Se você faz questão de uma decoração de alto padrão em casa, você tem que conhecer – e entender – a tradição milenar e artesanal da fabricação dos vasos vietnamitas!

Você sabe que o valor da decoração da sua casa depende das suas escolhas? Por isso a decisão de compra de cada peça é tão importante. É preciso que o décor externe seu jeito de ser, que traduza seu modo de ver a vida, seus sentimentos mais profundos. Só que isso não é tarefa para qualquer móvel ou acessório. Assim como você, eles precisam ter personalidade, conteúdo. Os vasos vietnamitas são assim: cheios de tradição, histórias e passado. É essa carga, reproduzida por mãos hábeis e experientes, que os torna tão valiosos.

Simbologia além do tempo

Da mesma forma que uma casa sem personalidade é apenas tijolos e concreto, os vasos são carregados de significados ao longo das eras. 

A Arqueologia e a própria História mostram como os vasos foram fundamentais para compreender os hábitos de sociedades antigas, suas crenças, costumes e divisões políticas.

Receptáculos dos elementos da natureza e testemunhas da passagem do tempo em todos os cantos do planeta, tornam-se ainda mais especiais quando são produzidos através de uma tradição milenar, como a vietnamita.

Hoje, na decoração de luxo os vasos são elementos diferenciados, com um valor agregado que faz com que se destaquem em qualquer ambiente.

Vasos vietnamitas reúnem beleza, originalidade e resistência

O alto padrão dos vasos vietnamitas não é fruto de uma descoberta tecnológica recente. Muito pelo contrário. Ela vem de milênios, com a técnica artesanal de trabalhar e esmaltar a cerâmica passando de geração em geração.

Os vasos vietnamitas são considerados os mais resistentes do mundo. Não é à toa, a técnica artesanal é totalmente diferenciada, a começar pela matéria prima utilizada: a argila, um material rico em mica e encontrado com fartura no Vietnã.

Como é extremamente resistente às altas temperaturas, os vasos vietnamitas são forjados em fornos a lenha que chegam a alcançar 1.300ºC. Além disso, cada molde pode receber várias camadas de argila rica em mica em seu interior, aumentando ainda mais a resistência e a durabilidade dos vasos.

Processo de produção é totalmente artesanal

Todo o processo de produção dos vasos vietnamitas é totalmente artesanal, por isso cada peça é única, exclusiva. E é justamente a singularidade de cada uma que as torna tão valiosas, com pequenos detalhes que jamais se repetem em outro exemplar.

Isso faz com que os vasos vietnamitas sejam extremamente valorizados nos projetos de arquitetura e design de interiores e exteriores, já que tanto podem ser usados nos ambientes internos quanto externos sem sofrerem desgastes.

Essa, inclusive, é outra característica dos vasos vietnamitas. Assim como os móveis de luxo de fibra sintética e alumínio, podem ficar diretamente expostos ao sol e à chuva sem perder a beleza da sua produção original – seja em relação à cor ou à durabilidade da sua estrutura.

Dessa forma, os vasos vietnamitas são especialmente indicados para as áreas externas, como fachadas, átrios, áreas de lazer, rooftops, jardins, decks e qualquer outro ambiente a céu aberto.

Técnica de coloração cria diferenciais estéticos e funcionais

Uma característica bem conhecida dos vasos vietnamitas é o acabamento vitrificado que ressalta a cor da peça de uma forma inigualável. No entanto, apesar de alguns produtos parecidos no mercado, essa aparência esmaltada também é resultado da técnica diferenciada dos artesãos do Vietnã.

A argila, por exemplo, é encontrada em várias cores, como vermelha, amarela, branca, verde ou até mesmo preta. No Vietnã, no entanto, a alta concentração de mica a torna bastante clara, com um leve acinzentado.

Além disso, ao contrário das produções modernas, os artesãos vietnamitas não trabalham com tintas prontas. A mistura feita para dar coloração à cerâmica é fundida à argila no próprio forno, fazendo com que o material ganhe uma superfície ainda mais brilhante, encorpada e resistente.

Profusão de cores e formatos

Esse processo também contribui para a exclusividade das peças, uma vez que o forno varia em temperatura durante o processo. Dessa forma, uma mesma peça pode ter colocações diferentes, assim como “olhos” de tinta que se abrem como uma assinatura vietnamita.

Como a tinta é preparada artesanalmente, há uma variedade incrível de cores e tonalidades. No entanto, apesar de o acabamento vitrificado ser um dos mais conhecidos, a técnica também permite a fabricação de vários outros estilos, como os vasos vietnamitas foscos.

Por outro lado, como são muito resistentes e com várias camadas de argila, os vasos vietnamitas podem assumir diversas formas, espessuras e tamanhos, alguns chegando a mais de 1,60 m de altura.

Outra característica interessante é que, devido ao seu processo de fabricação único, os vasos vietnamitas também podem assumir diversas funções, como lareiras e fontes na decoração in e outdoor.

Para ter uma ideia de como todo esse processo é especial, cada vaso vietnamita leva de 80 a 90 dias para ficar pronto, entre a fabricação e a cura.

Ficou curioso, quer saber mais? Então venha conhecer mais de perto essa novidade para decoração de alto luxo que a Villa Rattan está trazendo para você e continue acompanhando nosso Blog para saber mais!

Você pode gostar desses produtos!

Você pode gostar desses produtos!