Tamanho não é documento: descubra como deixar varanda pequena mais bonita e funcional com muito charme!

Ninguém sabe quando a pandemia vai acabar, mas o que se sabe, com certeza, é que o normal mudou. Agora, não importa o tamanho: hoje qualquer pedacinho de chão ao ar livre dentro da própria casa é uma opção de distração com segurança. Com isso, mesmo as varandas pequenas de apartamento passaram a agregar status de área de lazer.

Mas nada de levar os móveis da sala para a varanda. O clima do espaço pede soluções bem planejadas, que valorizem o investimento.

Além disso, é preciso considerar alguns aspectos importantes se a ideia é criar um espaço diferenciado na casa. Atenção às novas tendências, mas o conforto e a durabilidade dos móveis são indispensáveis, já que ficam expostos às intempéries.

Por outro lado, vários elementos devem ser levados em conta para tornar o ambiente mais aconchegante, além de funcional.

Afinal, conciliar beleza com qualidade e bom gosto no seu estilo é fundamental, sempre foi e sempre será fundamental.

Pensando nisso, a Villa Rattan reuniu algumas dicas incríveis para transformar a sua varanda pequena no seu espaço preferido do apartamento! Vem com a gente e inspire-se nessas ideias!

Defina o que você quer fazer na sua varanda

Com a pandemia e as medidas de isolamento, em muitos lugares a varanda se tornou um elo de integração entre vizinhos.

Além das conversas cruzadas entre os moradores, a ocorrência de diversos shows nas varandas mostrou que o espaço pode – e deve – ser multifuncional.

No entanto, mesmo assim cada família tem o seu perfil e as soluções devem estar alinhadas com os hábitos dos moradores, mesmo sendo uma varanda pequena.

 

  • Cantinho para relaxar

Nada como um espaço para não fazer nada além de relaxar ouvindo música? Então a decoração deve priorizar formas de acentuar esse relaxamento.

Uma rede de descanso é uma ótima solução para a varanda pequena, acompanhada por um seat garden como apoio para a bebida e petiscos favoritos.

Mas não custa nada diversificar as opções. Se o espaço é um pouco mais generoso, colocar uma ou mais espreguiçadeiras é uma ótima solução. Assim, dá para conjugar um cantinho de pura preguiça ao sol com aquela soneca depois do almoço de domingo.

Para quem não dispensa a leitura de um bom livro, seja da velha forma tradicional ou online, a ideia é agregar ao espaço poltronas bem confortáveis para a leitura.

O modelo Athenas, por exemplo, é um convite ao conforto e ainda fica perfeito com o banco Detroit – seja para apoio dos pés ou como assento extra.

Espalhe plantas altas e baixas para dar um clima bem natural à varanda. Uma dica são as árvores frutíferas em vasos, que dão um toque de quintal de casa ao lugar, acentuando a sensação de descanso.

 

  • Para o churrasco com a família

Não abre mão daquele churrasco de dar água na boca aos vizinhos? Esqueça a churrasqueira do condomínio e invista na sua própria varanda.

Se o espaço ainda não tem uma churrasqueira incorporada, há muitos modelos próprios para varanda que dão conta perfeitamente do recado.

Mas é nos acessórios que mora o verdadeiro espírito do churrasco. Antes de mais nada, os móveis precisam estar de acordo com o clima do ambiente.

Cuidado com a escolha dos móveis

Então além de resistentes ao sol e à chuva, eles também precisam ser fáceis de limpar, já que a gordura e o sangue podem fazer estragos permanentes e alguns materiais.

Os móveis de fibra sintética são perfeitos para a churrasqueira, porque são fáceis de limpar, bonitos e muito confortáveis.

Entretanto é preciso atenção na hora de compor o ambiente. Além dos apetrechos de churrasco, o toque certo de conforto até abre o apetite.

A mesa não pode faltar. A sugestão para quem tem espaço é a Grécia, de seis lugares, com tampo de peroba rosa de demolição que dá um charme à varanda. As cadeiras Juréia são um bom exemplo de complemento.

Para que não tem, a dica é combinar banquetas Portugal com um bistrô, como o Guatemala, e mesa do mesmo modelo. Vale lembrar que ambas são de alumínio com pintura eletrostática, que oferece variedade de cores.

 

  • Cantinho para repor as energias

Já se a ideia é um lugar para repor as energias, seja através da meditação ou de um bom papo com os amigos, o foco deve ser outro.

Comece pelo piso, “aquecendo” o piso frio com um deck de madeira. O modular é ótimo, porque pode ser colocado sobre o outro e você mesmo instala.

Capriche nos vasos com plantas, principalmente os de cerâmica pura, bem básicos. Agora volte a atenção para os móveis de luxo.

Comece atraindo o olhar para o lugar mais confortável da casa: uma chaise longue. Ao redor, espalhe poltronas bem confortáveis, como a Coimbra ou a Fernando de Noronha, em corda náutica.

Lá na outra ponta da varanda, um poltrona suspensa tem tudo a ver com o clima. Entre esses elementos, espalhe almofadões fartos, seat gardens e objetos pessoais que você mais gosta: quadros, lembranças de viagens e presentes de amigos queridos.

Assim você ganha uma pequena área externa personalizada e muito charmosa.

 

  • Sala de TV na varanda

Por que ficar enfiado na sala se pode assistir a seus programas preferidos ao ar livre? Dependendo da configuração do espaço, é possível fazer um verdadeiro home theater na varanda, perfeito para assistir shows à noite ou mesmo maratonar séries durante o dia.

Comece analisando a possibilidade de colocar um sofá em uma das paredes. O Sevilha, por exemplo, só de olhar já dá vontade de relaxar.

Não desanime se não couber. Também é possível fazer uma combinação de chaise longue e poltronas, como a Sarajevo ou a Oregon, por exemplo.

Uma sugestão é tentar encaixar um pequeno home bar: assim você evita entrar cada vez que quiser pegar um drink ou petisco. Basta um balcão e banquetas Roma, por exemplo, com seus icônicos pés conificados, para a sua varanda ficar um charme. Um verdadeiro diferencial de estilo.

Viu como é fácil transformar a varanda o melhor lugar do apartamento? Com pequenas intervenções é possível criar um ambiente totalmente diferenciado e cheio de estilo!

Venha conhecer os móveis da Villa Rattan e inspire-se nos ambientes decorados pelo nosso Instagram!