Parece fácil, mas escolher os móveis para piscina tem seus segredinhos. Veja 3 super dicas e arrase na decoração!

Ter uma área de lazer completa é o sonho de quem tem casa. No entanto, em tempos de quarentena do coronavírus, mais do que um desejo, ter a área externa bem equipada e confortável é uma necessidade. Por isso mesmo é muito importante prestar atenção a alguns fatores na hora de escolher os móveis para piscina.

O que não falta é variedade de modelos no mercado. Entretanto, ao contrário do que pode parecer a princípio, a verdade é que muitos não se adequam à função.

O ideal é que os móveis para piscina ofereçam conforto físico e estético, mas também boa vida útil. Dessa forma você pode fazer um investimento seguro, mantendo o padrão de design e sofisticação que sua área de lazer merece.

Veja 3 dicas para escolher os móveis para piscina sem abrir mão da qualidade, beleza e conforto.

1 – Invista no material certo nos móveis para piscina

É muito importante que os móveis para piscina sejam resistentes às intempéries. Lembre-se que, mesmo que fiquem em uma área coberta, como uma varanda ou pergolado de madeira, são feitos para as pessoas usarem ao saírem da piscina.

Por isso, precisam ser fabricados com materiais próprios para a exposição ao sol, à chuva e ao vento, assim como à água clorada.

  • Madeira

Os móveis de madeira são uma boa opção, mas requerem manutenção regular. É muito importante que sejam lixados e envernizados periodicamente, entre 3 e 6 meses de uso.

 

  • Plástico

Já os de plástico têm a vantagem de serem mais baratos e de serem bastante versáteis. Costumam ser bem resistentes, mas, dependendo da qualidade, podem apresentar manchas com o tempo e até deformar com o peso ao longo do tempo.

 

  • Ferro

Móveis para piscina de ferro são bonitos e elegantes, mas também precisam de manutenção regular. Pelo menos uma vez por ano devem levar uma camada nova de tinta esmalte. Os locais em que a ferrugem aparecer devem ser lixados e protegidos com pintura antioxidante.

Apesar de bonitos, os móveis de ferro podem trazer um incômodo para a área da piscina: a estrutura esquenta demais quando exposta ao sol, redobrando o cuidado com crianças e idosos.

 

  • Fibras naturais

Bonitas e valorizadas, as fibras naturais não são recomendadas, porque se estragam com muita facilidade ao ar livre.

Mesmo com tratamento, o tempo de vida se torna bastante curto em relação aos demais, não compensando o custo-benefício.

Por isso a fibra natural não deve ser usada nas áreas molhadas. Como é poroso, o material absorve a água e depois tende a inchar ao ser ressecado com o sol.

 

  • Fibra sintética

Já os móveis em fibra sintética com estrutura de alumínio oferecem mais vantagens. Esse tipo de fibra é resistente, fácil de limpar e ainda pode ser encontrado em uma grande variedade de cores e tramas.

Por outro lado, o alumínio pode ter acabamento em pintura eletrostática, em várias cores, e é altamente resistente ao tempo.

Assim, os móveis em fibra sintética e alumínio unem qualidade, beleza, sofisticação e longevidade. A manutenção é simples e agregam muito mais valor estético à área externa.

2 – Dê atenção ao conforto que a peça proporciona


A área de lazer é o espaço de relaxamento da casa, feito para as horas mais descontraídas entre a família ou os amigos. Por isso, é fundamental avaliar o conforto oferecido pelos móveis para piscina.

Há vários modelos que proporcionam uma experiência perfeita, adaptando-se ao corpo com perfeição. Nesse quesito, alguns fatores devem ser analisados:

 

  • Anatomia dos móveis para piscina

É muito importante que os móveis para piscina sejam produzidos levando em conta a anatomia do corpo humano. Certifique-se de que a peça é confortável mesmo para longos períodos de uso.

 

  • Materiais utilizados

Além da estrutura em si, os móveis para piscina devem ter tecidos apropriados para a exposição à água e ao sol. Opte por almofadas e tapeçarias resistentes e que possam ser lavados, como o tecido náutico, por exemplo.

3 – Melhores modelos de móveis para piscina


Os móveis para piscina devem criar uma área destacada no seu ambiente externo, gerando uma sensação de conforto e aconchego durante todo o ano.

Por isso, não pense apenas no verão ou nos períodos de calor. Os móveis para piscina também podem ser funcionais em outras épocas, oferecendo um espaço agradável de convivência e relaxamento com os amigos.

Veja alguns móveis para piscina que ajudam a compor uma área de lazer que vai além dos mergulhos na piscina.

Espreguiçadeiras – São perfeitas para pegar aqueles 20 minutos de sol necessários para sintetizar a Vitamina D no organismo, segundo a Organização Mundial da Saúde. Mas não esqueça a recomendação da OMS: sempre antes das 10h e depois das 16h.

No entanto, com o encosto regulável, servem também para ler um bom livro ou apenas jogar papo fora com os amigos.

Por outro lado, no inverno, as espreguiçadeiras ficam um charme com almofadas e mantas, sendo perfeitas também para o uso à noite, sob as estrelas. São um diferencial de luxo e beleza na área de lazer.

Ombrelone – Além de proteger do sol, deixam o ambiente externo muito mais elegante. Podem ser utilizados próximos às espreguiçadeiras, com mesas, poltronas ou sofás.

Os ombrelones proporcionam uma sombra pontual para um papo animado ou um lanche à beira da piscina. Os modelos mais sofisticados têm a copa regulável, facilitando a criação de sombra de acordo com o movimento do sol.

Além disso, à noite os ombrelones protegem do sereno, criando um ambiente intimista para um encontro ao ar livre com os amigos.

Poltronas Mesas e cadeiras são fundamentais em qualquer área de lazer, mas estão longe de serem os únicos assentos. As poltronas são uma ótima opção para quem quer dar um toque diferenciado à área da piscina.

Aposte no conforto que foge ao óbvio som sofisticação, como poltronas em tricô náutico ou trama balaiada em fibra sintética.

 Bonitas e aconchegantes, ajudam a compor um espaço diferenciado para receber os amigos também nos dias mais frios. Complete espalhando charmosos seat gardens que servem tanto como mesinhas de apoio como lugares extras.

Com essas dicas você está pronto para fazer as melhores escolhas em móveis para piscina e arrasar na sua área de lazer!

Quer mais dicas para sua área externa? Descubra mais detalhes sobre os móveis da Villa Rattan no Instagram e continue acompanhando nosso Blog para receber sempre novidades de decoração!