As banquetas são verdadeiros diferenciais estéticos na decoração. Veja como escolher e criar projetos exclusivos!

O espaço gourmet é hoje indispensável em qualquer área externa. Seja na varanda, no rooftop ou na piscina, aquele cantinho de onde saem delícias não só deixa o ambiente mais funcional como também muito mais charmoso e bonito. As banquetas, por sua vez, são o complemento perfeito para o balcão.

Na verdade, as banquetas são diferenciais desses projetos, dando o clima certo para um ambiente com a descontração sofisticada que caracteriza a área de lazer.

Mas será que qualquer banqueta é perfeita para qualquer lugar? Será que há diferença entre elas? O que deve ser levado em conta na hora da escolha?

O que levar em conta na hora da escolha da banqueta

O primeiro ponto a ser considerado é a facilidade de limpeza. É sempre bom lembrar que a banqueta ficará próxima a um balcão, que pode ser de refeições, petiscos, drinks ou churrasco, por exemplo.

Por isso, o risco de cair gordura, vinho ou qualquer substância que suje e manche com facilidade é maior.

De um modo geral, portanto, as banquetas em fibra sintética são ideais para ambientes internos e externos, porque além de resistentes às intempéries, têm design sofisticado e diferenciais que se destacam em vários estilos.

Resistência e beleza nas banquetas para a área externa

Se o espaço gourmet fica na área externa, o ideal é que a banqueta seja resistente ao tempo. Evite materiais que se decomponham com facilidade ao pegar sol, chuva ou mesmo com a poeira e a poluição levadas pelo vento.

A banqueta Bari, por exemplo, é perfeita para locais que pedem móveis leves, como uma área externa pequena, ou uma varanda ou pergolado de tamanho reduzido.

A estrutura de ferro pode levar acabamento de pátina ferrugem ou pintura eletrostática. Já o assento, feito em cordão torcido de fibra sintética, é bonito, confortável e fácil de limpar.

Use madeira nos ambientes internos

Nos ambientes internos, que são protegidos das intempéries, você pode aproveitar para colocar uma banqueta com pés conificados em madeira, também conhecidos como pés palito.

Esse diferencial empresta leveza e dá um toque de elegância rústica quando o espaço gourmet está integrado à sala ou à cozinha de estar, por exemplo.

Uma sugestão é a banqueta Villy, que além de estrutura e pés palito em madeira freijó, pode ser personalizada de diversas formas.

A altura do assento, por exemplo, pode variar entre 60, 70 ou 80 cm, e ainda é possível escolher entre sete cores da corda náutica que compõe a trama, dando mais exclusividade ao projeto.

Ambientes neutros merecem um toque de cor

As banquetas também são uma ótima forma de adicionar pontos de cor nos ambientes neutros – e o tricô náutico é perfeito para isso, principalmente quando o balcão fica em um trecho de sombra da área externa.

O tricô náutico oferece várias cores à sua escolha e pode pegar chuva à vontade, mas o ideal é que fiquem expostos ao sol apenas de duas a três horas por dia.

Para quebrar a monotonia dos ambientes neutros ou monocromáticos, a sugestão é a banqueta Nápoli em tricô náutico vermelho pimenta e pintura eletrostática champagne ou a banqueta Santorini com tricô náutico na cor mostarda e pintura eletrostática marrom.

Durabilidade deve ser o foco para as banquetas na piscina

Duas grandes tendências da arquitetura, as piscinas com prainha e o bar molhado são perfeitas para abrigar cantinhos muito especiais para o verão.

Para o bar molhado, por exemplo, banquetas como a Mali levam conforto, sofisticação e durabilidade com muito estilo. Toda em estrutura de alumínio e fibra sintética em 25 cores que você escolhe de acordo com a sua decoração, é altamente resistente à água da piscina e ao sol.

Já na prainha da piscina, ela fica perfeita com uma mesa bistrô, como a Guatemala. Toda em alumínio, você escolhe entre as cinco cores para o acabamento em pintura eletrostática.

Sofisticação no home bar do pergolado

Cada vez mais presente nos projetos rooftop, pergolados Cobrire de madeira e varandas, o home bar é o local perfeito para o happy hour com os amigos mais íntimos depois do home office.

Um bom vinho, aquele whisky especial ou a cerveja artesanal merecem um clima aconchegante, que combine com o cair da noite ao ar livre.

Da mesma forma, as banquetas para o balcão do home bar deve ser sofisticada e confortável, com um design elegante que harmonize com a ocasião.

Um bom exemplo é a banqueta Roma, com pés cônicos na estrutura de alumínio. A corda náutica lisa no tom verde turquesa cria um diferencial, mas são oito cores à sua disposição. Você também pode escolher a cor da pintura eletrostática do acabamento e do tecido náutico do assento.

Como calcular a quantidade de banquetas?

A quantidade de banquetas vai depender do tamanho da sua bancada, então não há uma quantidade certa. No entanto, uma boa forma de calcular a quantidade é imaginar pelo menos um espaço de 70 cm que uma banqueta ocupa.

Dessa forma o espaço fica confortável para que as pessoas sentadas não fiquem se tocando e também possam subir e descer da banqueta com facilidade.

De uma forma geral, então, uma bancada com 1,40 m de comprimento acomoda bem duas banquetas, e com 2,10 m cabem três com conforto.

Descubra a altura certa da banqueta

Outra dúvida comum é em relação à altura da banqueta. As altas são perfeitas para as bancadas – ou balcões. Já as baixas servem mais como assentos extras para mesas ou em ambientes em geral.

Mas fica a dica: nesse caso, ainda mais charmosos são os seat garden, que além de servirem como assento extra, servem também como apoio e ainda dão um requinte extra à decoração.

Já a altura da banqueta em relação à bancada, deve ser confortável, mas como as pessoas têm alturas diferentes, o ideal é fazer uma média.

A dica é usar o seguinte cálculo: altura da banqueta –25 cm = altura do assento da banqueta. Isso porque 25 cm é a altura média da distância que o assento da banqueta deve ficar da superfície da mesa, de forma que seus braços fiquem confortáveis durante as refeições.

Para melhorar o seu conforto e dar mais opções na hora da compra, a Villa Rattan oferece vários modelos de banquetas com altura que você pode escolher entre 60 cm, 70 cm ou 80 cm – dependendo da bancada que você já tem ou vai construir.

Na Villa Rattan você encontra vários modelos de móveis de fibra sintética com design exclusivo e a qualidade de quem dá 3 anos de garantia de fábrica em suas peças.

Venha conhecer mais banquetas na loja online Villa Rattan e se inspire com os ambientes decorados no nosso Instagram!