Conheça nossas sugestões para arrumar a casa com carinho e fazer as melhores escolhas com essas dicas de decoração!

Decorar é uma delícia, mas para algumas pessoas há sempre aquele receio de não gostar do resultado final do investimento. Muitas vezes isso acontece por dois motivos: pressa e falta de orientação. Por isso, hoje nós trazemos algumas dicas de decoração diferentes, que vão ajudar você a ter mais segurança ao decorar.

Veja como se sentir bem para fazer suas escolhas e deixar sua casa do jeitinho que sempre sonhou!

Por que as dicas de decoração são tão importantes?

Todo mundo tem seu gosto pessoal, sua rotina diária e suas expectativas de conforto e qualidade de vida. Só que passar isso para o ambiente da casa pode reservar algumas armadilhas. Essas dicas de decoração vão mostrar como escapar delas e seguir a sua intuição.

1 – Descubra o que é importante para você

Não tenha pressa. Decorar aos poucos é uma arte e faz com que o resultado seja muito melhor do que o esperado. Então faça um exercício diário sobre o que é importante para você em uma casa.

Cores alegres e alto astral, como uma banqueta Santorini ou uma poltrona Oregon em tricô náutico? Ou prefere uma paleta mais neutra, como a da poltrona Benfica?

Prioriza os ambientes internos ou ama a vida ao ar livre e quer caprichar na varanda ou na área de lazer? Não abre mão de conforto com funcionalidade?

Gosta de design mais clean, como o sofá Roma em corda náutica ou ama a rusticidade sofisticada de uma mesa Moçambique com tampo de peroba rosa de demolição?

Defina suas prioridades e anote suas ideias, criando um roteiro de intenções que vai ajudar a tomar decisões com mais clareza.

2 – Pesquise móveis de qualidade

O primeiro passo é muito importante: não ir apenas atrás do que os outros falam. Se alguém fez a indicação de um mobiliário, pesquise e descubra o que há por trás do processo de produção, o material empregado, as garantias do fabricante e a posição da marca no mercado.

Mais vale pagar mais caro por um móvel feito com cuidado artesanal, durável e com design, do que pagar menos e jogar o dinheiro fora em peças sem qualidade funcional ou estética.

Os móveis de fibra sintética da Villa Rattan, por exemplo, são feitos artesanalmente e de forma exclusiva para você após a sua encomenda. Além disso, têm alta durabilidade, inclusive contra as intempéries, e são peças de design.

3 – Não faça comparações com a casa dos outros

Busque sempre inspiração, dicas de decoração e informações relevantes sobre estilos e tendências. Mas cuidado com as armadilhas. Cada um tem seu jeito de ser e fazer comparações de mais com a casa dos outros pode tirar você do caminho das coisas que ama.

Pense com calma no que você gosta, analise suas descobertas e encontre seu estilo próprio. Claro que você pode adaptar seu jeito de ser às tendências, mas não se deixe levar a comprar coisas para cada que não compraria normalmente só porque o outro tem.

Use as dicas de decoração dos especialistas para orientar seu próprio gosto pessoal e intuição.

4 – Busque peças com diferenciais

Quem não gosta de admirar um item que acabou de comprar? Então busque por peças que ofereçam algum diferencial, que as tornem especiais de alguma forma.

Pode ser um pé palito, que deixa a decoração mais leve e é um ícone do décor; uma releitura de poltrona Egg, como a Athenas, por exemplo; um seat garden com tampo de madeira de demolição, que torna qualquer cantinho mais charmoso; ou uma trama balaiada de causar inveja, como no sofá Cannes.

O importante é que você admire a sua compra e fique feliz com o seu investimento, tanto pela parte estética, quanto funcional e por sua durabilidade.

5 – Harmonia de estilo entre os moradores

Essa é uma das dicas de decoração mais importantes, porque geralmente é esquecida. Se você não mora sozinho, é fundamental que a casa seja um ambiente acolhedor para todos os integrantes. Por isso, o ideal é que haja uma harmonia de estilo entre o gosto dos moradores.

Converse com quem mora com você para chegar às prioridades de ambos, sempre buscando um acordo que contemple todos os gostos. Caso haja muita divergência de opiniões, busque soluções na adversidade.

É possível fazer mix de materiais e de estilos incríveis, criando ambientes internos e áreas de lazer ecléticos e flexíveis. O importante é que todos se identifiquem com os espaços para que se sintam realmente acolhidos em casa.

6 – Evite excessos e facilite o dia a dia

Quando se fala em dicas de decoração sempre tem aquele lembrete de que “menos é mais”. Mas não é só uma questão de estética, é uma questão de praticidade. Para quem tem a vida corrida e o tempo para curtir a casa já é escasso, para ficar arrumando tudo é mais ainda.

Por isso, a dica não é sair cortando tudo, mas saber priorizar. Qualidade antes de quantidade, sempre. Beleza com conforto e qualidade, uma “santa tríade” da decoração que precisa estar sempre junta. E não esqueça da arquitetura emocional. Prefira manter móveis e objetos que falam ao coração, que têm história e que realmente o fazem sentir em casa.

7 – Não compre por comprar

Por fim, se ficar em dúvida de alguma coisa, não compre. Não gostou da cor, da textura, queria que o acabamento combinasse diferente, não gaste dinheiro à toa. Busque por elementos que satisfaçam o seu gosto – e não se contente com menos.

Na Villa Rattan você pode personalizar praticamente todos os seus pedidos. Você pode escolher a cor da fibra sintética, da corda náutica ou do tricô náutico, a tonalidade do tecido náutico e até a cor da pintura eletrostática. E ainda pode escolher pelo acabamento em pátina ferrugem em diversos móveis, como na mesa Saara ou na mesa lateral Dallas, por exemplo.

Com essas dicas de decoração você vai otimizar seu investimento e ter uma casa do seu jeito, em todos os detalhes.

Aproveite para descobrir como comprar online com segurança e adorar o resultado e facilitar ainda mais seu processo decorativo!

Deixe uma resposta