Dúvidas na hora de decorar? Conheça dois estilos de vasos vietnamitas e descubra qual melhor se encaixa no seu estilo!

Se você gosta de decoração e costuma acompanhar os conteúdos relacionados às principais tendências, com certeza já conhece os vasos vietnamitas.

Famosos no mundo todo por sua beleza e resistência, são produzidos em vários modelos e tamanhos. Talvez por isso mesmo, para algumas pessoas pode ser difícil escolher o vaso certo na hora de decorar a casa e o jardim.

Afinal, os vasos vietnamitas são conhecidos também pelo alto brilho vitrificado, que permanece praticamente intocado ao longo dos tempos.

Isso acontece porque a técnica artesanal milenar de fabricar vasos no Vietnã e que passa de geração em geração consiste em impregnar a argila com um mix de tingimento.

Dessa forma, ao contrário da pintura comum nos vasos tradicionais, a cor não é uma camada superficial de tinta, mas é impregnada à argila durante o seu cozimento no forno a lenha em altas temperaturas, que podem chegar a 1.300ºC.

Por outro lado, nem só de brilho vitrificado são feitos os vasos vietnamitas. Na verdade, há coleções inteiras de vasos foscos em tons terrosos, que dão um ar de histórica rusticidade e sofisticação à decoração.

A técnica artesanal de fabricação é exatamente a mesma, assim como a sua durabilidade, apenas a cor do acabamento é diferente, garantindo ainda mais versatilidade a essas verdadeiras obras de arte.

Como decidir a cor dos vasos vietnamitas?

A decoração é uma arte cheia de nuances, muitas tendências e, praticamente, nenhuma fórmula. Criatividade, intuição, bom gosto e perspicácia são alguns ingredientes que, aliados ao bom senso, criam espaços únicos, exclusivos.

Decorar é também saber que o toque especial do ambiente muitas vezes se esconde nos detalhes e, por que não, na ousadia de combinações inesperadas.

Por isso, a decisão entre um vaso vietnamita de alto brilho vitrificado ou tons terrosos foscos nem sempre é fácil, já que ambos os acabamentos podem emprestar significados bem diferentes a um mesmo ambiente.

Marcante e explosivo, o brilho vitrificado realça a cor do vaso

O brilho vitrificado do vaso vietnamita não é apenas duradouro: é exuberante. Independentemente da cor – e são várias – dá destaque aos vasos, ao seu conteúdo e ao seu entorno, criando pontos de luz que atraem os olhos.

Verdadeiros clássicos do estilo, são usados nos mais diversos projetos de design, seja para abrigar plantas – inclusive as de grande porte – seja como objetos de decoração – vazios ou como fonte ou mesmo lareiras ecológicas.

Uma das vantagens é que o brilho vitrificado dos vasos vietnamitas se mantém intocado sem precisar de qualquer tipo de manutenção, a não ser a limpeza diária para remoção da poeira e, é claro, os cuidados habituais no transporte.

Como são encontrados desde pequenos vasos vietnamitas para prateleiras até modelos com mais de 1 metro de altura, podem ser utilizados em qualquer ambiente: cozinha, home office, varandas, áreas de lazer ou jardim.

Terrosos foscos: simbiose com os elementos naturais

 

Por outro lado, os vasos vietnamitas em tons terrosos foscos criam uma espécie de simbiose com os elementos naturais, das texturas e dos conceitos de sustentabilidade.

Na linha Premium, por exemplo, o design clássico manifesta ainda mais claramente a sofisticação artesanal em peças que levam mais de 6 meses para ficar prontas.

Já a linha Atlantis traz a coloração de areia com o aspecto opaco de desgaste intencional. E há ainda a linha Brown Clay, na cor da argila (terracota) e com detalhes artísticos nas peças, também trazendo um forte conceito de natureza aos ambientes.

Este tipo de vaso vietnamita também é uma forte tendência de decoração, e, da mesma forma que os vitrificados, também são encontrados em diversos modelos e tamanhos.

Assim, na hora de escolher entre alto brilho vitrificado ou os tons terrosos foscos dos vasos vietnamitas, pense na mensagem que pretende passar com a decoração.

Ela pode ser feita através de contrastes, por exemplo, dentro do conceito hi-lo, ser totalmente clássica ou priorizar elementos modernos. O importante é que a decoração  reflita a sua forma de ver o mundo e o seu estilo de vida.

Venha conhecer todos os modelos de vasos vietnamitas na loja online da Villa Rattan e inspire-se nas ideias de decoração do nosso Instagram!