoração. Ela é altamente funcional. Para aproximar os convidados de quem está na área de cocção, muitas vezes o preparo é feito ali mesmo, junto com o papo animado.
A questão é que, apesar de bonitos, alguns materiais requerem mais cuidado com a manutenção, enquanto outros quase não precisam de precauções. Por isso é importante decidir também de acordo com a sua disponibilidade e estilo de vida, se é mais corrido, se usa pouco ou muito a área gourmet, etc.
Conheça alguns dos tipos mais comuns de bancadas
Uma coisa é certa: todos os tipos de bancada da área gourmet devem ser resistentes ao calor, a impactos e, é claro, à sujeira. Esses, aliás, são aspectos que também devem ser considerados na escolha das banquetas, como você vai ver mais adiante.
-
Vidro temperado
As bancadas de vidro temperado têm sido bastante procuradas, não só por sua beleza, mas pela leveza estética. Há vários modelos de cores e texturas variadas, como lisos, jateados e até craquelados.
O material recebe tratamento contra fungos e manchas e é bastante resistente, tanto ao calor quanto a produtos abrasivos porque é liso e não-poroso. Assim, é de fácil manutenção, bastando limpar com pano úmido e produto de limpeza.
-
Aço inox
Apesar de ser um clássico da área gourmet, não é o material ideal para quem não quer ter muito cuidado. Ele risca com facilidade e marca com facilidade ao contato com as mãos.
Mas também é fácil de higienizar, é bastante resistente e dá reforça a estética moderna da área gourmet. Mais do que em balcões isolados, o inox é bastante utilizado nas ilhas que agregam pia e balcão com banquetas nas cozinhas de estar, por exemplo.
-
Esteatita (ou pedra-sabão)
A esteatita, que também é conhecida como pedra-sabão ou pedra-talco) é uma pedra natural altamente resistente a substâncias ácidas. É bastante usada em bancadas e balcões por ser esteticamente muito bonita e ter grande variedade de cores.
No entanto, a pedra-sabão não é muito resistente ao calor. Além disso, precisam de manutenção regular, com lubrificação e polimento, tendo grande vida útil quando todos os cuidados são tomados.
-
Granito
É uma das opções mais populares por oferecer uma grande variedade de cores e nuances e ser uma das pedras mais duras do planeta. Apesar de ser altamente resistente ao calor, precisa de alguns cuidados.
Como é uma pedra porosa, deve ser nivelada com resina, evitando o acúmulo de sujeira e microrganismos. Já a limpeza deve ser feita apenas com pano e sabão, nunca usando palha de aço ou abrasivos.
-
Mármore
Devido às suas tonalidades e desenhos, um mármore é um dos materiais mais luxuosos. É bastante resistente ao calor, mas tem pouca resistência a impactos fortes e ácidos. Assim como o granito, também deve ser selado com resina e limpo apenas com pano e sabão neutro.
-
Madeira
Um dos materiais preferidos por levar um toque rústico sofisticado
e aconchegante à área gourmet. Para balcão e bancadas devem ser utilizadas espécies nobres, já naturalmente bem resistentes às intempéries.
Mesmo assim, devem receber tratamento para suportar bem o calor e a umidade. Outra vantagem é que arranhões podem ser facilmente removidos apenas lixando a parte afetada e renovando o tratamento de proteção.
Banquetas também devem ser escolhidas com cuidado
A escolha das banquetas também é importante, porque elas ajudam a valorizar a bancada esteticamente, mas também precisam oferecer conforto e praticidade.
As banquetas de fibra sintética têm pelo menos duas vantagens funcionais: são altamente resistentes à queda de resíduos e fácil de limpar, bastante sabão neutro e água corrente.
Além disso, as de fibra sintética e alumínio podem ficar 100% expostas ao sol e à chuva, ideal para áreas gourmet ao ar livre. Já as de corda náutica e tricô náutico, são 100% resistente à água, mas devem ser expostas a no máximo 3 horas de sol por dia.
Já as banquetas com estrutura de madeira, como a Villy, devem ficar em ambientes internos e protegidos.
Facilidade de combinar com qualquer bancada
Outra vantagem é a grande variedade de cores, tramas e padrões das banquetas de fibra sintética. É possível definir modelos totalmente personalizados, escolhendo a cor da fibra e do acabamento em pintura eletrostática. Na Villa Rattan, cada peça é produzida exclusivamente para cada cliente, de acordo com as definições feitas na hora da compra.
Assim é mais fácil combinar as banquetas com a bancada escolhida para a área gourmet ou cozinha, dentro das suas preferências de estilo e decoração.
Atenção à altura da bancada e da banqueta
A altura da bancada também deve ser escolhida com cuidado, dependendo da sua finalidade. Se a ideia é servir como mesa, ela deve ficar entre 72 cm e 78 cm do chão, para ser usada com cadeiras de fibra sintética.
No caso de ser usada como balcão de cozinha americana ou área gourmet, a altura varia de 1,05 m a 1,10 m, o que exige banquetas de bar. De qualquer forma, o ideal é que o assento da banqueta esteja cerca de 30 cm abaixo da bancada.
Por isso, a Villa Rattan oferece vários modelos de banquetas com altura que você pode escolher entre 60 cm, 70 cm ou 80 cm, de acordo com a bancada que você escolher.
Alguns deles são a Bari, em cordão torcido de fibra sintética com pés de ferro; a Nápolis, em tricô náutico; a Roma, em corda náutica; ou a Marine, em tricô náutico com trama balaiada.
E então, pronto para escolher a melhor bancada com as maravilhosas banquetas da Villa Rattan?
Aproveite então para conhecer muito mais dicas de decoração nesse Guia Completo Para Sua Área de Lazer!