Tamanho não é documento: descubra como deixar varanda pequena mais bonita e funcional com muito charme!
Ninguém sabe quando a pandemia vai acabar, mas o que se sabe, com certeza, é que o normal mudou. Agora, não importa o tamanho: hoje qualquer pedacinho de chão ao ar livre dentro da própria casa é uma opção de distração com segurança. Com isso, mesmo as varandas pequenas de apartamento passaram a agregar status de área de lazer.
Mas nada de levar os móveis da sala para a varanda. O clima do espaço pede soluções bem planejadas, que valorizem o investimento.
Além disso, é preciso considerar alguns aspectos importantes se a ideia é criar um espaço diferenciado na casa. Atenção às novas tendências, mas o conforto e a durabilidade dos móveis são indispensáveis, já que ficam expostos às intempéries.
Por outro lado, vários elementos devem ser levados em conta para tornar o ambiente mais aconchegante, além de funcional.
Afinal, conciliar beleza com qualidade e bom gosto no seu estilo é fundamental, sempre foi e sempre será fundamental.
Pensando nisso, a Villa Rattan reuniu algumas dicas incríveis para transformar a sua varanda pequena no seu espaço preferido do apartamento! Vem com a gente e inspire-se nessas ideias!
Defina o que você quer fazer na sua varanda
Com a pandemia e as medidas de isolamento, em muitos lugares a varanda se tornou um elo de integração entre vizinhos.
Além das conversas cruzadas entre os moradores, a ocorrência de diversos shows nas varandas mostrou que o espaço pode – e deve – ser multifuncional.
No entanto, mesmo assim cada família tem o seu perfil e as soluções devem estar alinhadas com os hábitos dos moradores, mesmo sendo uma varanda pequena.
- Cantinho para relaxar
Nada como um espaço para não fazer nada além de relaxar ouvindo música? Então a decoração deve priorizar formas de acentuar esse relaxamento.
Uma rede de descanso é uma ótima solução para a varanda pequena, acompanhada por um seat garden como apoio para a bebida e petiscos favoritos.
Mas não custa nada diversificar as opções. Se o espaço é um pouco mais generoso, colocar uma ou mais espreguiçadeiras é uma ótima solução. Assim, dá para conjugar um cantinho de pura preguiça ao sol com aquela soneca depois do almoço de domingo.
Para quem não dispensa a leitura de um bom livro, seja da velha forma tradicional ou online, a ideia é agregar ao espaço poltronas bem confortáveis para a leitura.
O modelo Athenas, por exemplo, é um convite ao conforto e ainda fica perfeito com o banco Detroit – seja para apoio dos pés ou como assento extra.
Espalhe plantas altas e baixas para dar um clima bem natural à varanda. Uma dica são as árvores frutíferas em vasos, que dão um toque de quintal de casa ao lugar, acentuando a sensação de descanso.
- Para o churrasco com a família
Não abre mão daquele churrasco de dar água na boca aos vizinhos? Esqueça a churrasqueira do condomínio e invista na sua própria varanda.
Se o espaço ainda não tem uma churrasqueira incorporada, há muitos modelos próprios para varanda que dão conta perfeitamente do recado.
Mas é nos acessórios que mora o verdadeiro espírito do churrasco. Antes de mais nada, os móveis precisam estar de acordo com o clima do ambiente.
Cuidado com a escolha dos móveis
Então além de resistentes ao sol e à chuva, eles também precisam ser fáceis de limpar, já que a gordura e o sangue podem fazer estragos permanentes e alguns materiais.
Os móveis de fibra sintética são perfeitos para a churrasqueira, porque são fáceis de limpar, bonitos e muito confortáveis.
Entretanto é preciso atenção na hora de compor o ambiente. Além dos apetrechos de churrasco, o toque certo de conforto até abre o apetite.
A mesa não pode faltar. A sugestão para quem tem espaço é a Grécia, de seis lugares, com tampo de peroba rosa de demolição que dá um charme à varanda. As cadeiras Juréia são um bom exemplo de complemento.
Para que não tem, a dica é combinar banquetas Portugal com um bistrô, como o Guatemala, e mesa do mesmo modelo. Vale lembrar que ambas são de alumínio com pintura eletrostática, que oferece variedade de cores.
- Cantinho para repor as energias
Já se a ideia é um lugar para repor as energias, seja através da meditação ou de um bom papo com os amigos, o foco deve ser outro.
Comece pelo piso, “aquecendo” o piso frio com um deck de madeira. O modular é ótimo, porque pode ser colocado sobre o outro e você mesmo instala.
Capriche nos vasos com plantas, principalmente os de cerâmica pura, bem básicos. Agora volte a atenção para os móveis de luxo.
Comece atraindo o olhar para o lugar mais confortável da casa: uma chaise longue. Ao redor, espalhe poltronas bem confortáveis, como a Coimbra ou a Fernando de Noronha, em corda náutica.
Lá na outra ponta da varanda, um poltrona suspensa tem tudo a ver com o clima. Entre esses elementos, espalhe almofadões fartos, seat gardens e objetos pessoais que você mais gosta: quadros, lembranças de viagens e presentes de amigos queridos.
Assim você ganha uma pequena área externa personalizada e muito charmosa.
- Sala de TV na varanda
Por que ficar enfiado na sala se pode assistir a seus programas preferidos ao ar livre? Dependendo da configuração do espaço, é possível fazer um verdadeiro home theater na varanda, perfeito para assistir shows à noite ou mesmo maratonar séries durante o dia.
Comece analisando a possibilidade de colocar um sofá em uma das paredes. O Sevilha, por exemplo, só de olhar já dá vontade de relaxar.
Não desanime se não couber. Também é possível fazer uma combinação de chaise longue e poltronas, como a Sarajevo ou a Oregon, por exemplo.
Uma sugestão é tentar encaixar um pequeno home bar: assim você evita entrar cada vez que quiser pegar um drink ou petisco. Basta um balcão e banquetas Roma, por exemplo, com seus icônicos pés conificados, para a sua varanda ficar um charme. Um verdadeiro diferencial de estilo.
Viu como é fácil transformar a varanda o melhor lugar do apartamento? Com pequenas intervenções é possível criar um ambiente totalmente diferenciado e cheio de estilo!
Venha conhecer os móveis da Villa Rattan e inspire-se nos ambientes decorados pelo nosso Instagram!