Veja como escolher e descubra como a manutenção correta pode aumentar ainda mais a durabilidade dos móveis de fibra sintética!

Você já deve ter ouvido falar na grande durabilidade dos móveis de fibra sintética. Aliado à sua beleza e sofisticação, este tem sido um dos grandes motivos pelos quais cada vez mais são usados por arquitetos e decoradores na composição de ambientes externos e internos.

No entanto, é preciso muita atenção na hora da compra, mas também na manutenção feita em casa. Apesar de serem muito simples e fáceis de limpar, alguns tipos de fibras sintéticas têm algumas particularidades que devem ser respeitadas.

Um ponto importante em relação à durabilidade dos móveis de fibra sintética, é entender que eles não são todos iguais. Há uma grande diferença de qualidade do material utilizado no mercado, o que nem sempre o consumidor comum consegue identificar à primeira vista. Principalmente quando compra pela internet.

Qualidade da fibra influencia na durabilidade do móvel

É muito comum ver móveis de fibra sintética de preços variados à venda online. Modelos parecidos, preços acessíveis e pronta entrega. Na maioria das vezes são peças que já ficam prontas esperando apenas a compra para envio imediato.

Isso já barateia o móvel, já que estoque significa dinheiro parado e ele precisa ser comercializado para se tornar lucrativo. A peça já está pronta, então precisa ser vendida.

Uma questão é que o consumidor não sabe há quanto tempo o móvel já está pronto nem o cuidado com o armazenamento. E esse é um fator que pode influenciar na durabilidade da peça. Mas outra questão muito importante é a qualidade da fibra sintética.

De um modo geral, a fibra sintética geralmente é feita de polipropileno, que é um material resistente e durável. Mas nem todas levam tratamentos extras que aumentam ainda mais a sua durabilidade.

Fibras da Villa Rattan são testadas cientificamente

Os móveis da Villa Rattan, por exemplo, são testados cientificamente. As fibras sintéticas utilizadas são compostas por polímeros virgens aditivados com estabilizantes anti-UV. Isso significa que recebem um tratamento extra contra os raios solares UVA e UVB, que danificam os materiais e que também fazem mal à saúde.

Além disso, os pigmentos orgânicos que produzem as cores maravilhosas e diferenciadas dos móveis de fibra sintética da Villa Rattan também têm alta resistência à luz, às altas temperaturas e às intempéries (sol, chuva, umidade, etc).

Mas isso não fica só na teoria. Estas fibras foram submetidas a testes nos laboratórios da Universidade de Stanford (CA, EUA), nos quais foram bombardeadas intensamente com raios ultravioleta e cloro em uma simulação de 7 anos de uso. O resultado foi que, após este tempo, elas se mantiveram sem qualquer alteração.

O que isso significa na prática?

Na prática isso significa que os móveis de fibra sintética da Villa Rattan duram muito mais do que a maioria encontrada no mercado. Em alguns casos, menos de 3 anos após a compra as peças já demonstram fortes sinais de desgaste, há clientes com móveis de fibra sintética da Villa Rattan comprados há mais de 15 anos que ainda se mantêm como novos.

Por isso, é preciso muito cuidado na hora de fazer o seu investimento, porque apesar de duráveis, as fibras sintéticas apresentam uma diferença grande de qualidade de uma empresa para outra.

Manutenção também influencia na durabilidade das peças

Com mais de duas décadas de liderança no setor, hoje a Villa Rattan é considerada também uma das dez melhores empresas brasileiras. Mas a verdade é que o consumidor também é parte importante na durabilidade das peças.

De uma forma geral, os móveis de fibra sintética são muito fáceis de limpar, usando apenas água corrente e sabão neutro. Mas em alguns casos é preciso alguns cuidados extras.

Situações de derramamento de líquidos, gorduras e outros produtos podem ser bastante comuns no dia a dia. Mesmo com todo o tratamento recebido pelas fibras, algumas substâncias podem influenciar na beleza das fibras se não forem limpas de forma ágil. Afinal, quanto menos tempo permanecerem na superfície, menor a possibilidade de se impregnarem nas fibras.

Por outro lado, fibras como o tricô náutico e a corda náutica podem ficar 100% expostas à chuva, mas não devem permanecer mais que duas ou três horas ao sol direto.

Assim, elas podem ficar a céu aberto sem problema, mas preferencialmente em locais que fiquem na sombra na maior parte do dia.

Veja outros cuidados com a manutenção

Cuidados práticos e bastante simples podem aumentar ainda mais a durabilidade dos seus móveis de fibra sintética.

Lembre-se que eles foram projetados para áreas de lazer e áreas externas em geral, como piscinas, área gourmet, terraços e rooftops, sacadas, varandas e pergolados, jardins, etc.

Por isso, eles ficam diretamente expostos não só ao sol e à chuva, mas também à poeira, poluição, pólen, restinhos de folhas secas, frutos, sementes e até de bichinhos em decomposição.

Isso tudo pode ir se acumulando entre as tramas que, aliás, são um dos grandes charmes dos móveis de fibra sintética. Por isso o ideal é remover essas sujeirinhas antes que se acumulem, fazendo uma limpeza regular com uma escova de cerdas bem macias, flanela ou um pano macio bem seco.

Também regularmente, faça uma limpeza mais profunda com água corrente e sabão neutro. Deixe secar naturalmente em local bem ventilado e de preferência à sombra.

Sempre que for usar um pano, flanela ou escova, passe no mesmo sentido do trançado das fibras, sem esfregar nem usar força.

Nunca use produtos abrasivos ou com álcool, como alvejantes, solventes ou afins, porque podem danificar as fibras ocasionando seu ressecamento.

Evite também as lavadoras de alta pressão para não correr o risco de deformar a trama dos móveis.

Lembre-se que os móveis de fibra sintética são produtos artesanais de alta durabilidade, mas a manutenção correta pode aumentar ainda mais sua vida útil.

Você sabe a diferença entre fibra sintética e fibra natural? Aproveite para saber mais sobre o assunto e inspire-se nos ambientes decorados pela Villa Rattan no nosso Instagram!