Saiba por que a pintura eletrostática é considerada um dos melhores acabamentos em beleza, resistência e durabilidade!

Muito provavelmente você já deve ter ouvido falar que os móveis de fibra sintética em alumínio com pintura eletrostática são os melhores para as áreas externas. Mas por que será?

De uma forma geral, a resposta é simples: são bonitos, versáteis e resistentes. No entanto, a verdade é que quando se trata de um investimento na decoração da casa, todo detalhe é importante – tanto no aspecto estético quanto no funcional.

Por isso, é interessante saber mais sobre a pintura eletrostática, um tipo de acabamento que pode ser dado ao alumínio dos móveis de fibra sintética, mas também a outras superfícies e peças.

Veja o que é e por que a pintura eletrostática é tão valorizada!

 

O que é a pintura eletrostática?

A pintura eletrostática é um processo de acabamento que fixa a tinta através do princípio de atração e repulsão das cargas elétricas. Isso significa que ela pode ser aplicada não só em alumínio, mas em qualquer material que carregado eletricamente, como as superfícies metálicas.

Basicamente há dois tipos de pintura eletrostática, a feita em pó e a líquida. Essa última não costuma ser a mais utilizada porque apresenta algumas desvantagens em relação à pintura com o pó, tanto em relação ao processo em si quanto ao meio ambiente.

Pintura eletrostática líquida

Nesse tipo de pintura eletrostática, é utilizada uma tinta líquida específica que precisa ser, antes, dissolvida em um solvente. Assim, além de o processo ser um pouco mais demorado e trabalhoso, também é mais agressivo à saúde e ao meio ambiente.

Pintura eletrostática em pó

Por outro lado, existem três tipos de pintura eletrostática em pó e que dispensam a dissolução em solventes. Cada tipo de tinta em pó é mais adequado a um tipo de aplicação:

  • Poliéster – Como tem ótima aderência e é bastante resistente ao sol, à chuva e ao amarelamento, é o tipo mais indicado para o uso em ambientes externos.

Além dos móveis para piscina, jardim e áreas de lazer em geral, a tinta em pó de poliéster é também indicada para esquadrias de alumínio, telhados industriais e componentes automobilísticos.

  • Epóxi – Também é muito resistente às intempéries. Suas principais aplicações são para tubulações, vergalhões para construção civil e peças industriais, por exemplo.
  • Híbrida – A combinação dos dois tipos anteriores forma uma tinta com alta resistência química. Com isso, ela se torna ideal para aplicação em móveis de aço de fibra sintética, além de autopeças e painéis elétricos, entre outros.

Conheça as vantagens da pintura eletrostática

Em contrapartida, pode-se dizer que a pintura eletrostática é um dos melhores acabamentos encontrados no mercado, por vários motivos.

Alguns deles são o alto nível de aderência e a estética acurada do resultado final, a facilidade de aplicação e o fato de ser considerada uma tinta ecológica, já que não agride nem a saúde do aplicador nem a natureza por não usar solventes.

Aliás, para quem se preocupa com o meio ambiente, mais uma boa notícia: o material com acabamento em a pintura eletrostática é considerado sustentável, porque pode ser reaproveitado, repintando ou trocando de cor com facilidade.

Outras vantagens são a grande gama de cores que podem ser aplicadas e a sua alta resistência a batidas e arranhões, reduzindo as chances de danos causados pelo uso no dia a dia.

Cuidados com a manutenção

Por todos esses motivos, os móveis de fibra sintética com pintura eletrostática são os ideais para os mais variados ambientes das áreas externas.

No entanto, graças à sua beleza e elegância, eles também transitam bem nos ambientes internos, significando diferenciais de decoração em salas, escritórios, home offices, home theaters, cozinhas de estar e espaços gourmets.

Ainda que tenham uma longa vida útil, para que mantenham sua beleza inalterada por mais tempo é sempre bom ter cuidados com a manutenção.

É muito importante evitar o contato de produtos abrasivos com a pintura eletrostática, como os que contêm álcool, éter ou acetona em sua composição.

O que levar em conta na hora da escolha

Na hora de escolher os móveis com pintura eletrostática para a sua área de lazer, prestar atenção ao acabamento é fundamental.

Opte por móveis de fibra sintética, que são mais duráveis e resistentes ao sol, à chuva, à poeira trazida com o vento e até ao contato da pele molhada com água clorada da piscina.

Não esqueça que a decoração da área externa deve harmonizar com a dos demais ambientes da casa.

As fibras sintéticas oferecem uma ampla gama de poltronas, sofás e móveis em geral nos mais diversos estilos, tramas, cores e tonalidades, criando diferenciais de design e valorizando o seu projeto.

Venha buscar inspiração nos móveis de fibra sintética da Villa Rattan e aproveite para conhecer toda a coleção com pintura eletrostática!

Saiba mais sobre os nossos lançamentos no Instagram e continue acompanhando as melhores dicas e novidades pelo nosso Blog!