Buscando diferenciais de decoração? Veja como escolher vasos decorativos e transformar os ambientes com um toque de sofisticação e personalidade!

Fazer uma decoração que reflita a personalidade dos moradores e também o momento atual requer sensibilidade – e vários itens que ajudem a transportar para o plano físico toda uma gama de sentimentos e emoções. Os vasos decorativos são um dos elementos mais usados para fazer essa leitura.

Muitas vezes são justamente os vasos decorativos os protagonistas da decoração, como é o caso dos vasos vietnamitas. Não só por sua história de tradição milenar na produção artesanal, mas também por sua qualidade e o reconhecimento mundial de sua beleza, essas peças criam ambientes realmente especiais e únicos.

No entanto, mesmo entre os vasos vietnamitas há muitos modelos, em cores, texturas, formatos e tamanhos diferentes, que compõem coleções maravilhosas. Então como encontrar aqueles que mais têm a ver com o seu jeito de ser?

Veja essas dicas para escolher seus vasos decorativos e descubra o prazer e o diferencial de ter um vaso vietnamita na decoração.

Defina o tipo de decoração para incluir os vasos decorativos

É muito importante que a decoração da casa tenha um estilo minimamente definido. Claro que não precisa – e nem deve – seguir regras rígidas, afinal é o seu toque pessoal o grande diferencial de cada ambiente.

Mas é interessante procurar seguir linhas decorativas para dar harmonia às peças: minimalista, clássica, contemporânea, moderna, Boho, escandinava, etc. A partir daí a escolha das peças fica mais fácil.

Dentro dessa ideia, é possível usar vários vasos decorativos em um mesmo ambiente, inclusive de coleções diferentes, desde que haja um elemento de ligação com o décor.

Escolha a funcionalidade do vaso

Os vasos decorativos não precisam, necessariamente, ter plantas. Muito pelo contrário, como o próprio nome já diz, a ideia principal é decorar com eles.

Mas também não devem apenas ficar “jogados” no ambiente. Pense o que cada vaso deve levar de mensagem: ser um ponto de cor em um ambiente neutro, ser o destaque da decoração, criar uma imponência na fachada, dar um toque de sofisticação ao hall, abrigar uma fonte, etc.

Os vasos vietnamitas, por exemplo, podem ser encontrados em diversas coleções, que se encaixam bem nas mais diversas funções.

Os da Organne têm um exclusivo sistema interno de circulação de água que faz com que baste enchê-los e ligar na tomada para se transformar qualquer modelo uma fonte maravilhosa.

Além disso, os vasos vietnamitas são considerados os mais resistentes do mundo. Isso faz com que possam ser utilizados sem medo com plantas grandes, como árvores, ou também como lareiras ecológicas dentro e fora de casa.

Puro charme para a decoração de qualquer ambiente com os vasos decorativos.

Combine os vasos com as plantas

vasos vietnamitas com mais de 1 metro de altura, ideais para plantas de grande porte. Como sua técnica de fabricação é por moldes e não em tornos, os artesãos colocam várias camadas de argila. Com isso, acabam tendo praticamente o dobro da espessura dos demais vasos decorativos.

Com isso, o vaso vietnamita é perfeito para qualquer tipo de planta, mas também nesse caso a harmonização é essencial. Quando o foco é a decoração, a dica é escolher primeiramente o vaso que se deseja para só então escolher a espécie mais indicada para ele.

Um vaso mais alto do que largo, por exemplo, fica melhor com plantas também altas. Já um modelo do tipo aquário ou bacia fica melhor com plantas mais estruturadas horizontalmente.

Como tudo na decoração, não há uma regra rígida para essa combinação, mas é importante manter a proporção entre o vaso decorativo e a planta que ele vai abrigar.

É bom lembrar que as raízes precisam de espaço para crescer e, dependendo da qualidade do vaso escolhido, podem rachar ou quebrar a cerâmica.

Procure conferir com o florista se o vaso oferece o espaço adequado para a planta crescer de forma plena e saudável, mantendo uma harmonia estética.

Como deve ser o vaso para ambiente pequeno?

Qualquer ambiente pode ser decorado com vasos, mas nos pequenos espaços é interessante que eles sejam proporcionais ao tamanho do local. Como o ambiente é compacto, é muito importante ter cuidado com os exageros.

O ideal é optar por vasos vietnamitas menores, que podem ser colocados como destaque em estantes, mesa lateral, mesa de centro ou ainda fazendo uma composição de destaque com outros vasos maiores.

A Organne possui uma coleção de verdadeiros pequenos sedutores, vasos vietnamitas de pequeno porte da linha Premium perfeitos para a decoração de espaços pequenos e composições com vasos maiores.

São vários modelos à sua escolha para criar diferenciais estéticos e deixar qualquer decoração de alto padrão ainda mais sofisticada e elegante.

Venha conhecer as coleções de vasos vietnamitas da Organne que você encontra na loja online da Villa Rattan e transforme os ambientes da sua casa com muito estilo e bom gosto!

Deixe uma resposta