Descubra como fazer a decoração em camadas, um truque muito especial de decoradores e designers para transformar ambientes!

Verdadeiro segredo do décor de luxo, as camadas são uma forma elegante e sofisticada de misturar texturas. Mas esse truque não precisa ficar restrito aos profissionais do ramo, como arquitetos e designers. Hoje nós vamos mostrar alguns caminhos para criar um mix de materiais com muito bom gosto e elegância, sem correr o risco de cair no exagero.

Veja como criar um ambiente cool com a decoração em camadas usando os queridinhos do momento quando o assunto é cor e textura: os móveis de fibra sintética!

Dicas para fazer sua própria decoração em camadas

A decoração em camadas é uma forma de transformar o visual da casa sem precisar fazer uma reforma. Uma das vantagens é que ela pode ser feita em qualquer espaço, do quarto do casal à varanda ou à área gourmet.

No entanto, para que esse tipo de decoração seja bem-sucedida, é preciso fazer um planejamento. Basicamente ele é composto por 3 etapas:

1 – Definição das cores

Um ambiente decorado com cores bem escolhidas e harmoniosas é muito mais aconchegante. Elas influenciam diretamente no nosso humor e no nosso comportamento, por isso é preciso atenção. Os tons devem ser escolhidos de acordo com a finalidade primária do ambiente.

Assim, uma decoração em camadas para a área de lazer deve ser feita com tons que transmitam tranquilidade e relaxamento. Afinal, o local deve ser justamente o espaço de paz e diversão.

É o caso de optar por tons neutros combinados com cores básicas que trazem essa sensação, como o azul, o lilás e suas variantes. Bons exemplos são a espreguiçadeira Grossi em azul raspado combinada com uma chaise longue Ilhéus DNA camurça ou chumbo, e cadeira Amazônia em corda  náutica Turqueza, por exemplo.

Já para um home office de publicidade ou marketing, por exemplo, o ideal são cores que despertem a criatividade e a comunicação. Móveis como a poltrona Benfica em corda náutica ferrugem e seat garden vermelho dão toques criativos ao local.

2 – Cuidado com a iluminação

A iluminação é sempre um coringa e na decoração em camadas ela tem papel fundamental. Afinal, assim como as cores, as luzes também influenciam no nosso humor.

Use os recursos de iluminação para ampliar os espaços ou tornar áreas muito grandes mais aconchegantes. Dê preferência aos tons quentes (amarelo ou branco morno) que descansam os olhos e crie focos de interesse, destacando uma peça do mobiliário, como a poltrona Athenas, ou um cantinho bistrô, por exemplo.

Mas tome sempre cuidado, porque a iluminação errada também pode destruir um ambiente. A luz branca fria, por exemplo, deixa o ambiente muito achatado, acabando com o efeito em camadas. Além disso mantém o cérebro muito desperto, por isso não deve ser utilizada em ambientes de diversão e relaxamento.

3 – Atenção às texturas

As texturas são muito importantes na decoração em camadas, e os móveis de fibra sintética são perfeitos para isso. Bonitos, elegantes e com design diferenciado, apresentam uma boa variedade de tramas e cores, valorizando as texturas.

No entanto, lembre-se que neste quesito também entram outros elementos além dos móveis, como as texturas das paredes – como tijolos aparentes, papéis de parede, revestimentos de palha e tintas texturizadas.

Então é importante que haja uma harmonia entre elas, seja no desenho ou na proposta – mais sofisticadas ou mais rústicas.

Elementos para uma decoração em camadas

Alguns elementos são essenciais para uma decoração em camadas. Claro que eles devem ser adaptados entre ambientes internos e externos, mas basicamente são eles que dão a sensação de volume e aconchego.

  • Tapetes

Os tapetes ajudam a delimitar visualmente os espaços e também a realçar seu móvel de fibra sintética. Uma dica para não errar na harmonia é optar por tons neutros e lisos, evitando ruído na comunicação com a trama do móvel.

Mas para quem gosta criar ambientes ousados e cheios de personalidade, misturar tons fortes entre o móvel de fibra sintética e o tapete é um bom exercício de imaginação. Lembre-se apenas de ficar ligado na paleta de cores e no círculo cromático para conseguir os melhores efeitos.

 

  • Vegetação

As plantas são um excelente recurso em qualquer tipo de decoração, mas é praticamente essencial na decoração em camadas. Além do volume e dos formatos diferenciados, elas dão movimento e vida aos ambientes.

E não precisa ser modesto, quanto mais folha verde, melhor. A Urban Jungle está aí para comprovar essa tendência irreversível.

 

  • Mobiliário

Você ama tendências? Ótimo, mas se guie apenas por elas, seja sempre original. Na decoração em camadas um segredo é misturar estilos de forma eclética, mas com bom senso.

Os móveis de fibra sintética oferecem uma enorme gama de estilos, do icônico pé palito às poltronas bowl, com releituras maravilhosas, como a Ilhéus. O importante é escolher elementos que tenham a ver com a sua história para dar representatividade à decoração.

Agora que você já sabe como fazer uma decoração em camadas perfeita, conheça o guia definitivo para comprar online e adorar o resultado!

Deixe uma resposta