Descubra como valorizar sua área externa com a decoração perfeita e ganhar mais qualidade na convivência diária com a  família!

Durante o período de quarentena muita gente está percebendo que sua casa não estava preparada para uma situação assim. Na verdade, ninguém estava, já que a ideia de uma pandemia sempre esteve mais para ficção científica do que realidade. No entanto, o coronavírus está servindo para mostrar que a hora para realizar sonhos é, e sempre será, o agora. Principalmente no que diz respeito à área externa da casa.

Mais valorizada do que nunca, a área externa é hoje sinônimo de vida saudável, liberdade segura ao ar livre e opção de lazer e entretenimento sem quebrar o isolamento social.

Em outras palavras, o que já era tendência, hoje é realidade. Deixar varandas, pergolados, áreas de lazer, gourmet e ambientes externos em geral mais bonitos e aconchegantes é um verdadeiro investimento na saúde física e mental da família.

Por isso nós separamos hoje essas dicas para ter a área externa que você sempre sonhou, unindo bom gosto, funcionalidade, durabilidade e conforto.

Faça da sua área externa uma verdadeira extensão da casa

Pense em varandas, sacadas, pergolados e jardins como uma extensão da casa. Os ambientes externos, independentemente do seu tamanho, devem ser decorados para o uso no dia a dia, não apenas para ocasiões especiais.

Para isso, procure dar uma utilidade para o local, de acordo com os hábitos da família. Sacadas podem se tornar um charmoso ambiente para um vinho no final da tarde ou um espaço de meditação, por exemplo.

O importante é criar funcionalidade para as áreas externas, de forma que sejam incorporadas na rotina diária dos moradores.

O verde é o novo preto

Quando a tendência Urban Jungle (floresta urbana) surgiu entre os millenials (a geração nascida a partir dos anos 80), a ideia levar a “selva” para dentro de casa em contraponto com o concreto dos grandes centros.

Logo a tendência ganhou o mundo, inclusive saindo dos apartamentos para varandas e áreas externas. Sim, porque nem todo mundo que tem um quintal sabe dar importância às plantas.

Hoje, no mundo da arquitetura, o verde é o novo preto. A fartura de plantas nos ambientes oferece conforto estético, melhora o clima regulando a umidade do ar, ajuda a limpar o ar que respiramos e aproxima o homem da natureza.

Por outro lado, decorar com plantas não significa trabalho. Há várias espécies que requerem bem pouca manutenção, mas dão aquele ar de capa de revista à área externa.

Crie um ambiente privativo

Para quem tem espaços mais generosos, uma boa dica é criar um espaço privativo, um cantinho mais íntimo da casa.

Uma boa ideia para este espaço externo são os hidro-spas, rodeados por espreguiçadeiras, por exemplo.

Com a água aquecida e os móveis confortáveis sob as estrelas, o ambiente é perfeito para aproveitar também as noites ao ar livre.

Deixe o jardim mais convidativo

Nem só de plantas e árvores deve ser feito um jardim. Espalhar móveis estratégicos traz maior sensação de aconchego, deixando o lugar mais convidativo.

Para os locais mais frios ou para aproveitar também os dias e as noites de inverno, uma boa ideia é distribuir os móveis em torno de um fogo de chão ou lareira de jardim.

Opte por poltronas generosas, sofás, mesas com cadeiras, puffs e até espreguiçadeiras. Distribua fartamente mantas e almofadas, aumentando a sensação de aquecimento, proteção e bem-estar.

Projete uma iluminação confortável

A iluminação tem um papel muito importante no projeto da área externa. A ideia, afinal, é que ela seja incorporada ao dia a dia, criando novas opções de lazer e descanso dentro de casa – e não apenas de dia e nos finais de semana.

Crie um projeto luminotécnico versátil, que contemple várias funções: iluminar caminhos, destacar plantas, realçar texturas e a volumetria da arquitetura da casa.

As luzes devem ser indiretas e suaves, para dar a sensação de conforto. O ideal são as de LED, que iluminam mais, são mais duráveis, econômicas e sustentáveis, na tonalidade branca morna.

Assim você criará efeitos de sombra que vão tornar sua área externa ainda mais especial.

Opte por móveis artesanais

A valorização do convívio com a natureza e dos prazeres simples da vida, aliás, estão mais em alta do que nunca. É o mote, por exemplo, e outra tendência, a Back to Basic (de volta ao básico), na qual o trabalho artesanal ganha destaque absoluto

A escolha dos móveis, por outro lado, é de fundamental importância para ter uma área externa dos sonhos, merecendo um verdadeiro capítulo à parte:

  • Design – Os móveis de design são atemporais, deixam o ambiente mais personalizado. Além disso, costumam ser exclusivos da marca, o que torna a decoração diferenciada.
  • Durabilidade – Escolha móveis que tenham vida longa. Os móveis de fibra sintética, por exemplo, mantêm sua beleza por muito mais tempo, além de terem uma vida útil também bastante estendida, principalmente em relação aos de fibra naturais;

Assim você tem a certeza de estar fazendo um bom investimento, já que a durabilidade em funcionalidade e beleza podem se manter por décadas, evitando a necessidade de substituição.

  • Facilidade de limpeza e manutenção – É muito importante que os móveis sejam fáceis de limpar diária e tenham uma manutenção regular simplificada. Dessa forma, além da praticidade, a escolha dos móveis também contribui para a saúde da família;

Móveis de fibra sintética, por exemplo, precisam apenas de um pano seco para remover a poeira do dia a dia, evitando o acúmulo de microrganismos, como bactérias, ácaros e vírus.

Dicas bônus!

Espaços pequenos devem receber móveis proporcionais em tamanho. Uma boa saída para as sacadas, por exemplo, são os móveis multifuncionais: seat garden que também serve de mesinha de apoio, bancos que podem ser usados para apoio dos pés ou como assento extra, etc

Áreas externas precisam de decoração específica para ficar exposta ao tempo. Evite materiais naturais, que sujam com facilidade, são mais difíceis de limpar e se degradam com mais rapidez em contato com o sol e a chuva;

Móveis para piscina também podem ser usados em outras áreas externas, como varandas, sacadas e terraços. Há vários estilos, que ficam perfeitos para esses ambientes, valorizando ainda mais a decoração;

Além de bonitos e sofisticados, os móveis de fibra sintética e alumínio são altamente resistentes às intempéries, por isso são os mais indicados para a área externa;

E então gostou das nossas dicas para ter a área externa dos sonhos?

Aproveite e encontre muito mais inspirações  no Instagram da Villa Rattan e continue acompanhando as dicas do nosso Blog!