Veja como criar um espaço íntimo personalizado e totalmente diferente projetando uma garagem de estar!

Para muita gente, o lugar de guardar o carro já ganhou um novo significado. Além de deixar o espaço mais bonito com estruturas sofisticadas como o pergolado de madeira, o lugar já está ganhando status social. E a ideia já tem até nome: garagem de estar.

Os mais antigos vão lembrar das antigas garagens das casas de subúrbio americanas, que eram um verdadeiro misto de garagem, oficina, estúdio, guarda-móveis, etc.

O conceito pega carona nessa vibe e vai mais além, criando ambientes sofisticados, mas com tudo o que você mais gosta em um espaço só seu.

Primeiros passos para ter uma garagem de estar com o seu estilo

Ao contrário da definição tradicional de garagem, que é um lugar frio e impessoal, a garagem de estar deve ser um ambiente íntimo da casa.

Aberta ou fechada, o importante é que o espaço contenha tudo o que faz você feliz dividindo espaço com o seu carro, moto, bikes, barcos, etc.

O primeiro passo, então, é pensar no que você gostaria de levar para lá. Não tem limite para a imaginação, afinal a ideia é que esse espaço seja seu. Claro que há algumas partes funcionas que devem ser pensadas:

1 – O piso deve ser resistente ao peso e ao tráfego, como de qualquer garagem. Mas dependendo do espaço, você pode mesclar tipos diferentes, agregando cimento queimado, cerâmica ou até deck de madeira ou tapetes nos locais de passagem apenas de pessoas.

2 – Não esqueça que, de qualquer forma, é uma garagem. Então seja lá o que você colocar, o carro deve ficar devidamente abrigado e deve haver espaço para as portas abrirem e as pessoas entrarem e saírem com facilidade.

Caso haja mais de um veículo, essa deve ser a prioridade para todos eles, então o ambiente deve ser criado no espaço que restar. Por isso é muito importante saber dimensionar o seu projeto com os móveis certos.

3 – Opte por móveis funcionais, mas de qualidade. Isso é muito importante, porque a garagem de estar deve ser um lugar personalizado, elegante e aconchegante.

Então além da beleza e do conforto, pense também na facilidade de limpeza e na durabilidade. O ideal é que possam ficar ao tempo sem problema, como os móveis de fibra sintética, mesmo havendo cobertura.

4 – Na maioria das vezes a garagem só tem um ponto de energia elétrica. Algumas têm um ponto hidráulico para lavar o carro. Dependendo da sua ideia, planeje se será necessário puxar mais pontos destes para o seu conforto.

Como criar seu espaço íntimo

Criar sua garagem de estar é muito fácil, basta deixar seu coração falar. O que mais gosta de fazer? Ouvir música ou tocar um instrumento? Beber com os amigos? Pintar quadros ou fazer artesanato? O que não faltam são ideias. Veja algumas delas.

Para quem ama ouvir um rock com os amigos

A ideia é espalhar um bom sistema de som pelo espaço e complementar com poltronas bem confortáveis, como a Athenas, a Porto Alegre ou a Belém.

Para deixar o ambiente mais funcional, mesas laterais, como a Pequim, e de centro, como a tronco ou a Aveiro, têm tudo a ver. Aproveite para colocar um pequeno bar próximo, que pode ser em cima de uma mesa lateral, como a Dallas.

Para quem gosta de fazer um rock com os amigos

Aí a ideia é criar um ambiente um pouco mais ágil e despojado, sem esquecer o conforto, é claro. Opte por banquetas, que são ideais para apoiar o corpo enquanto afinam os instrumentos ou alinham as ideias.

Como não tem encosto, a Bari é bastante versátil, além de bonita e confortável. Além disso, é possível escolher entre 3 alturas (60 cm, 70 cm e 80 cm) e tem pés de ferro, que têm tudo a ver com uma decoração industrial, por exemplo.

Seguindo a linha, o ideal é espalhar algumas mesas altas também, facilitando o acesso rápido aos objetos de quem está em pé tocando. A Guatemala bistrô é perfeita, inclusive por ser toda em alumínio, mega resistente.

Para quem não abre mão de uma sinuca

Se o negócio são jogos – de carta, totó ou mesmo uma mesa de sinuca – quanto mais completo o ambiente, melhor. O ideal é pensar na colocação de um bar com balcão, até para as duplas de fora esperarem com conforto.

Nesse caso, as banquetas com encosto são as mais indicadas, como a Mali ou a Santorini. Dependendo do espaço, ter uma mesa redonda leva ainda mais versatilidade ao espaço, como a Brava.

Para quem quer só quer um espaço para curtir em paz a vida

Nesse caso, a ideia é levar para lá tudo o que mais gosta. Porta-retratos, lembranças de viagem, presentes especiais, objetos queridos, livros, e tudo o mais está valendo.

Crie um ambiente confortável, com poltronas e sofá, como o Oregon, ou uma chaise longue, como a Ilhéus DNA. Complete o ambiente com tapete e almofadas, capriche na luz indireta para aumentar o clima de conforto e na caixinha Bluetooth para ouvir sua playlist preferida.

Inspiração é o que não falta

Essas são algumas ideias, mas inspiração é o que não falta. Exemplos de produtividade na garagem, também. Quem não se lembra das velhas bandas de garagem, muitas delas mundialmente famosas? E não é só na música não, muito projeto revolucionário nasceu nesses espaços.

Só para lembrar alguns, a gente pode começar pelos próprios Beatles.

  • Antes de formarem a banda que conquistou o mundo, os Beatles tinham uma banda de garagem chamada The Quarrymen, junto com outros amigos da escola;
  • Não pode esperar até colocar sua motocicleta na garagem de estar? Então saiba que a pioneira e icônica Harley Davidson também nasceu em um lugar desses. Em 1903, William S. Harley e Arthur Davidson construíram uma bicicleta movida por motor dentro de uma garagem de madeira.
  • A Microsoft foi fundada dentro de uma garagem, onde, em 1975, Bill Gates e Paul Allen criaram seu primeiro sistema operacional para a IBM. Ganharam US$ 80 mil;
  • Alguns anos mais tarde, em 1998, Larry Page e Sergey Brin, então estudantes universitários, criaram o Google de dentro de uma garagem emprestada. Surgia o maior site de tráfego criado até hoje na história da Internet.

Com essas dicas e a sua imaginação você vai criar um espaço único, totalmente diferente, confortável e muito especial para ser só seu.

E então, pronto para fazer sua garagem de estar? Tem mais ideias para criar esse espaço muito especial? Se quiser mais inspirações, o Instagram da Villa Rattan está recheado delas!

Aproveite para conhecer nosso catálogo online e confira também como transformar a casa em um espaço de aperfeiçoamento pessoal com o home hub!