Quer criar diferenciais de sofisticação para sua casa? Saiba mais sobre o pé palito ou conificado e veja como usar em ambientes internos e externos!

Quem faz questão de ter a casa sempre bonita sabe que decorar com personalidade é fundamental. O ideal é seguir as principais tendências, sempre dando seu toque pessoal e exclusivo. Assim, peças icônicas, com releituras atuais, são perfeitas para pontuar os ambientes de sofisticação e bom gosto. Como os móveis com pé conificado, também conhecido como pé cônico ou pé palito.

Pé conificado é uma verdadeira paixão mundial.

Não se sabe bem quando o pé conificado surgiu, mas especula-se que tenha sido pelas mãos do americano Raymond Loewy, considerado o pai do desenho industrial, nos anos 40.

No entanto, foi através da icônica cadeira Eames, criada pelo casal Charles e Ray Eames, que o pé cônico ganhou popularidade, cerca de dez anos depois. Na década de 50, o design era presença obrigatória nas casas americanas.

Os móveis com pé palito chegaram com força ao Brasil já na década de 60, marcando presença nas produções de designers consagrados como Zanine Caldas, Sérgio Rodrigues e Joaquim Tenreiro.

Desde então, esse “senhor” de quase 80 anos permanece cada vez mais jovem através da leitura renovada de designers em todo o mundo.

A leveza estrutural do pé conificado valoriza o ambiente e conversa com desenvoltura com os mais variados tipos de decoração.

Além disso, a sua versatilidade não tem limites. Ele pode ser encontrado em sofás, cadeiras, poltronas, mesas, buffets, estantes e até eletrodomésticos, como geladeiras.

Hoje o pé palito é uma verdadeira uma paixão mundial, uma tendência atemporal que leva muito mais charme a áreas internas e externas.

Pé palito se encaixa em qualquer conceito estético.

 


O design do pé conificado surgiu em pleno movimento pré-modernista, quando os artistas de vanguarda buscavam formas que quebrassem os padrões tradicionais.

As formas mais elegantes e leves, que substituíram os grandes volumes usados na época, fazem com que o pé cônico se encaixe em qualquer contexto estético.

Ao mesmo tempo em que dá um toque retrô à decoração, também lembra os ambientes futuristas de filmes icônicos, como “Laranja Mecânica” (Stanley Kubrick, 1972) e “Blade Runner” (Ridley Scott, 1982).

Veja como usar o pé cônico para criar um diferencial de design.

Hoje o consumidor busca experiências mais simples e autênticas, valorizando o luxo através das formas orgânicas e artesanais.

Por sua vez, o pé conificado, com seu desenho fino e leve, agrega mais fluidez e sofisticação a qualquer estilo decorativo.

Dessa forma, não é de se estranhar que o pé palito esteja fazendo tanto sucesso entre arquitetos, decoradores e consumidores em geral.

Veja como usar os móveis com pé cônico nos mais variados ambientes:

  • No espaço gourmet

O espaço gourmet hoje é praticamente uma presença obrigatória na casa de quem gosta de receber os amigos. O ambiente deve ter uma decoração aconchegante, porém clean, que incentive a degustação regada à descontração.

Para tornar o ambiente ainda mais especial, a dica é compor o décor com banquetas altas com pé palito de madeira. O material natural com linhas orgânicas traz mais aconchego ao ambiente.


Para as áreas molhadas ou com maior exposição ao tempo, o ideal é optar por banqueta com pé cônico com estrutura em alumínio, que terá maior vida útil.

Fica a dica: O ideal é que a banqueta tenha encosto, de forma a aumentar o conforto dos convidados. Atenção também ao material. Além de confortável e agradável ao toque, ele deve ser resistente e de fácil limpeza, como a corda náutica.

Na área de lazer

A área de lazer também merece estilo e conforto com design diferenciado. Aqui a dica é investir em poltronas com pé palito em alumínio, fibra sintética e tricô náutico, que são mais resistentes às intempéries.

A vantagem é que podem ser encontradas em diversas tonalidades e modelos. Assim, as poltronas com pé palito levam mais sofisticação para o mobiliário da piscina, sob ombrelones ou gazebos.

Para completar o ambiente invista em um sofá com pé palito, harmonizando com as poltronas.

Aqui, o ideal é escolher um modelo com estrutura em alumínio e acabamento com pintura eletrostática na cor que você preferir.

Outra dica é optar pelo tricô náutico. Dessa forma você tem uma peça de design contemporâneo diferenciado, de fácil manutenção e resistente às intempéries.

  • Nas varandas

Nas varandas ou nos ambientes de estar, em geral, as poltronas mais fartas são um conjunto perfeito ao redor de mesas baixas.

Para hora do chá ou para a aquela conversa depois das refeições, a poltrona com pé conificado valoriza a varanda, criando um ambiente cheio de leveza e sofisticação com muito estilo.

  • No quarto do casal

     

A decoração do quarto do casal deve ser intimista e acolhedora, mas também funcional. Por isso, uma poltrona com pé conificado em um dos cantos é o complemento perfeito para o ambiente.

Além do conforto estético, você agrega também mais conforto físico, uma vez que a peça serve de apoio para a troca de roupa ao chegar da rua, por exemplo, evitando que as bactérias trazidas do exterior tenham contato com a cama, o que também colabora para a higienização do local.

  • Na sala

Independentemente da decoração, um sofá com pé palito sempre causa sensação na décor da sala de estar. A peça se destaca por sua beleza estética e também pelo conforto.

Agora que você já sabe como usar o pé conificado, não espere mais para dar um toque de luxo discreto com muito bom gosto à sua casa!

Quer mais ideias para usar os móveis pé palito? Confira as novidades  no Instagram da Villa Rattan e continue acompanhando as dicas do nosso Blog!