Já conhece o conceito de casa empresa? Veja como criar um clima de prazer no ambiente do seu home office!

O home office chegou para ficar e com ele o conceito da casa empresa, a tendência de trabalhar em casa sem elementos do mundo corporativo e sem abrir mão da produtividade.

Se por um lado a princípio pode parecer difícil para quem ainda não está acostumado, por outro muita gente já encontrou a medida certa de criar o clima.

Aqui você vai conhecer mais sobre a casa empresa e descobrir por que os móveis de fibra sintética são a opção perfeita para esse novo ambiente, que une beleza, praticidade, funcionalidade e ainda a atmosfera de liberdade que é a cara desta tendência.

Casa empresa, o novo home sweet home office

A consolidação do home office vem satisfazer os desejos de muita gente. Adeus horas parado no trânsito, adeus buzinaria, adeus despertador tocando cedo demais, adeus ter que morar perto do trabalho. O desejo de liberdade, com responsabilidade, finalmente se torna realidade.

O espírito básico da casa empresa é criar projetos versáteis, totalmente diferentes daquelas ideias antigas de home office no quartinho dos fundos, em ambientes pequenos e, muitas vezes, sem iluminação nem ventilação naturais.

Como o próprio nome já entrega, a integração é a base da casa empresa, aproveitando muito, é claro, do próprio conceito de casa aberta.

Por isso, nada de ficar isolado da parte social ou da área externa. A casa empresa é integrada à área externa. Assim, varandas, pergolados e salas de estar se tornaram os locais perfeitos para o workstation. É o home sweet home office.

Móveis devem acompanhar o espírito de integração

Nada como trabalhar ouvindo o barulho do vento nas plantas e com aquele solzinho gostoso da manhã amaciando a pele das costas. Por isso, além de confortáveis, os móveis também devem ser resistentes ao clima, já que a integração é a alma da casa empresa.

Dessa forma, nos dias de folga o local se mimetiza ao restante da casa, desligando completamente o sentido corporativo da história.

Já durante o expediente, o clima torna as tarefas mais leves, melhorando o foco e a criatividade. Por isso, os móveis de fibra sintética são perfeitos para compor esse novo ambiente de trabalho.

Características sensoriais ajudam a criar o clima perfeito

Não basta ser home office, tem que ser agradável e eficiente. Para isso, além da ergonomia há várias características sensoriais importantes para os móveis da casa empresa. Afinal, quando os sentidos estão em harmonia, a produtividade aumenta.

Beleza e design

A beleza dos móveis faz bem ao olhar, dá conforto estético. Entre as tendências, as linhas orgânicas e curvilíneas estão em alta, realçadas por estruturas retas.

Use as linhas retas na mesa principal, por exemplo, como a Grécia, que se torna tanto uma desk generosa para todos os apetrechos e também pode se transformar em uma confortável mesa de refeições na área externa.

Quebre as linhas retas com uma poltrona Ilha Bela e mesinhas de apoio Asturias, por exemplo, perfeita para deixar aquele lanche pertinho sem atrapalhar a estação de trabalho.

Ou então inverta a ordem. Se não precisar de tanto espaço a sugestão é uma mesa redonda, como a Saara, com poltrona Napoli e um sofá Roma para dar aquela relaxada revigorante.

Como um ambiente de trabalho agradável aos olhos e bem equipado torna o dia a dia mais leve, a dica é investir em móveis de luxo, com design e diferenciais que tornem ainda mais únicos os ambientes da casa empresa.

Cores

Um dos princípios da casa empresa é justamente evitar tudo que remeta ao ambiente corporativo. Por isso, fuja do cinza, preto e bege, que são os tons convencionais dos escritórios.

Por outro lado, é muito importante cercar-se do que faz bem à alma, como as cores favoritas. Provavelmente elas já estão no restante da decoração da casa, mas vale dar uma realçada naquelas que trazem conforto e paz, mas também ajudam a manter o foco.

  • Azul – Calma e estável, a cor azul promove a sensação de confiança e ajuda na comunicação, além de ajudar a manter a tensão sob controle nos momentos de pressão.
  • Verde – Não causa fadiga aos olhos, reduzindo o desgaste visual. Também reduz a ansiedade, traz harmonia, inspira a inovação, desperta a criatividade e incentiva as ideias.
  • Amarelo – Estimula e criatividade, promove o otimismo e energiza. Ideal para profissionais como designers, produtores de conteúdo e pessoas que lidam com criação em geral;
  • Laranja – Aumenta o entusiasmo, estimula a paciência e também a criatividade com foco.
  • Vermelho – Estimula a atividade cerebral, mas também o apetite. É indicado para espaços em que a pessoa precisa trabalhar até tarde. Também invoca a paixão e a emoção, sendo indicado para locais em que o trabalho requer atividade física.

Veja como usar as cores:

O ideal é criar um ambiente de alto impacto. Veja como:

  • Use as cores de alta saturação para criar um ambiente mais estimulante. Os tons primários da psicologia são uma boa ideia para começar: amarelo (mente), vermelho (corpo), verde (emoções) e azul (autoconfiança);
  • Cuidado com os ambientes monocromáticos, eles tendem a dar pouco equilíbrio ao clima. Mas não precisa usar todas as cores. A dica é combinar duas delas, aproveitando o estímulo de cada uma;
  • Costuma fazer negociações na sua casa empresa? O vermelho é uma boa cor para isso. Já o amarelo beneficia o foco do assunto;
  • Além das cores, aposte em texturas diferentes. Elas criam boas energias e dão criam a sensação de vigor ao local.

Crie seu próprio projeto

 

A casa empresa é um conceito que tem como principal base a individualidade do projeto, de acordo com o gosto e as necessidades de cada um.

Hoje as pessoas precisam de muito pouco para trabalhar em casa, como um espaço para o notebook, uma cadeira confortável, algum tipo de apoio para um lanche, como um seat garden, e um nicho multiuso, por exemplo, para guardar objetos.

Apesar de haver pontos em comum entre os projetos de home office, a casa empresa procura priorizar a customização, tornando o ambiente mais agradável possível de acordo com o estilo de cada um.

Por que os móveis de fibra sintética são ideais?

Os móveis de fibra sintética tornam mais fácil compor o ambiente da casa empresa por conta de sua beleza e conforto, mas também pela grande variedade de cores que podem ser escolhidas para cada peça.

Cores, aliás, não só da própria fibra sintética, corda ou tricô náutico, mas também da pintura eletrostática e do tecido náutico dos estofados.

Assim você consegue unir seu gosto e estilo pessoais às dicas de produtividade dos especialistas.

Gostou da ideia? Então que tal descobrir vários outros móveis que podem transformar sua casa empresa no melhor lugar do mundo – e melhorar ainda mais a sua produtividade.

Venha visitar a loja online da Villa Rattan, conheça seus últimos projetos pelo Instagram e assine o nosso Blog para receber novidades quentíssimas todas as semanas!