Veja por que é tão importante ter um vaso de alto padrão na decoração da área externa e faça valer o seu investimento!

O ato de decorar não é o mesmo para qualquer ambiente da casa. É preciso selecionar peças que se ajustem às características de cada espaço, e, por isso, é muito importante escolher com calma e pesquisar bastante. Na área externa, por exemplo, os vasos de alto padrão são peças fundamentais na decoração, mas muitas pessoas nem imaginam por quê.

Que tal descobrir agora?

O que é um vaso de alto padrão?

Os vasos para área externa são mais do que meros acessórios. Usados da forma certa, são aliados poderosos para criar ambientes totalmente personalizados e luxuosos na medida certa do seu estilo.

Porém, da mesma forma que os móveis, os vasos para área externa precisam atender a alguns fatores. É preciso lembrar que toda a decoração ficará ao tempo, sob sol e chuva, ou pelo menos exposta a uma boa dose de umidade e calor, no caso de haver uma cobertura.

Por isso, não basta ser durável, é preciso ter qualidade. Um vaso de alto padrão é aquele que utiliza técnicas diferenciadas de produção, como os vasos vietnamitas.

Totalmente artesanais, os vasos vietnamitas são produzidos através de uma técnica exclusiva passada de geração em geração e que os torna não só bonitos, mas muito mais resistentes.

São mais resistentes 

Um vaso de alto padrão pode durar a vida toda sem perder suas características originais. É um investimento que vale a pena. Os vasos vietnamitas são considerados os melhores do mundo justamente por essa característica.

Mesmo quando utilizados em projetos paisagísticos, é muito difícil que as raízes cheguem a sequer rachar o vaso, como acontece com as peças comuns.

Há, inclusive, peças com mais de 1 m de altura que podem abrigar plantas de grande porte sem qualquer dano ao vaso, criando diferenciais paisagísticos luxuosos e sem necessidade de substituição do vaso.

Essa resistência é fruto da técnica de produção, que é feita por moldes – e não em tornos. Assim, cada molde recebe várias camadas de argila, deixando os vasos vietnamitas com as bordas mais grossas e todo o corpo reforçado.

Maior durabilidade do acabamento

Por outro lado, um vaso de alto padrão como os vietnamitas, não sofrem com a ação do tempo. Além do reforço na estrutura, a pigmentação que colore e o acabamento vitrificado não descasca, porque não é aplicado após o vaso pronto.

O processo de pintura é feito no próprio forno, com uma mistura texturizada que se funde à cerâmica através do calor. Com isso, as cores ficam mais bonitas e permanecem como novas durante toda a vida, mesmo sob sol e chuva.

Dessa forma a decoração da área externa não sofre modificação, porque não há degradação do material do vaso vietnamita.

Mais versatilidade nas peças

A grande versatilidade também é outra característica dos vasos de alto padrão. Como são extremamente resistentes, acabam sendo também multifuncionais.

Os vasos vietnamitas podem ser utilizados apenas para a decoração, para abrigar plantas variadas ou ainda como charmosas fontes d’água ou lareiras ecológicas para a área de lazer ou jardim.

Neste caso, basta instalar um sistema de circulação de água em qualquer modelo de vaso vietnamita e ligar na tomada.

Grande quantidade de cores

Os vasos vietnamitas são conhecidos principalmente pelo acabamento vitrificado e cores brilhantes, mas há também vários modelos foscos.

Entre as opções de cores há vasos vietnamitas azuis, pretos, marrons, amarelos, verdes, azuis turquesa, bronze, cremes, brancos, ferrugem antigo e silver, entre outros.

Design variado e coleções exclusivas

Esteticamente, os vasos de alto padrão para a área externa chamam a atenção também por seu design diferenciado e várias coleções exclusivas.

Há vasos vietnamitas nos mais variados tamanhos, desde os considerados gigantes até peças pequenas e sedutoras, ideais para a composição com outras peças da mesma coleção ou de coleções diferentes.

Os formatos também são bastante variados, entre bacias, fontes, quadrados, redondos, jardineiras, ânforas, vasos tradicionais, etc.

Dessa forma é possível montar projetos totalmente exclusivos com os vasos de alto luxo, sejam paisagísticos ou decorativos, agregando um charme irresistível à decoração da área externa.

Dicas para não levar gato por lebre

Os vasos vietnamitas são verdadeiros coringas na decoração da área externa ou de ambientes internos, mas cuidado para não se deixar enganar.

É preciso saber reconhecer o vaso vietnamita original e ter certeza de estar levado o melhor investimento para a sua casa:

  • A coloração não é uniforme, tendo a aparência manchada por causa da variação de temperatura do forno;
  • A borda também é pintada, ao contrário dos vasos chineses, cuja borda mostra a cor original da argila;
  • A parte interna apresenta coloração clara acinzentada, que é a cor da argila encontrada no Vietnã;
  • Têm praticamente o dobro de espessura do que os demais vasos.

Agora que você já sabe por que ter um vaso de alto padrão na área externa é tão importante e como reconhecer o vaso vietnamita original, venha conhecer os modelos de vasos vietnamitas na Villa Rattan!