Decorar a casa é como deixar um pouquinho da gente em cada ambiente, em cada cantinho. Veja o que o seu estilo de decoração mostra sobre a sua personalidade!

O estilo de cada um decorar a casa é um reflexo da sua personalidade. Pequenas escolhas que fazemos até mesmo inconscientemente refletem a forma como vemos a vida e nos colocamos no mundo.

Em cada decisão que tomamos mostra um pouco das nossas vivências e da história dos moradores – e não apenas através de itens óbvios, como retratos e lembranças de viagens.

Os móveis de fibra sintética, por exemplo, geralmente são a opção de quem está alinhado às novas tendências de consumo. São pessoas que valorizam o trabalho artesanal, que se importam com o meio ambiente ao escolher peças de grande durabilidade evitando o desperdício, e que se preocupam com design e com conforto para fazer do lar o refúgio perfeito.

Mas a verdade é que os móveis de fibra sintética se encaixam em vários estilos diferentes, e eles também falam um bocado sobre você.

Para matar a curiosidade, nós separamos seis estilos e o que eles revelam sobre os moradores. Qual deles melhor se encaixa no seu perfil?

1 – Decoração da casa em estilo Clássico

Gosta de muito branco, objetos e móveis elegantes, como a poltrona Oregon em tricô náutico DNA, e não gosta de estar sempre mudando a decoração?

Seu estilo deve ser Clássico. Geralmente são pessoas um pouco mais conservadoras nas escolhas, que não gostam de ousar nem de ambientes muito descontraídos.

Claro que você gosta de se divertir, mas prefere os programas mais refinados e tradicionais. Além disso gosta de estar com a casa sempre arrumada como se alguma visita importante fosse chegar a qualquer instante.

Quem gosta de decorar a casa em estilo clássico também tende a ser mais calculista e determinado nas decisões diárias.

2 – Estilo Minimalista: visão prática da rotina

Já quem prefere decorar a casa com poucos móveis e objetos e tons neutros geralmente se encaixa no estilo Minimalista. Para você, menos é sempre mais, fazendo questão de trocar a quantidade pela qualidade.

Geralmente são pessoas que amam os móveis de fibra sintética, porque têm uma grande gama de tons neutros, são fáceis de limpar, altamente duráveis e confortáveis.

Quem opta por este estilo costuma preferir linhas retas e modernas, como sofá Roma em corda náutica ou a espreguiçadeira Moçambique, em fibra sintética.

A decoração minimalista é considerada simples e prática, ainda que bela e elegante, por isso costuma ser escolhida por pessoas que gostam de ter uma visão organizada da rotina.

Costumam também ser pessoas desapegadas dos bens materiais e só vê desperdício nos exageros, preferindo uma vida simples, mas com todo conforto possível.

3 – Boho: quem ama aproveitar a vida cultural

Gosta de viajar, curte programas culturais, passeios pela natureza e música? Sua casa tem muitas texturas, macramê, estampas florais e tie dye, e um certo mix de cores terrosas com tons fortes?

Provavelmente seu estilo é Boho, uma forma de decorar inspirada no movimento hippie da década de 70.

Normalmente são pessoas que gostam de uma vida descontraída, fazendo questão de decorar a casa sempre pensando na programação com os amigos. Alguns móveis que ilustram bem o estilo são a chaise longue ou redonda, como o modelo Istambul em fibra sintética balaiada ou Ilhéus.

Quem adora o estilo Boho gosta de ter uma rotina leve, dá preferência à alimentação saudável e não vê a hora de voltar ao teatro.

4 – Shabby Chic, um mix fashion

Se você até gosta de móveis com design mais clean, como a mesa Brava,  mas ama uma banqueta bem elaborada, como a Roma ou a Villy, objetos fofos e muitas flores e plantas pela casa, há uma grande chance do seu estilo ser o shabby chic.

Espécie de meio termo entre o vintage e o moderno, geralmente são pessoas que curtem moda e tendências, mas amam ficar em casa com a família ou simplesmente curtindo seu cantinho.

Quem decora a casa em shabby chic faz questão de ter uma área gourmet bem elaborada e preza a sensação de segurança e aconchego.

5 – Rústico: valorização das origens

Já se o que você gosta é da eterna sensação de estar em uma casa de campo ou de férias, rodeado pela natureza e por tons terrosos, provavelmente o seu estilo é o rústico.

São pessoas que amam a origem das coisas, paredes de tijolos aparentes, sentar em torno de uma mesa de madeira, como a Moçambique, para aproveitar um bom vinho com os amigos ou tocar violão em uma poltrona Coimbra na varanda. Tudo por uma boa aventura!

6 – Saudosismo no Vintage

Quem adora decorar a casa com objetos antigos originais, especialmente das décadas entre 1920 e 1970, tem o perfil do estilo Vintage. Mas não confunda com Retrô, onde os elementos são livremente inspirados do décor de décadas passadas, como o icônico pé palito.

Costumam ser pessoas que amam histórias, adoram receber visitas e valorizam o espírito acolhedor de nossos pais ou avós. Uma delícia deste estilo é como fica bacana com móveis de fibra sintética ajudando a compor o ambiente e realçando ainda mais as peças antigas.

E então, se identificou com algumas destas características? Aproveite para conhecer o estilo Japandi, uma tendência que é uma verdadeira união entre dois mundos