Descubra 8 dicas incríveis para limpar móveis de fibra sintética e manter a beleza da sua área externa por mais tempo!

A decoração da área externa deve ser feita com produtos criados para resistir às mudanças climáticas. No entanto, não é porque são resistentes ao sol e à chuva que determinados materiais não precisam de conservação. A forma correta de limpar móveis de fibra sintética, por exemplo, pode garantir não só longos anos de funcionalidade, mas também de beleza e sofisticação dos ambientes.

Não é à toa que eles são hoje a grande tendência para áreas externas. De um modo geral, além de bonitos os móveis de fibra sintética com alumínio são bastante resistentes.

Os da Villa Rattan, por exemplo, saem da loja com 3 anos de garantia, mas há casos de clientes cujos móveis estão em perfeito estado de conservação mesmo 15 anos após a compra.

Por isso, seja para fazer, orientar ou supervisionar, saber o que pode, o que deve e o que não deve ser feito é fundamental para manter a elegância e o requinte da sua área externa.

Veja agora 8 dicas para limpar móveis de fibra sintética e prolongar ainda mais sua vida útil!

1- Aposente os produtos químicos quando limpar móveis de fibra sintética

Esqueça os produtos químicos na hora de limpar móveis de fibra sintética. Nunca utilize produtos como cloro, água sanitária, solventes, removedores, abrasivos, diluentes ou qualquer outro produto alcalino.

Por melhor que seja a qualidade do material, o uso dessas substâncias tende a ocasionar o clareamento, ressecamento e, por consequência, a quebra das fibras sintéticas.

2 – Água corrente e sabão são a melhor opção

Na limpeza diária, basta remover o excesso de poeira dos móveis com um pano limpo, seco e macio.

A cada dez dias ou uma vez por semana, dependendo da frequência de uso, faça a manutenção com sabão neutro, uma escova de cerdas macias ou uma esponja macia e jatos de água corrente.

Você pode aumentar a frequência da limpeza quando a fibra sintética for de tonalidade muito clara, estiver em local com forte exposição à poluição ou à poeira, ou em períodos de uso intenso.

Depois de limpar móveis, deixe-os secarem à sombra naturalmente.

3 – Para limpezas mais pesadas utilize lavadoras de alta pressão

No caso de sujeiras mais densas é indicado o uso do jato de alta pressão aberto e a uma distância de 20cm das fibras sintéticas.

Porém não utilize o jato único e na máxima pressão! Também lembre-se de manter a distância recomendada. 

4 – Use cera para limpar o alumínio

Nos móveis de fibra sintética com alumínio, uma das dicas para limpar a estrutura é usar apenas cera automotiva para manter o brilho e impermeabilizar a peça.

A manutenção é bem simples: basta colocar uma pequena quantidade do produto em um pano limpo e seco e espalhar por toda a estrutura de alumínio.

Espere por alguns minutos, até que a cera esteja seca. Depois basta passar novamente o pano, esfregando até remover todo o excesso do produto.

5 – Alumínio com pintura eletrostática

O alumínio pintado com pintura eletrostática é uma das melhores opções para os móveis de fibra sintética. Além de durável, com um alto nível de aderência, oferece uma gama muito grande de cores.

O acabamento é considerado o ideal para móveis para piscina, que acabam tendo contato com a água clorada, e para os que ficam em áreas externas em geral, sob sol e chuva.

Limpar móveis com pintura eletrostática também é muito simples: basta evitar contato com produtos abrasivos para garantir a alta durabilidade e beleza do acabamento.

6 – Para a estrutura de madeira

Também é preciso atenção na hora de limpar móveis de fibra sintética com estrutura de madeira.

Nesse caso, o ideal é que não fiquem diretamente expostos ao sol e à chuva, mas em ambientes internos ou em ambientes externos que sejam cobertos, como varandas, pergolados e espaços gourmets.

Nesse caso, a limpeza da estrutura de madeira deve ser feita apenas com espanador de pó e/ou pano limpo e seco. Também vale o uso de lustra-móveis!

7 – Veja como limpar a tapeçaria náutica

A tapeçaria náutica é bastante utilizada nos estofados dos móveis artesanais de fibra sintética, oferecendo mais conforto e agregando valor estético às peças.

Assim como a fibra sintética, também não devem ser utilizados produtos químicos para a limpeza do tecido. Portanto, mantenha longe substâncias como água sanitária, diluentes, solventes, abrasivos, removedores e produtos alcalinos em geral.

A limpeza da tapeçaria náutica deve ser feita apenas com um pano limpo ou espanador para remover a poeira diária. A lavagem causal, por sua vez, deve ser feita apenas com água corrente, sabão neutro ou flotador, e uma escova de cerdas macias.

Para limpezas mais profundas, é permitido o uso da lavadora de alta pressão aberta e a uma distância de 20cm. Caso ainda não resolva, pode-se fazer o uso de flotador, que é um produto especifico para esse tipo de limpeza, porém tome os devidos cuidados e medidas de uso do mesmo.

Aqui, no entanto, vale atenção a duas dicas para limpar a almofada:

  • Nunca separe a tapeçaria de seu enchimento;
  • Coloque a almofada em uma posição que a água corrente flua sem, no entanto, entrar em contato com o sistema de fechamento (zíper ou ilhós).;
  • Depois, basta remover o excesso de água com um pano seco e limpo e deixar a tapeçaria náutica secar naturalmente à sombra. Só recoloque a peça no móvel de fibra sintética quando estiver totalmente seca.

8 – Tricô náutico também tem limpeza simplificada

Também é bastante simples limpar móveis de fibra sintética com tricô náutico, mas deve seguir recomendações um pouco diferentes das demais.

Nesse caso, a poeira deve ser removida com aspirador de pó uma vez por semana, nos casos em que fique em ambientes externos ou muito sujeitos à poeira e à poluição.

Já para a sujeira mais profunda deve ser removida com jato de alta pressão, mantendo uma distância de 30 cm do tricô náutico.

Vale lembrar que as peças em tricô náutico possuem proteção que as permite tomar chuva, no entanto, a recomendação é que a exposição ao sol seja de duas a três horas por dia.

Agora já tem todas as informações que precisa para limpar móveis de fibra sintética e manter a beleza da sua área externa por muito mais tempo!

Ainda ficou alguma dúvida ou quer saber mais sobre os móveis de fibra sintética? Continue acompanhando nosso Blog para receber sempre dicas e novidades e aproveite para conhecer todos os modelos na loja online da Villa Rattan!